Paciente com chip cerebral conseguiu movimentar mouse com o pensamento, diz Elon Musk

Segundo Musk, o paciente está usando um implante da empresa Neuralink e se recuperou totalmente do procedimento

  • Foto do(a) author(a) Rede Nordeste, O Povo
  • Rede Nordeste, O Povo

Publicado em 21 de fevereiro de 2024 às 17:12

Elon Musk, fundador da SpaceX
Elon Musk, fundador da Neuralink Crédito: Reprodução/Redes Sociais

O empresário Elon Musk informou que o paciente que recebeu o implante da Neuralink conseguiu mover um cursor usando a força do pensamento. A informação foi anunciada em um Space no X (antigo Twitter) nessa segunda-feira (19). Ele também disse que o indivíduo se recuperou totalmente do procedimento.

Segundo a empresa, esse era o objetivo inicial do estudo. O primeiro produto se chama Telepatia e visa permitir a conexão do cérebro com celulares e computadores. Os primeiros usuários serão pessoas com deficiência que perderam o uso dos dedos, segundo Musk.

Ainda, foi anunciado que o chip agora tenta obter o máximo possível de cliques de botão do mouse do paciente. A empresa não deu mais detalhes sobre os resultados.

Neuralink recebeu permissão para testes em humanos em setembro

A Neuralink é uma empresa de nanotecnologia criada por Musk. Ela recebeu autorização da Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, em inglês) para testes em humanos em setembro de 2023.

A aprovação, no entanto, veio em meio a investigações que a empresa enfrenta relativas a falhas no manuseio de experimentos em animais.

Em janeiro de 2024, a empresa implantou com sucesso um chip no seu primeiro paciente humano, por meio de uma cirurgia, em uma região do cérebro que controla a intenção de movimento.