Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Papamóvel de Francisco vira clínica móvel para crianças em Gaza

Iniciativa foi um dos últimos pedidos do Papa Francisco

  • Foto do(a) author(a) Larissa Almeida
  • Larissa Almeida

Publicado em 4 de maio de 2025 às 21:11

Papamóvel será enviado para Gaza Crédito: Reprodução/Vatican News

Um dos papamóveis usados por Papa Francisco será transformado em uma clínica médica móvel para atender crianças na Faixa de Gaza. A iniciativa foi divulgada neste domingo (4) pelo Vatican News e cumpre um dos últimos pedidos do pontífice, que morreu no mês passado.

O veículo, utilizado por Francisco durante visita à Terra Santa, em 2014, será adaptado com equipamentos para atendimento emergencial e diagnóstico – como vacinas, testes rápidos, kits de sutura e outros insumos médicos. A clínica móvel será operada por profissionais de saúde e atenderá regiões palestinas sem acesso a serviços básicos, onde os serviços de saúde foram destruídos pela invasão israelense.

A ação é coordenada pela Caritas Jerusalém, com apoio da Caritas Suécia. Para o secretário-geral da organização sueca, Peter Brune, a iniciativa representa mais do que assistência médica.

“Esta é uma intervenção concreta e salvadora de vidas em um momento em que o sistema de saúde em Gaza entrou praticamente em colapso”, afirmou. “Não é apenas um veículo. É uma mensagem de que o mundo não se esqueceu das crianças em Gaza”, completou.

De acordo com o Vatican News, o projeto foi entregue pessoalmente por Francisco à Caritas nos últimos meses de vida. Apesar de Gaza ter uma pequena população cristã, o Papa mantinha laços próximos com a região e chegou a telefonar quase diariamente à Igreja da Sagrada Família durante a guerra iniciada em outubro de 2023, após o ataque do Hamas ao sul de Israel.