Premiê da Eslováquia passa por cirurgia após tentativa de assassinato

A diretora do hospital onde Fico está internado, Miriam Lapunikova, informou que ele segue "consciente"

  • Foto do(a) author(a) Estadão
  • Estadão

Publicado em 18 de maio de 2024 às 12:41

primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico
Robert Fico Crédito: Shutterstock

O primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, foi submetido nesta sexta, 17, a uma segunda cirurgia, após ser alvo de uma tentativa de assassinato na quarta-feira, 15. Seu quadro clínico ainda é "muito grave", segundo o governo.

A diretora do hospital onde Fico está internado, Miriam Lapunikova, informou que ele segue "consciente". Na quinta-feira, ele pronunciou algumas frases, mas sem apresentar mudanças significativas em seu quadro. Após ser socorrido, ele foi submetido a uma cirurgia de emergência de cinco horas.

A imprensa informou que a polícia fez uma operação de busca na casa de Juraj Cintula, o homem que atirou em Fico. "A polícia permaneceu no apartamento durante várias horas. Os agentes levaram o computador e documentos", informou a TV Markiza.

Poeta e escritor

Cintula, um poeta e escritor de 71 anos, foi formalmente acusado, na quinta-feira, 16, de tentativa de homicídio premeditado. Segundo o ministro do Interior, Matus Sutaj Estok, ele agiu sozinho e não pertencia a nenhum grupo político.

Apesar disso, as autoridades ainda sustentam que o ataque teve motivações políticas. "Trata-se de um lobo solitário, cujas ações foram aceleradas após a eleição presidencial, pois ele estava insatisfeito com o resultado" afirmou Estok.  

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.