Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Tremor na Indonésia é o 6º do ano com magnitude acima de 7 pontos

17 abalos de magnitude igual ou superior a 7 ocorrem por ano, diz agência

  • D
  • Da Redação

Publicado em 7 de abril de 2010 às 18:59

 - Atualizado há 2 anos

O forte terremoto de 7,7 graus de magnitude que sacudiu na terça-feira (6) a região da ilha de Sumatra, na Indonésia, foi o sexto do ano com magnitude igual ou superior a 7, segundo o Centro de Estudos Geológicos dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), que monitora tremores em todas as regiões do globo.

O terremoto, que ocorreu apenas dois dias após outro abalo que matou ao menos duas pessoas e feriu mais de 200 no México, provocou um alerta temporário de tsunami e certo pânico, mas segundo o governo indonésio registrou apenas alguns feridos.

Apesar de serem considerados de forte magnitude, os tremores como os que atingiram a Indonésia nesta terça são mais comuns do que se pensa. De acordo com estimativa do centro americano, 17 tremores de magnitude entre 7 e 7.9 ocorrem todos os anos no mundo.

Acima disso, o órgão estima que pelo menos um terremoto com magnitude de no mínimo 8 seja registrado anualmente. Já tremores entre 6 e 6,9 são mais de 130 por ano.

'Significativos'

Para listar os terremotos 'significativos', o centro americano leva em conta, além da magnitude, dados como profundidade (quanto mais superficial, mais perigoso) e proximidade de áreas habitadas. Este ano, segundo o USGS foram registrados 23 tremores significativos desde janeiro.

Dentre os listados, estão o que devastou o Haiti, em 12 de janeiro, e o que atingiu o Chile em 27 de fevereiro, o maior terremoto registrado este ano, com magnitude 8,8.