Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Trump publica vídeo com fake news eleitorais que traz casal Obama como macacos

Presidente dos EUA foi criticado pelo racismo, uso frequente de IA e propagação de conspirações

  • Foto do(a) author(a) Carol Neves
  • Carol Neves

Publicado em 6 de fevereiro de 2026 às 11:56

Casal Obama apareceu como macacos
Casal Obama apareceu como macacos Crédito: Reprodução

Uma publicação feita pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na quinta-feira (5), provocou forte reação de líderes democratas após um vídeo compartilhado por ele mostrar Barack Obama e Michelle Obama com rostos sobrepostos a corpos de macacos.

O conteúdo foi divulgado na rede social Truth Social e traz, ao longo de cerca de um minuto, teorias conspiratórias relacionadas às eleições americanas. No trecho final, que dura aproximadamente um segundo, aparecem imagens dos ex-mandatários inseridas em corpos de primatas, ao som da música The Lion Sleeps Tonight. O casal Obama não possui ligação com a acusação apresentada no vídeo.

A gravação repete alegações já desmentidas de que a empresa Dominion Voting Systems teria manipulado a eleição presidencial de 2020 contra Trump.

A Casa Branca reagiu às críticas e classificou a repercussão como exagerada. Em nota, a secretária de Imprensa Karoline Leavitt afirmou: “Trata-se de um vídeo de meme da internet que mostra o presidente Trump como o Rei da Selva e os democratas como personagens de O Rei Leão. Por favor, parem com a indignação falsa e noticiem hoje algo que realmente importe para o público americano”.

Nas primeiras horas de sexta-feira, o vídeo acumulava milhares de curtidas na plataforma do próprio presidente.

Entre os críticos, o gabinete do governador da Califórnia, Gavin Newsom, classificou a publicação como ofensiva. Em postagem na rede X, a equipe do democrata declarou: "Comportamento repugnante do Presidente. Todo republicano deve denunciar isto. Agora".

Ben Rhodes, ex-conselheiro de Segurança Nacional e aliado de Barack Obama, também reagiu.  "Deixem que Trump e seus seguidores racistas sejam assombrados porque os americanos do futuro verão os Obamas como figuras queridas, enquanto o estudam como uma mancha em nossa história".

Obama, único presidente negro da história dos EUA, apoiou Kamala Harris na disputa presidencial de 2024 contra Trump.

Uso frequente de imagens geradas por IA

Desde o início de seu segundo mandato, Trump tem recorrido com frequência a conteúdos produzidos por Inteligência Artificial em suas redes sociais, muitas vezes para exaltar sua imagem ou provocar adversários políticos.

No ano passado, o presidente compartilhou um vídeo gerado por IA mostrando Obama sendo preso no Salão Oval e aparecendo atrás das grades com uniforme de detento. Meses depois, publicou também uma montagem do líder democrata na Câmara, Hakeem Jeffries, usando bigode falso e chapéu, imagem classificada por Jeffries como racista.

Tags:

Donald Trump