Vice-presidente eleito dos EUA, Joe Biden viaja para o Afeganistão

Em diversos encontros oficiais, Biden reforçou compromisso com segurança do país

Publicado em 10 de janeiro de 2009 às 23:25

- Atualizado há 9 meses

O vice-presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, fez uma visita ao Afeganistão neste sábado (10). Lá, Biden se reuniu com o presidente do país, Hamid Karzai, e com autoridades militares.

Biden, que assume seu cargo no dia 20, foi recebido para analisar progressos realizados na frente afegã da guerra. O político tomou o caf´é da manhã com o general norte-americano David McKiernan, comandante da Força Internacional de Assistência à Segurança no Afeganistão (ISAF), que forneceu um balanço da situação. 'Espero com impaciência para trabalhar com vocês', declarou Biden a McKiernan.

Sacrifício

Biden também agradeceu aos militares norte-americanos pelo 'grande sacrifício' que fazem no Afeganistão, onde são quase metade dos 70 mil soldados estrangerios.

O político também se encontrou com o representante da ONU no Afeganistão, o diplomata Kai Eide, com quem conversou sobre a possibilidade de fazer com que a ajuda internacional seja coordenada e também sobre uma possível reforma na polícia afegã.

Reunido com o ministro do Interio afegão, Mohammad Hanif Atmar, Biden ouviu um agradecimento pela ajuda dos EUA mas também um pedido de mais recursos para que seja criada uma força de polícia nacional.