Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 22 de janeiro de 2019 às 06:00
- Atualizado há 2 anos
O grupo português Vila Galé vai construir um novo resort na Bahia. Localizado no município de Una, no Sul do estado, o Vila Galé Costa do Cacau será do tipo all inclusive e terá 467 quartos, além de seguir o padrão dos demais resorts já implantados pelo grupo, a exemplo do Vila Galé Mares, em Guarajuba, no município de Camaçari, no Litoral Norte baiano, ou Vila Galé Touros, o maior resort do tipo do Rio Grande do Norte que abriu as portas no ano passado, e contar com cinco restaurantes, quatro bares e centro de convenções. O investimento previsto é de R$ 150 milhões e a estimativa é a de gerar 800 empregos diretos durante a fase de construção, e de 400 quando estiver operando com capacidade máxima.>
Segundo o diretor de operações do grupo no Brasil, José António Bastos, a construção deve iniciar entre abril e maio e para isto falta apenas a emissão da última das licenças ambientais. Segundo ele, o investimento na Bahia e neste momento se explica pelo potencial turístico da região, pela receptividade demonstrada pelos baianos ao grupo e pela infraestrutura local, que oferece aos visitantes duas possibilidades de aeroportos: Ilhéus e Comandatuba.>
Balanço – O Vila Galé Costa do Cacau é um dos dois novos empreendimentos anunciados pelo grupo para este ano no Brasil. O outro é o Vila Galé Paulista, na capital de São Paulo. Com foco no público corporativo, este empreendimento terá 110 unidades habitacionais e um investimento estimado de R$ 80 milhões. Essas novas unidades se somarão aos 9 hotéis e resorts que o grupo português opera no Brasil. Na Bahia o grupo administra, além do empreendimento em Guarajuba, um hotel em Salvador, no bairro de Ondina. Em 2018, o grupo registrou em todo o mundo, um faturamento de R$ 318 milhões, 20% a mais que no ano anterior. A maior fatia da receita foi gerada pelo resort baiano. Ainda segundo Bastos, cerca de 90% dos clientes do grupo no país são mesmos brasileiros, em seguida aparecem argentinos e portugueses, e um dos focos do grupo para 2019 e próximos anos é aumentar a captação de turistas estrangeiros para os hotéis instalados no país. ``O Brasil não é a primeira escolha de turismo para um europeu, é caro e tem problemas de segurança e de transportes aéreos, mas existe um potencial de crescimento ´´, fala. Telecom: Empresa mineira chega a Salvador>
A Algar Telecom inicia as operações na capital baiana a partir de fevereiro. No mês da inauguração do escritório soteropolitano, a companhia completa 65 anos de atuação no mercado. A chegada do grupo mineiro foi viabilizada pela aquisição do lote da Cemig Telecom, em novembro de 2018. Atualmente, a Algar Telecom tem rede de fibra óptica de mais de 60 mil km de extensão, e já atua em mais de 350 cidades em 14 estados brasileiros e no Distrito Federal, atendendo cerca de 1,4 milhão de clientes. Desde o ano passado, a Algar Telecom vem expandindo as operações no Nordeste com a chegada em Fortaleza em julho. A Algar Telecom, empresa do grupo Algar, é voltada para a venda de soluções de telecomunicações e tecnologia para clientes corporativos (B2B) e do varejo (B2C). A Companhia oferece acesso à internet com ultravelocidade, celular, TV por assinatura com programação especial, serviços de voz, dados, internet, TI e Infra, outsourcing, vídeo e mídia de consulta. Soma 64 anos de atividade no mercado. Maior presença no NE>
Presente no Brasil desde 2015, A BlaBlaCar, plataforma de carona para longas distâncias (uma espécie de Uber intermunicipal), vai aumentar seus investimentos em marketing na região Nordeste, principalmente em Salvador, um dos seus alvos para 2019. A empresa detectou um crescimento orgânico expressivo na região mesmo sem ter realizado nenhum tipo de campanha por aqui. “O efeito boca-a-boca sempre foi um fenômeno aliado da nossa plataforma ao redor do mundo. Mas especialmente no Nordeste, ficamos muito surpresos com a receptividade da comunidade. Podemos dizer que a cultura da carona pegou entre os nordestinos”, afirma Ricardo Leite, diretor da BlaBlaCar no Brasil. Hoje cerca de 80% dos novos cadastros no Brasil chegam por indicação de amigos ou familiares. Ainda segundo a organização de origem francesa, desde 2016, já foram criadas mais de 500 rotas entre cidades da região. Isso porque a mecânica da BlaBlaCar é conectar condutores com lugares vazios no carro a passageiros indo para o mesmo destino, viabilizando uma rede de transporte criada pelos próprios usuários. Entre essas rotas estão, por exemplo os trechos Recife - João Pessoa e Salvador- Aracaju, que já figuram como duas das 25 rotas mais utilizadas no Brasil. A BlaBlaCar calcula que um condutor consegue economizar em até R$700 por mês ao oferecer carona, de Salvador para Aracaju. FIQUE POR DENTRO>
Carnaval – Reconhecendo a importância do Carnaval de Salvador, o grupo Heineken no Brasil vai reforçar sua presença na cidade com as marcas Schin e Devassa. As ações do Carnaval estão sendo pensadas e distribuídas nos dois maiores circuitos a fim de abranger os diversos gostos e estilos que circulam pela capital durante a semana da folia, resgatando o perfil democrático do folia soteropolitana. A Devassa renovou o patrocínio ao Camarote Villamix, e adquiriu cotas nos blocos Eva, Fissura 77 e Praieiro. Já a Schin vai investir no que acredita estar nas raízes da festa, patrocinando os blocos afros Filhos de Gandhy, Malê de Balê, Muzenza e Cortejo Afro. Além disso, a marca acompanha a cantora e sua embaixadora há mais de 10 anos, Ivete Sangalo e firmou parceria com o grupo Harmonia do Samba no Bloco Meu & Seu durante a folia.>
Voos extras - A Azul anunciou que para atender a demanda para o Carnaval de Salvador vai operar 300 voos extras entre 28 de fevereiro e 10 de março em todo o Brasil, sendo 33 deles atendendo apenas Salvador. Entre as linhas extras estão Guarulhos-Salvador, Salvador-Vitória, Salvador-Brasília, Salvador-Recife e Salvador-Cuiabá.>
Tecnologia - O SENAI Cimatec e a Marinha do Brasil firmaram um acordo de cooperação científica e tecnológica para intercâmbio de recursos técnicos e humanos com foco nas áreas de mecatrônica, robótica, modelagem computacional e materiais. Com duração de cinco anos prorrogáveis por mais um, a parceria prevê a construção de um veículo autônomo submarino e seis veículos de superfície não tripulados. Para Ricardo Alban, Presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia, o acordo deverá gerar uma série de oportunidades de desenvolvimento de relevantes projetos de avançadas tecnologias. "O acordo possibilitará o desenvolvimento de produtos e sistemas voltados à área militar, prioritariamente o desenvolvimento de veículos autônomos submarinos, utilizando tecnologia nacional de alto nível, já dominada pelo Cimatec", afirmou o Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, Comandante do 2° Distrito Naval.>
Conquista - Em continuidade ao seu plano de expansão, a Kalunga, maior varejista de material escolar, papelaria, suprimentos para escritório e informática do País, aproveita o verão nordestino para trazer ainda mais novidades para o povo baiano. Nesta quinta-feira (17) a rede inaugura uma unidade no Boulevard Shopping Vitória da Conquista, um dos principais centros comerciais da cidade.>
Campanha - A Obrigado, empresa baiana de água e produtos à base de coco,\está com nova campanha nas suas redes sócias, a #DigaObrigado, que tem como foco engajar as pessoas para a prática da gratidão. A campanha também vai contar com uma série de ações on e offline, que serão desenvolvidas em todo o primeiro semestre de 2019.>
Equidade - A Nestlé foi listada no índice Bloomberg de Equidade de Gênero, ranking que distingue as empresas comprometidas com a transparência no reporte de ações para promover igualdade de gênero e o avanço da participação das mulheres no ambiente de trabalho. Entre as políticas adotadas pela empresa estão, entre outras, a de Proteção à Maternidade da Nestlé, que concede a todas as mulheres e principais cuidadoras um mínimo de 14 semanas de licença-maternidade (paga). Outro destaque é a ocupação de pelo menos 40% de várias unidades com mão de obra feminina e o crescimento de mulheres ocupando cargos de liderança. Segundo a companhia as mesmas diretrizes são aplicadas na fábrica do grupo em Feira de Santana.>
4.5G – A operadora iniciou o ano de 2019 com a rede 4.5G ampliada na Bahia, abrangendo as cidades de Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho. A empresa informa que a expansão da oferta de 4,5G da Oi vem sendo realizada com recursos do orçamento deste ano da companhia e conta com parcerias estratégicas com grandes fornecedores globais. A previsão é que este processo de expansão se acelere com o aumento de capital da Oi que está em curso, conforme previsto no plano de Recuperação Judicial.>