100 lugares para levar o seu cachorro em Salvador: cãogaceiro inicia série com 25 indicações

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

Publicado em 18 de agosto de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Morro do Cristo tem o gramado e a sombra dos coqueiros. Perfeito para um passeio  (Foto: Divulgação) Eu boto banca mesmo! Quero ver quem conhece mais lugares bons para cachorro do que o cãogaceiro aqui! A partir deste sábado, iniciaremos uma série que vai ser muito útil para quem tem cachorro. Depois de realizar um mapeamento dos locais Petfriendly, começaremos a listar 100 lugares para levar o seu cachorro em Salvador. Hoje, apresentamos 25 deles. A cada duas semanas, listaremos mais 25 até completar 100. Oxe, não tô falando de lugar cacete armado, não! Aí embaixo só tem lugar de cachorro bacana, o que para nós de quatro patas quer dizer sombra e água fresca. 

A nossa pesquisa não termina nos 100 lugares, claro. Esse é só o início de um mapa do tamanho do mundo que vamos montar, inclusive com indicações longe da capital, como hoteis e pousadas nos quatro cantos da Bahia e do Brasil. A lista abaixo tem de tudo! De restaurantes, hotéis e outros estabelecimentos Petfriedly, até praias, praças e pontos turísticos. Fui em boa parte deles, mas alguns são indicações de informantes do cãogaceiro aqui. Ah, não esqueçam de seguir @lugarbompracachorro no Instagram, onde já existem diversas outras indicações, seus cabras! Aproveitem!

1 - Largo do Campo Grande A lista de locais preferidos de Lampião inclui o Campo Grande, no Centro da cidade (Foto: Renato Santana Santos) O Campo Grande, onde fiz meu primeiro ensaio fotográfico, é um clássico Lugar Bom Pra Cachorro. Nada como passear cedinho por seus caminhos cheios de verde. Em pleno Centro da cidade, farejamos natureza. As árvores centenárias e frondosas oferecem diversos pontos de sombra. Por isso, dá para passear por ali em qualquer horário sem o receio de queimar as almofadinhas das patas - claro, evitando os locais sem sombreamento como a área próxima ao  monumento ao 2 de julho.

- Se ligue, cabra: A limpeza do local e a manutenção das fiações elétricas nas bases dos postes tem deixado a desejar. Por isso, fique de olho se seu cão coloca algo na boca ou está se aproximando de um fio desencapado. Também é bom se ligar em possíveis plantas toxicas.       

- Se oriente, rapaz: Entre o Corredor da Vitória, o Vale do Canela e o Canela

- Hora Boa Pra Cachorro: De domingo a domingo, entre 5h e 22h

2 - Casa Inglesa Boutique Hotel Pode ser cachorro ou gato, Finlay e Bonnie recebem os hópedes da Casa Inglesa de forma amigável (Foto: Regiane Ferreira / Divulgação) Essa dupla de West Highland Terriers é formada pelos simpáticos “recepcionistas” de um charmoso hotel em Salvador. Finlay, macho, e Bonnie, fêmea, são cães de uma raça inglesa, em um hotel inglês e o dono também. Eles vivem soltos nos corredores do estabelecimento e recebem muito bem os hóspedes. “Aceitamos todos os tipos e tamanhos de cachorros e gatos e não cobramos taxa extra pelos animais”, afirma o britânico Neil Manning, que desde 2014 é proprietário da Casa Inglesa, na Barra. A bela foto foi registrada pela fotógrafa pet Regiane Ferreira - @regy.fotografia 

- Se ligue, cabra: Finlay e Bonnie são muito amigáveis e nunca tiveram qualquer tipo de problema com hóspedes caninos ou felinos.

- Se oriente, rapaz: Rua Engenheiro Milton Oliveira, 167, Barra

- Hora Boa Pra Cachorro: Qualquer dia e horário

- Tel: 71 3022 0564

Instagram: @casainglesahotel

3 - Espaço Eco Square O Espaço Eco Square, no Rio Vermelho, é uma das novidades Petfriendly da cidade (Foto: Divulgação) A 1ª Vila de contêiner de Salvador promete gastronomia, arte, música e diversão. “Nossa proposta é um espaço confortável, acolhedor e ecologicamente responsável”, diz Luana Rebouças, sócia e administradora do espaço. Como todas as lojas são Petfriendly, os cães podem circular por todo a vila em qualquer horário. Há vários espaços sombreados e com cobertura.

- Se ligue, cabra: o espaço não tem qualquer restrição de porte ou raça

- Se oriente, rapaz: Rua Conselheiro Pedro Luiz, 348, Rio Vermelho

- Hora Boa Pra Cachorro: A vila abre todos os dias, mas cada loja tem um horário e dias específicos de funcionamento

- Tel: 71 9294-4090

Instagram: @ecosquareoficial  

4 - Farol da Barra Os dogs se deliciam com o gramado do Farol da Barra, mas, sem sombra, é bom levar água e ir cedo (Foto: Ticiane Bicelli / Divulgação) O Farol é a minha área! O povo relata que, quando eu era morador de rua, vivia ali pela Vila Brandão, Barra e Graça. Depois de resgatado, durante muitos anos passei por lá todos os dias. Posso dizer: não é a toa que um dos pontos turísticos da cidade é também um dos preferidos dos dogs. O gramado, quando tá inteiro como agora, é massa para esfregar as costas e impede que a gente sinta muito calor. Qualquer coisa, se a temperatura subir demais, é só descer para a praia e dar um mergulho. Mas, normalmente, tem muita gente na praia. 

- Se ligue, cabra: apesar do gramado aliviar o calor, a área do Farol da Barra não tem sombra. É bom ter água a mão. Muito cuidado para não enfrentar o chão pelando  de quente ao sair do gramado para ir embora. Melhor escolher um horário de temperatura amena.  

- Se oriente, rapaz: O Farol de Santo Antônio, seu nome oficial, fica no Largo do Farol da Barra

- Hora Boa Pra Cachorro: Início da manhã ou a partir do final da tarde

5 - Choperia Salvador Que tal um chope artesanal gelado ao lado do seu dog? Na Choperia Salvador isso é perfeitamente possível (Foto: Divulgação) A promessa é tentadora: “chopes especiais, cervejas artesanais e pessoas legais”, convoca o Instagram do estabelecimento. Mas, é possível que você encontre mais do que isso por lá. Isso porque, além de pessoas, os dogs também são bem vindos na Choperia Salvador, no Rio Vermelho. Enquanto seu tutor toma um chope artesanal gelado, você pode pedir ao garçom uma vasilha d´água e matar sua sede. “Um dia uma pessoa chegou aqui com o cachorro e perguntou se poderia entrar com ele. Nós dissemos que podia ficar na varanda. Assim começamos a abrir as portas para os pets”, conta Fábio Dias, um dos sócios.

- Se ligue, cabra: a área permitida para cães é a apenas a varanda, na parte externa. Como tem um espaço restrito, a casa estabelece o limite de cinco cães ao mesmo tempo no ambiente. A choperia também disponibiliza saquinhos para o caso de alguém fazer sujeira.        

- Se oriente, rapaz: Rua Borges dos Reis, 46, Loja 5G, Rio Vermelho

- Hora Boa Pra Cachorro: Qui/Sex: 18h a 0h - Sáb: 19h a 0h - Dom: 16h às 22h

- Tel: 71 3022-9335 / 71 99112-9794

- Instagram: @choperiasalvador

6 - Four Dogs Premium Quality Eva Bull de olho nos hot dogs da Four Dogs Premium Quality. Cães circulam com liberdade pelo estabelecimento (Foto: Renato Santana Santos) O negócio deles é dog. Aliás, hot-dogs e dogs. A Four Dogs Premium Quality não só aceita cachorros como também é conhecida por organizar em seu espaço diversos encontros de raças de cães e até aniversários de bichos. Com uma grande área de circulação para os pets e tutores, a Four Dogs tem se tornado um dos locais Petfriendly preferidos em Salvador. Além do mais, dizem que os hot dogs são bons feito a peste. Essa linda aí da foto é a famosa Eva Bull, que tem mais de 80 mil seguidores no Instagram. Calma, Eva. Você não tava de dieta, sua cabrinha?! 

- Se ligue, cabra: o espaço não tem qualquer restrição de raça ou porte dos animais e disponibiliza potinhos com água para os pets se hidratarem

- Se oriente, rapaz: Rua Prof. Cassilandro Barbuda, 139, Costa Azul.

- Tel: (71) 3037-3489

- Instagram: @fourdogspremium

7 - Morro do Cristo Além de tudo, o Cristo tem um visual incrível. Mas, Lampião queria mesmo era coçar as costas na grama (Foto: Acervo Pessoal) O Morro do Cristo, na Barra, é um dos meus locais preferidos. Tem a sombra do coqueiral e um gramado massa. Pronto. Não preciso de mais nada. Aliás, só de um pouco d´água quando a sede apertar.

- Se ligue, cabra: assim como o Farol, o Cristo também tem acesso à praia. Uma praia restrita e cheia de poças d´água. Mas, justamente por ser isolada, é um pouco perigosa. Recomendamos cuidado se quiser descer as escadarias que ficam ao lado do morro. 

- Se oriente, rapaz: Avenida oceânica, Barra

- Horário Bom Pra Cachorro: O dia inteiro

8 - Shopping Paralela Encontro de Goldens Retrievers no Shopping Paralela: único shopping que aceita cães de grande porte em Salvador (Foto: Acervo Pessoal) O Shopping Paralela foi, sem dúvida, o que mais investiu no conceito Petfriendly. O shopping tem até um espaço para os animais de estimação: o Pet Park. O ambiente conta com brinquedos desenhados para os cães, escorregadeira e obstáculos, além de bebedouros. Durante o último Natal, o Paralela teve até o Trono Pet, para os cães fazerem fotos ao lado de Papai Noel.

- Se ligue, cabra: não há restrições de tamanho ou raça para acesso ao Pet Park, que fica no 2º piso. Há algumas regras, como o uso de focinheira para os cães das seguintes raças: Pit Bull, Rottweiller, American Stafforshire Terrier, Mastim Napolitano, além de raças derivadas ou variações.

- Se oriente, rapaz: Avenida Luiz Viana Filho, 8544

- Horário Bom Pra Cachorro: De segunda sábado das 9h às 22h. Domingo de 12h às 21h 

- Instagram: @shoppingparalela

9 - Shopping Barra No Shopping Barra, primeiro shopping Petfriendly da cidade, só entram cães de até 40 cm de altura (Foto: Ticiane Bicelli / Divulgação) O Shopping Barra é um desfile só. Olha  que figura encontramos por lá. Apesar de Maria Bunita não poder fazer compras no local pelo limite de tamanho, valorizamos este espaço por ter sido o primeiro shopping Petfriendly de Salvador. Mas, ainda vou liderar uma campanha para o shopping liberar cães de grande porte! 

- Se ligue, cabra: podem circular cães de pequeno e médio porte (até 40 centímetros de altura) - sempre de coleiras. Não é permitida a entrada deles no Barra Gourmet, na Praça de Alimentação, nos elevadores e escadas rolantes, a não ser que vá no colo do tutor.

 - Se oriente, rapaz: Avenida Centenário, 2992, Chame-Chame

- Horário Bom Pra Cachorro: Aberto de segunda a sábado das 9h às 22h e domingo das 13h às 21h

- Instagram: @shoppingbarra

10 - Solar do Rio vermelho

O restaurante de comida contemporânea é dividido em duas áreas. A área externa, uma varanda, aceita cães ou qualquer outro pet. Na área interna, climatizada, eles são proibidos.

- Se ligue, cabra: a gerência manda avisar que os cães devem estar de coleira e perto dos donos, respeitando o espaço das outras mesas. 

Se oriente, rapaz: Rua Fonte do Boi, ao lado dos hoteis Ibis e Mercury

- Tel: 3012-9360

- @solargastronomia

11 - Praça dos Eucaliptos Lampião desfila sobre as folhas secas da Praça dos Eucaliptos, no Caminho das Árvores (Foto: Alexandre Lyrio) A Praça dos Eucaliptos é um oásis de sombra para os cães. Dá pra ficar o dia inteiro sem sofrer com o calor. Qualquer coisa, é só deitar sobre a terra e as folhas secas e frias da plantação de eucaliptos, como fez a a cocker spaniel Mila, frequentadora assídua do local. Mesmo assim, leve água a vontade! Cocker spaniel Mila vai quase todos os domingos na Praça dos Eucaliptos, no Caminho das Árvores (Foto: Divulgação) - Se ligue, cabra: os donos de cachorros costumam gostar de soltar seus pets na Praça dos Eucaliptos. Mas, apesar do pouquíssimo movimento de carros, a pista é logo ali. Então, só solte se você tiver muita confiança no seu filho de quatro patas.

- Se oriente, rapaz: Ao lado da Alameda das Algarobas, Caminho das Árvores 

- Horário Bom Pra Cachorro: Qualque horário

12 - Parque da Cidade Lampião e Maria Bunita com o primo Lucky no Parque da Cidade. Esse trio não para! (Foto: Acervo Pessoal) Impossível não ser feliz no Parque da Cidade. Aquele gramado enorme pra gente correr é uma maravilha. Se bem que eu fico na coleira porque eu sou cabra retado demais. Mas, meu pai usa a coleira de Maria Bunita para alongar ainda mais a minha. É uma picula retada!   

- Se ligue, cabra: há uma trilha bem legal que corta o parque. Vale a pena enfrentar. Mas, é bom ficar atento a dois detalhes. Um é o calor, já que a trilha tem trechos descobertos. O outro é a insegurança. Melhor ir em grupo!

- Se oriente, rapaz: Avenida Antônio Carlos Magalhães, sem número

- Horário Bom Pra Cachorro: De segunda a sexta das 16h30 às 22h. Sábado e domingo das 4h30 às 19h

13 - Espaço Eu, Você e a Casa Em Itapuã, as diversas lojas e restaurantes do Espaço Eu, Você e a Casa recebem cães de todos os portes e raças (Foto: Divulgação)  O Espaço Colaborativo reúne Gastronomia, Cultura e Economia Criativa. Os cães têm livre acesso às lojas e restaurantes.

- Se ligue, cabra: não há qualquer restrição de raça ou porte

- Se Oriente: Avenida Praia de Itapuã, 326, Vilas do Atlântico, Lauro de Freitas

- Hora Boa Pra Cachorro: De terça a domingo de 16h até o último cliente

- Tel: 71-3508-2488 / 71-99196-2872

- Instagram: @euvoceeacasa

14 - Trilha Parque de Pituaçu

Uma boa pedida para quem gosta de fazer caminhada no meio do mato, já que o parque tem uma trilha de 15 km que margeia sua grande lagoa. Não é necessário enfrentar todo o percurso. O mais comum é retornar antes. O bom é que boa parte da trilha é sombreada. Aí, nos horários mais quentes, a gente não sofre tanto. Mas, o ideal mesmo é ir cedinho e voltar antes das 10h. 

- Se ligue, cabra: aconselhamos fazer o passeio nos finais de semana e em grupos, já que a trilha durante a semana é deserta 

- Se oriente, rapaz: Av. Netuno, s/n - Pituaçu

- Tel: (71) 3116-9161

15 - Café do Forte

Imagine-se tomando um café (pode ser cerveja ou um drink) tendo como cenário a Baía de Todos os Santos. Agora imagine que você pode fazer isso sem se preocupar em voltar para casa porque deixou o bichinho sozinho em casa. Proto. No Café d Forte, na Bahia Marina, você curte o ambiente ao lado do seu cachorro. 

- Se ligue, cabra: a casa apenas pede que o dono e seu pet fiquem em uma das mesas da área externa. 

- Se oriente, rapaz: Bahia Marina, Avenida do Contorno, 1010, Comércio.

- Horário Bom Pra cachorro: Segunda a sábado, das 10h a 00h. Domingo das 10h às 17h

- Tel: (71) 3321-5713 e 99952-5524.

16, 17, 18, 19 e 20 - Cinco Dog Parks Popularmente conhecidos como cachorródromos, os novos Dog Parks fazem sucesso nos bairros (Foto: Divulgação) De uns tempos pra cá, a galera da Prefeitura de Salvador criou os chamados Cachorródromos. São locais fechados, em que os cachorros podem ficar soltos e com acesso a estruturas e brinquedos específicos para os cães. Agora, a Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal) resolveu aprimorar e ampliar ainda mais os cachorródromos. Eles se transformaram nos Dog Parks. São equipamentos que podem ser utilizados em atividades para adestramentos, treinos e orientações, prática de exercícios físicos, além de séries de fisioterapia para reabilitação pós-cirúrgica. Hoje, vamos apresentar os endereços de cinco dos Dog Parks da Prefeitura. Na próxima matéria da série de 100 espaços para levar seu cachorro, completaremos a lista. 

Dog Park Itaigara - Praça Afonso Ruy 

Dog Park Caminho das Árvores - Praça do Beijoim

Dog Park Stiep - Praça Vale dos Rios 

Dog Park Pituba - Praça Nossa Senhora Assunção 

Dog Park Júlio César - Praça Parque Julio César As áreas recrativas para cães montadas pela prefeitura apresentam algumas regras de convivência em placas (Foto: Divulgação)

21 - Praia do Pestana ou Praia de Pandora Já que a praia não tem nome e é boa pra cachorro, porque não Praia de Pandora? Indicação do cachorreiro João Galdea (Foto: Acervo Pessoal) Há uma polêmica se as praias são lugares bons para cachorro ou não. Nós dessa coluna defendemos que sim. Em breve, faremos uma matéria completa, ouvindo especialistas, sobre a presença dos dogs nas praias, inclusive com suas implicações legais e de saúde pública. Enquanto isso, indicaremos aqui praias pouco frequentadas, isoladas e seguras para levar o seu cachorro.

A primeira delas sequer tem nome. Alguns devem chamar de Praia do Pestana ou do Íbis(fica entre os dois hotéis, no Rio Vermelho). Mas, o jornalista João Galdea, editor do CORREIO, chama ela de Praia de Pandora, o nome de sua vira lata. “A praia é tão pouco frequentada que eu batizei assim. Mas, indico muito para quem tem cachorro. É tranquila, limpa e segura”, garante.

- Se ligue, cabra: há um canal de água pluvial que desemboca na praia. Nos dias chuvosos, portanto, não é legal.  

- Se oriente, rapaz: Final da Rua Fonte do Boi, no Rio Vermelho, entre os hoteis Pestana e Mercury 

- Hora Boa Pra Cachorro: Iníco da manhã e final da tarde

22 - Nozu

O restaurante de comida japonesa não só aceita cachorros como disponibiliza uma brinquedoteca para os pets.

- Se ligue, cabra: não há restrição de porte ou raça

- Se oriente, rapaz:  Rua Itabuna, 196, Rio Vermelho.

- Hora Boa Pra Cachorro:  Segunda a Sábado 18h às 23h. Domingo 12h às 16h e 18h às 22h

- Tel: (71) 3033-2223

- Instagram: nozudelivery

23 - Muu Hamburgueria Golndens como Maria Bunita de boa ao lado dos tutores nas mesas da Muu Hamburgueria (Foto: Divulgação) Os pets são permitidos nas duas unidades. Na Pituba, eles podem ficar na área externa, onde há mesas, balcão e ainda uma vasilha com água para eles se refrescarem. No Rio Vermelho, os cães podem ocupar toda a parte do deck.

- Se ligue, cabra: são aceitos cães de todos os portes e raças

- Se Oriente: Av. Paulo VI, 1609, Pituba.(71) 3017-7710; e Rua Conselheiro Pedro Luiz, 348, Rio Vermelho.

- Hora boa pra cachorro: De domingo a quinta 17h40 às 23h / Sexta e sábado 17h40 a 00h

- Tel: 71 3017-7710

- Instagram: @muu_hamburgueria

24 - Dique do Tororó Lampião e Maria Bunita curtem a vista do Dique do Tororó. Bom Pra Cachorro! (Foto: Alexandre Lyrio) Anos atrás, era possível encontrar placas no Dique do Tororó informando que não era permitido passear com cães no local. Imagine! Um lugar a céu aberto, cheio de natureza, contrariando uma onda Petfriendly mundial. Se até shoppings e restaurantes permitem cães, porque o Dique não poderia permitir? Da última vez que fomos lá, eu e Maria bunita circulamos normalmente e fizemos essa foto olhando para os orixás.

- Se ligue, cabra: cuidado total se decidir soltar o seu cão. De um lado tem a pista dos carros, do outro o dique. Foi preciso treinar muita obediência antes de soltar a gente, principalmente Maria Bunita, que é apaixonada por água e ficou olhando o dique doida para se jogar. 

- Se oriente, rapaz: Rua Presidente Costa e Silva, Nazaré, Salvador

- Horário Bom Pra Cachorro: Manhã, tarde e início da noite

25 Praia do Farol da Barra

A praia do Farol da Barra (lado direito de quem está olhando para o mar) é excelente para cães que gostam de nadar. As águas são um convite a  performances como esta do vídeo abaixo. Meu pai jogou a bolinha e eu fui lá trazer de volta, como a retriever pura Maria Bunita me ensinou. Só que, reparem, foi preciso segurar ela na areia senão a bicha chegava na minha frente. Ela nada muito!

- Se ligue, cabra: o lado direito da praia do Farol tem uma pequena faixa de areia. Por isso, é importante chegar cedo antes que o lugar fique cheio de gente.

- Se oriente, rapaz: Avenida Oceânica

- Hora Boa Pra Cachorro: Até 9h