4 mil voos extras movimentam Verão em toda Bahia

Até fim da estação mais quente do ano, devem chegar 6 milhões de visitantes no estado

  • D
  • Da Redação

Publicado em 1 de fevereiro de 2019 às 16:05

- Atualizado há um ano

. Crédito: Mauro Akin Nassor/ARQUIVO CORREIO

Com o maior litoral do país, temperaturas agradáveis durante todo o ano, diversos patrimônios históricos e atrativos culturais, a Bahia atraiu 7,5% mais turistas neste Verão, segundo estimativa da Secretaria do Turismo do Estado (Setur): são seis milhões de visitantes de diversas partes do mundo nesta temporada ensolarada 2018-2019. 

Apenas na capital baiana, a estimativa de turistas até o mês que vem, feita pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), é a maior dos últimos oito anos - com 3,7 milhões de turistas até março, Salvador tem o Verão mais cheio da década. Para se ter uma ideia, é cerca de 20% maior do que o fluxo registrado de dezembro de 2011 a fevereiro de 2012: 2,2 milhões de pessoas.

Para a Setur, incentivos estaduais alimentam a cadeia de serviços, gerando novos empregos e alavancando a economia baiana como um todo, a exemplo da capacitação de profissionais da área turística e da promoção da Bahia em feiras nacionais e internacionais. Já os incentivos fiscais possibilitaram a criação de 4 mil voos extras para a alta temporada de 2019.

“Com base no número de visitantes que iremos receber esse ano, teremos o melhor verão para a história de nosso turismo. O estado cheio, com grande ocupação de pessoas, representa um impulso forte para a nossa economia, com geração de novas oportunidades de trabalho, mais renda e atração de investimentos, a exemplo do Complexo de Sauípe, que vai render um investimento de R$ 600 milhões ao longo dos próximos quatro anos. O turismo é uma mola-mestra, que movimenta diversos segmentos da economia e fortalece o comércio”, afirma o secretário estadual do Turismo, José Alves.

Localizado no Centro Histórico de Salvador, o Hotel Fera Palace espera atingir ocupação máxima até o Carnaval. “A gente tem notado uma procura maior do hóspede internacional, principalmente o americano. O hotel tem saído muito em prestigiadas mídias, como a CBS e o Jornal The New York Times, e ganhado cada vez mais publicidade internacional", destaca a gerente-geral do hotel, Lívia Nascimento.

Ela acrescenta que "o Fera está localizado em uma área perfeita, que desperta o interesse do turista internacional, com uma vista para a Baía de Todos-os-Santos. Essa procura é benéfica para os hotéis e para o estado, que gera novos empregos e ganha mais visitantes e reconhecimento maior em outros países”.

Inovação Para atender a demanda e atrair novos públicos, a rede hoteleira tem investido na qualidade do atendimento e na criação de conceitos inovadores. O Lar Sênior Residence, localizado na Mouraria, aposta no público da terceira idade. “Buscamos o diferencial de estarmos preparados para receber visitantes idosos de outros estados e de diversas partes do mundo", diz a dona do estabelecimento, Lilian Piedade. 

Segundo ela, o Lar Sênior Residence tem capacidade de receber os turistas com serviços de cuidador 24 horas por dia, pilates e atendimento especializado e acredita que iniciativas como essas fazem com que ainda mais pessoas queiram conhecer estado.