45 bolsas de doutorado na Alemanha são oferecidas pela Capes

Inscrições terão início em 14 de setembro

Publicado em 11 de setembro de 2020 às 14:54

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Shutterstock

Bolsas de doutorado na Alemanha estão sendo oferecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em parceria com o Serviço Alemão de Intercâmbio (DAAD). Ao todo, são 45 oportunidades disponíveis em três modalidades: Doutorado Pleno; Doutorado Sanduíche; Doutorado Sanduíche com Cotutela. As inscrições estarão disponíveis a partir de 14 de setembro até as 17 horas de 16 de outubro, por meio de preenchimento de formulário on-line.

A parceria visa formar docentes e pesquisadores de alto nível e contribuir para a mobilidade de doutorandos, professores e pesquisadores entre as universidades alemãs e as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras.

No dia 9 de outubro, uma semana antes de esgotar o prazo de inscrições, é a data limite para os interessados solicitarem cadastramento de instituição brasileira ou estrangeira no sistema da CAPES.

As próximas etapas da seleção estão previstas para março de 2021: publicação da relação das inscrições, análise das candidaturas, entrevistas com os candidatos e tempo para recorrer à divulgação do resultado final. As atividades estão previstas para iniciarem em setembro do ano que vem, conforme edital.

Os benefícios para os bolsistas incluem mensalidades, passagens ou auxílio-deslocamento, auxílio-instalação, seguro-saúde, adicional de localidade (quando cabível) e auxílio-dependente e taxas acadêmicas e administrativas, para os de doutorado pleno. Para orientadores brasileiros e alemães, serão pagas diárias e passagens ou auxílio-deslocamento.

Confira os requisitos para se inscrever:Os interessados devem prestar atenção, pois as bolsas disponibilizadas seguem protocolos diferenciados. A CAPES financiará até dez bolsas, enquanto o DAAD apoiará até 35 bolsas. Interessados nas bolsas devem seguir as normas do DAAD acima mencionadas, bem como o Regulamento Geral de Bolsas no Exterior da CAPES. Os pré-requisitos da Capes incluem:Ser cidadão brasileiro ou estrangeiro com visto permanente no país; Ter confirmação formal de orientação científica na Alemanha; É vedada a inscrição de candidatos que já possuam título do mesmo nível (doutorado) da bolsa; É vedada a candidatura de indivíduos que já usufruíram de bolsa da mesma modalidade (doutorado no exterior, sanduíche ou pleno) concedida por agência de fomento brasileira, mesmo após o cumprimento do interstício exigido. É vedado o acúmulo de bolsa ou benefício financeiro, de qualquer natureza, concedidos por agência pública federal durante o período de vigência da eventual bolsa concedida pelo presente programa; Para se candidatar à modalidade Doutorado Sanduíche com Cotutela é necessário que no regulamento da pós-graduação, tanto da universidade brasileira quanto da alemã, esteja previsto essa possibilidade; Bolsas de estudo de idiomas Ter fluência em outro idioma é fundamental para conseguir uma bolsa de mestrado ou doutorado no exterior. No Educa Mais Brasil dá para estudar uma nova língua com bolsa de estudo com até 70% de desconto. Inscreva-se gratuitamente e garanta essa oportunidade.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil