5 ilustradores baianos para acompanhar pela internet

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Vanessa Brunt
  • Vanessa Brunt

Publicado em 27 de março de 2019 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .
. por Caique Pituba

Seja nos papéis de parede das telas de celulares, em molduras pelas decorações da casa ou em inspirações compartilhadas em redes sociais, como o Pinterest, as ilustrações têm ocupado cada vez mais espaço nas admirações da nova geração. Afinal, "uma imagem pode valer mais do que mil palavras".

Para uma escritora, pode até parecer difícil aceitar ou espalhar tal afirmação, mas, assim como uma frase pode acabar expressando mais do que um texto para uns, um desenho ou pintura pode emitir mais do que trocentos livros para outros. É incontestável. Os traços artísticos ilustrados são sempre poesias em um diferente formato.

(Gif)  

Críticas sociais, problemáticas atuais, lições de vida e sentimentos diversos são expelidos nos desenhos, pinturas ou colagens que formam a noção do termo. E, se a Bahia é berço artístico de fortes legados da música e da literatura, quem disse que também não abrange novos nomes das artes ilustradas?

(Gif)  

BAIANOS QUE (AR-)RISCAM Confira na lista a seguir cinco desses artistas da nova geração baiana que trazem suas fortes personalidades em diferentes temáticas principais e específicos tipos de traços:

1. Davi Caramelo | @t_rez_e

Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade, Davi Caramelo, de 32 anos, tem alcançado destaque no mercado local e nacional com as suas obras. O artista, que trabalhou mais de 10 anos como diretor de arte, estuda arquitetura e costuma brincar com utilizações manuais e digitais para a criação das artes. Trabalho de Davi Caramelo (divulgação) Nas ilustrações de Caramelo, apesar de temas variados ocorrerem, é possível perceber alguns traços de sua personalidade, como uma ideia que remete à noção de colagens de várias figuras e uma sensação abstrata nas misturas de imagens que formam uma única ilustração.

A sensação do abstrato, porém, logo é retraída para quem olha mais de perto e percebe que todos os detalhes literais estão em conjunto para formar uma crítica poética (com mensagens figuradas) sobre o tema a ser apreendido.

O profissional, que apresenta diversas exposições, opina sobre a ausência de valorização e respeito pelos ilustradores locais: "Não temos um órgão ou associação local que auxilie e fortaleça o mercado. O SIB (Sociedade dos Ilustradores do Brasil) é no âmbito nacional", exemplifica.

Mas nem tudo são espinhos. Ele explica que o mercado editorial de nicho tem sido um grande filão dos trabalhos ilustrados. Caramelo, inclusive, costuma fazer trabalhos para capas de livros e lançamentos de projetos digitais diversos.

"Vivemos um tempo de mudança e com muitas quebras de paradigmas. Cada dia surgem novas editoras ou criadoras de conteúdo voltadas para nichos específicos e que utilizam bastante ilustrações em seus editoriais físicos ou virtuais", explica.

➨ Onde reside: Salvador | Cidade natal: Salvador

➨ Onde acompanhar as ilustrações pela internet: Site Behance (http://be.net/davicaramelo).

2. Suzane Lopes | @movimento1989

Formada em Designer Gráfico pela UNEB (Universidade do Estado da Bahia), Suzane Lopes, de 29 anos, mistura texturas, cores e linhas para tratar de temas como a necessidade da união social e da poética feminina. A artista mescla o literal das suas obras com entrelinhas que abordam a força que existe no quebrar de muros. Arte de Suzane Lopes (divulgação) "De modo geral, tenho como território as várias manifestações atuais sobre ser mulher no mundo", afirma a ilustradora.

Para lucrar com o trabalho, Lopes costuma produzir encomendas e construir parcerias com lojas do setor artístico e de projetos como o Seja Extraordinária (www.sejaextraordinaria.com.br), de Salvador.

A profissional, que ainda brinca, por vezes, com o foco nas linhas sem preenchimento de cores (deixando apenas o fundo com uma tonalidade), conta que enxerga as manifestações políticas como principais temas das ilustrações baianas.

"Existem, na maior parte dos novos trabalhos baianos (de maneira sutil ou mais pregnante), uma força política que bate o pé e grita", conclui.

➨ Onde reside: Salvador | Cidade natal: Apesar de nascida em Goiânia, a artista foi morar ainda quando bebê em Cabuçu (Bahia) e está em Salvador há sete anos

➨ Onde acompanhar as ilustrações pela internet: no próprio Instagram da ilustradora.

3. Caique Pituba | @cpituba

De todos os indicados da lista, o ilustrador Caique Pituba, de 24 anos, pode ser dito como o mais eclético. Não só pelas variadas temáticas abordadas, mas pelos diferentes estilos de desenhos e/ou pinturas, o artista deixa a sua marca nas variadas maneiras de ilustrar. Existem os desenhos que parecem figuras coladas em um papel, as pinturas que retratam personagens de séries ou pessoas públicas e até os traços que mostram rostos femininos criados por Pituba.

"O Cangaço é o tema mais recorrente no meu trabalho, mas, volta e meia, gosto de explorar outras ideias", pontua o artista, que acredita que a maior dificuldade para os ilustradores baianos ainda prossegue sendo "a imaturidade do mercado". Caique afirma que é necessário que haja um incentivo maior, como premiações e outros meios de reconhecimento. Arte de Caique Pituba (divulgação) "A gente ainda tem que se virar com trabalhos mais generalistas e que pagam pouco e consomem muito tempo e energia, pra chegar em casa se dedicar um pouquinho aos seus projetos pessoais", conta.

Para lucrar com o trabalho, o ilustrador atende encomendas e realiza projetos pessoais.

➨ Onde reside: Salvador | Cidade natal: Nova Soure (Bahia)

➨ Onde acompanhar as ilustrações pela internet: pelo próprio Instagram do ilustrador.

4. Lariña (Larissa Andrade) | @lala.larina

Há pouco mais de um ano, Larrisa Andrade, de 27 anos, começou a utilizar o nome artístico Lariña e mostrar a sua arte pela web. Com personagens que se repetem em alguns momentos e obras que tratam de temas como amor, solidão e saudade, a artista brinca com tons leves e desenhos que parecem ter saído diretamente de um livro que conta com ilustrações.

"Ficava maravilhada com estórias ilustradas, em especial as de Eva Furnari, que até hoje é uma das minhas ilustradoras e escritoras favoritas. Mas só comecei a divulgar o que faço no final da faculdade de Direito. É a minha forma de sentir e de me comunicar", explica a ilustradora. Temas cotidianos de Lariña (divulgação) Lariña acredita que a cultura de ilustrações lúdicas e mais poéticas na Bahia está começando a ser construída de fato agora, com a nova geração. "Generalizando, eu diria que a arte mais valorizada por aqui ainda tem um estilo mais realista e de temática religiosa ou de paisagens naturais, sendo feitas em mídias tradicionais, como pinturas em tela e esculturas. Agora o universo está se expandindo", explica.

A artista tem como objetivo trabalhos em jornais, revistas, personalização para eventos festivos e participação em feiras da cidade.

➨ Onde reside: Salvador | Cidade natal: Salvador

➨ Onde acompanhar as ilustrações pela internet: pelo próprio Instagram ou pela página do Facebook (facebook.com/porlarina) da ilustradora.

5. Daniel Hirs | @daskhead

Daniel Hirs, de 26 anos, é grafiteiro, pintor e ilustrador. Conhecido principalmente pelo que produz com o spray, o artista costuma trazer desenhos que misturam o abstrato com o literal. "A graça é que cada pessoa vai interpretar de uma forma, com o que precisa receber de mensagem naquele momento", diz o profissional.

Críticas socias aos diversos sistemas globais aparecem na arte de Daniel, que mistura obras em preto e branco, outras totalmente coloridas e algumas que brincam com apenas partes pintadas. Olhos vendados, caveiras vivas e corujas feridas são somente algumas das metáforas que o ilustrador traz nas suas obras (criticando os próprios seres humanos). Obra de Daniel Hirs (divulgação) Para lucrar com a arte feita, o ilustrador costuma fazer artes com o grafite em locais como restaurantes, além de quadros e outros projetos por encomenda. É possível saber mais sobre a obra de Hirs no vídeo do projeto @nao.obvio, clicando aqui .

➨ Onde reside: Salvador | Cidade natal: Salvador

➨ Onde acompanhar as ilustrações pela internet: pelo próprio Instagram (instagram.com/daskhead).

EXTRAS: Além dos ilustradores indicados, existem ainda diversos outros com traços marcantes e que podem ser acompanhados pelo Instagram, como são os casos de @laii_tavares, @anacoruja, @yagoquefez, @gabrieltbrasil, @ilustraclementine, @taynamarqs, @oxenteolivia e @juliana_pina.

Confira na galeria abaixo outros trabalhos dos artistas:

[[galeria]]