5G: um divisor de águas para empreendedores

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • D
  • Da Redação

Publicado em 5 de julho de 2022 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Já ouvimos falar da tecnologia 5G há algum tempo, embora a grande maioria dos consumidores ainda não consiga acessá-la. Atualmente, os dispositivos prontos para essa tecnologia têm preços elevados. 

Até agora, consumidores e meios de comunicação se concentraram principalmente nas velocidades prometidas que virão com o 5G, sendo 10 vezes mais rápida que o 4G, embora alguns relatórios indiquem que essa velocidade pode ser 100 vezes maior do que temos agora.

Isso significa que você pode baixar um filme 4K Ultra HD de duas horas em questão de segundos. Mas o verdadeiro potencial do 5G não é a velocidade, é a acessibilidade. 

Felizmente, essa tecnologia vai dar acesso à internet móvel de alta velocidade para todos, e não apenas para os moradores das grandes cidades. Isso porque, essa tecnologia é basicamente construída para oferecer velocidades mais rápidas, menor latência e maior largura de banda por padrão. Em outras palavras, o 5G vai tornar tudo o que você faz on-line mais rápido e fácil.

Agora, para você que mora em grandes cidades e acha que tem problemas com a sua internet, se coloca no lugar de quem vive nas zonas rurais. A maioria dessas pessoas está acostumada a internet instável e redes móveis que, na melhor das vezes, oferecem velocidades insignificantes. 

Hoje em dia, a maioria das empresas são completamente dependentes da internet. Com isso, os empreendedores precisam de acesso à internet de alta velocidade, estejam trabalhando em casa ou não. Por esse motivo, as cidades de médio e grande porte acabam abrigando a maioria dos novos negócios. Muitos jovens empreendedores deixam suas pequenas cidades e se mudam para a cidade grande para começarem seus empreendimentos comerciais. 

Essa é uma prova da enorme barreira enfrentada pelos novos empreendedores em áreas rurais, que não têm dinheiro para se mudar para cidades com custo de vida mais caro. Isso não apenas força muitas pessoas a abandonar seus sonhos, mas também priva o mundo de um grande potencial. 

O próximo Steve Jobs pode estar morando em Abaré, Nova Viçosa ou Xique-xique, municípios aqui da Bahia. Mas, sem acesso à internet de alta velocidade, ele ou ela podem nunca conseguir mostrar ao mundo o seu verdadeiro potencial. 

Quando a infraestrutura 5G crescer e os dispositivos se tornarem comuns e mais baratos, bilhões de pessoas em todo o mundo vão ter acesso ao poder da internet de alta velocidade onde quer que estejam, e isso vai abrir portas para uma inovação quase ilimitada. Tenho certeza que isso vai mudar drasticamente o nosso estado. O baiano é criativo e inovador, por natureza, só precisa de oportunidade.

Luis Gaban é Diretor de Inovação da Prefeitura de Salvador