77% dos municípios baianos têm problemas provocados pelo consumo de crack

por Luan Santos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 28 de julho de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Cerca de 77% das cidades baianas têm problemas causados pelo consumo de crack.  De acordo com o Mapa do Crack, idealizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), das 417 cidades do estado, 321 enfrentam dificuldades classificadas como altas, médias e baixas. No total, apenas 16 delas informaram não terem transtornos nos serviços públicos provocados pelo uso da droga. O estudo foi realizado com base em respostas dos próprios gestores municipais, que classificam os problemas de acordo com o nível de interferência nas áreas de assistência, educação, saúde e segurança. Os 80 municípios restantes não responderam à pesquisa. 

Região problemática A região com maior concentração de problemas é o Extremo Sul do estado, onde praticamente todas as cidades têm transtornos altos e médios. Por lá, 11 municípios foram classificados com alto índice de problema, entre eles Porto Seguro e Teixeira de Freitas, enquanto sete têm nível médio – a maior é Eunápolis.

Os maiores Dentre os 20 maiores municípios do estado, Feira de Santana, Alagoinhas, Barreiras, Paulo Afonso e Candeias têm problemas graves provocados pela droga, além de Porto Seguro e Teixeira de Freitas. Deles, Juazeiro e Lauro de Freitas disseram que não enfrentam transtornos por conta do crack.

Definição  A chapa majoritária de Zé Ronaldo (DEM) ao governo do estado será anunciada no início da próxima semana, segundo o prefeito ACM Neto (DEM). De acordo com o democrata, os partidos que integram a oposição estão nas tratativas finais para definir quem ficará com a vice e a segunda vaga ao Senado.

Data marcada O deputado federal Jutahy Junior (PSDB) vai passar o final de semana em reuniões com aliados para, na próxima segunda-feira, anunciar sua posição sobre a chapa majoritária de Zé Ronaldo (DEM) ao governo. Ele disse esperar do democrata “um esforço para convencer Irmão Lázaro a ser vice. “Não podemos alongar mais”.

Dano ambiental  A Embasa entrou no radar do Ministério Público estadual (MP) por suposto dano ambiental causado no Rio Itapicuru, que abrange cerca de 30 municípios baianos. O órgão iniciou uma investigação contra a empresa por operação inadequada de tratamento de esgoto, que estaria sendo descartado no rio em Conde,  no Litoral Norte.

Revés As recentes denúncias contra irregularidades na gestão de Isaac Carvalho (PCdoB) em Juazeiro atingem em cheio os planos do ex-prefeito, que é pré-candidato a deputado federal. A acusação mais recente, por desvios na Previdência, foi acatada pelo MPF. Condenado em segunda instância, Isaac pode ter a situação agravada pelas denúncias e não conseguir ser candidato."O fato é que as taxas estão sendo cobradas pelas instituições e quem não paga não recebe sua documentação comprobatória, necessária para vários processos e situações da vida dos estudantes ou graduados", Pedro Tavares, Deputado estadual, do DEM, que proíbe as instituições educacionais de cobrarem taxas para emitir registros de diplomas e outros documentos comprobatórios acadêmicos e escolares na BahiaPílula Partilha do IPI  - A Bahia vai receber 4,4% do valor partilhado pela União entre os estados referente ao  Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em 2019. Ao todo, o governo federal  distribui 10% do tributo com os estados. São Paulo receberá a maior fatia do bolo,  com 20%. A Bahia terá a oitava maior parte.