92% dos cadeirantes já passaram por dificuldade no trabalho, diz pesquisa

educamais
16.08.2018, 13:20:00
Atualizado: 16.08.2018, 13:23:40
(Shutterstock)

92% dos cadeirantes já passaram por dificuldade no trabalho, diz pesquisa

Menos postos de trabalho é a segunda maior reclamação

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


Antes mesmo de concluir a entrevista em uma loja de departamentos, Sandra Campos, 41 anos, percebeu que o emprego não seria seu. O motivo? O local não oferecia o mínimo de acessibilidade para ela que é cadeirante. “O banheiro não era adaptado e a área para acessar o refeitório tinha uma escada”, lamentou Sandra. No Brasil, de acordo com uma pesquisa recente feita pela Toyota Mobility Foundation, 92% das pessoas que utilizam cadeira de rodas passam ou já passaram por algum problema na vida profissional por conta do uso do equipamento.

A pesquisa ouviu 575 pessoas com deficiência motora – que fazem uso de cadeira de rodas ou outros dispositivos de mobilidade – no Brasil, Estados Unidos, Índia, Reino Unido e Japão. Os brasileiros reclamaram principalmente da necessidade de reduzir a diária por conta da dificuldade de deslocamento até o trabalho e da limitação das funções em que eles poderiam trabalhar.

O último censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, estimou que 45,6 milhões de brasileiros, correspondendo a 23,9% da população, possui algum tipo de deficiência. Ou seja, se analisada por esse aspecto, a pesquisa realizada pela pesquisa Toyota Mobility Foundation mostra uma pequena porcentagem, indicando que o problema pode ser maior.

Para Ryan Klem, Diretor de Programas para a Toyota Mobility Foundation, “milhões de pessoas em todo o mundo são incapazes de trabalhar ou de ser tão produtivas devido aos seus atuais dispositivos de mobilidade. Há claras implicações sociais e econômicas que destacam a necessidade urgente de inovação no campo da tecnologia assistiva”, disse em nota.

Hoje vivendo com o auxílio do Benefício de Prestação Continuada (BPC), Sandra se encontrou na arte. Começou com o teatro, já fez trapézio, dança e agora está se aventurando no canto. “Me sinto muito feliz, cada dia eu descubro que posso fazer arte. Espero conseguir viver da arte”, conclui Sandra.

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/depois-de-um-susto-targino-se-prepara-para-cantar/
Músico sofreu grave acidente de carro, mas escapou ileso e agora se prepara para fazer lives
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sao-joao-sera-comemorado-com-maratona-de-lives-promovidas-pelo-correio/
Serão seis apresentações de bandas e cantores durante o projeto, que arrecadará doações
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/junho-chegou-correio-promove-lives-para-comemorar-o-sao-joao/
Apresentações acontecem sempre às sextas e sábados de junho, às 19h
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/editorial-fotografado-a-distancia-une-tres-paises-na-quarentena/
O ensaio foi realizado pela plataforma Zoom, usando celular
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bau-de-marrom-a-bahia-tambem-ensina-ao-mundo-como-cantar-e-dancar-forro/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/copo-de-leite-faz-haddad-acusar-bolsonaro-de-brindar-supremacistas-brancos-entenda/
Leite tem sido usado como símbolo por neonazistas nos EUA; petista enxergou provocação após repercussão de mortes de homens negros. Presidente nega
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/anastacia-comemora-80-anos-com-muito-forro/
Cantora e compositora lança EP com produção de Zeca Baleiro e parcerias com Mariana Aydar, Chico César e Amelinha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nizan-guanes-vai-entrevistar-roberto-medina-abilio-diniz-e-washington-olivetto/
As entrevistas são parte do Sunday Night Live que o publicitário tem realizado em sua conta do Instagram
Ler Mais