A bela Celeste vence o escrete 'canalhinho'

paulo leandro
16.06.2019, 05:00:00

A bela Celeste vence o escrete 'canalhinho'

Faz 30 anos que cobri a Copa América em Salvador pelo jornal O Estado de S. Paulo. Foi meu teste para ver se poderia ser contratado pela sucursal chefiada por Carlos Navarro Filho. Peço esta pausa para nostalgia pois não sei se chego a 2049.

O oxigênio da redemocratização arejava a República em 1989. As redações de jornal eram coabitadas pelas fontes de informação, empoderadas na forma do discurso. Os torturadores foram barrados e se esconderam.

Graças à Copa América, fui convocado para a seleção com Pedro Formigli e Biaggio Talento, um Sócrates e um Zico, de quem ‘roubartilhei’ técnicas de boa escrita e a condução digna ao cumprir uma pauta.

O convívio com o repórter fotográfico Agliberto Lima, o teletipista Josivaldo, dona Chica... complementou a formação inspirada em Othon Jambeiro, na Escola de Biblioteconomia e Comunicação da Ufba.

Da Copa América, lembro da torcida enlouquecida pela desconvocação de Charles. O Bahia era campeão e a desfeita foi dentro de nossa casa, a kirimurê onde os tupinambá enfrentaram Mem de Sá, e negroafricanos emboscaram moros e dalanhóis das antigas.

Na Fonte Nova, vi a bandeira do Brasil queimada e a torcida vaiando o hino. Dos colombianos, guardei a alegria de um pênalti cobrado pelo goleiro Higuita, com o colega no canto e a criança no outro.

Os peruanos estavam enlutados pela ausência de titulares mortos num acidente aéreo com o Alianza de Lima. Pepe, ponta eterno do Santos, era o treinador e os levou para uma missa no Bonfim. O repórter, lá, colado: um olho no padre, outro nos peruanos.

Sem net, nem celular, mas dono de um super-bloquinho de papel e uma caneta: restaram matérias batidas (era assim que dizíamos) em laudas na máquina de escrever. Procuro fazer com os filhos de ofício o que o Estadão F.C. fez comigo: dar o passe na medida.

Seguirei nesta Copa América a busca por vestígios de arte e sinais de beleza, como aprendi. Algo inspirado no diálogo de Hípias e Sócrates: foi Platão quem fundou, no Hípias Maior, o debate sobre a beleza. Um gol de Cavani pode ser belo?

Cavani, num viés pragmático-poético (obrigado, prof. Crisóstomo), antes vê o goleiro num relance. Da potência ao ato, roça o pé de leve, fora do alcance do "quíper". A trave é imensa: não chuta forte, nem baixa a cabeça. O belo é o chute suave: a música do chuá.

Celeste, a nona musa filha de Zeus e Mnemosýne, é homenageada na cor da seleção uruguaia, que tem o condão de formar não só bons jogadores, mas grandes homens, no sentido do coração e da integridade.

Foi o próprio Cavani que chorou uma cachoeira, ao receber a bela mensagem de um amigo, durante uma entrevista, que precisou ser interrompida. O belo é o suave e o sensível, o amoroso, o coração aberto para uma mensagem afetuosa.

O contrário do belo seria o feio: assim como há 30 anos, a CBF mantém o velho perfil de escrete canalhinho. Símbolo usurpado, a camisa amarela é um patrimônio nacional hackeado.

Paulo Leandro é jornalista e professor Doutor em Cultura e Sociedade.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/modelo-de-18-anos-desaparece-apos-cair-de-jet-ski-em-barragem-na-bahia/
Buscas continuam em Ponto Novo; jovem é natural de Jacobina
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/astros-das-series-la-casa-de-papel-e-esquadrao-6-vem-ao-brasil/
Netflix confirmou presença dos artistas em paineis na CCXP 2019, no dia 8 de dezembro em São Paulo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/descarte-de-500-kg-de-petroleo-cru-em-area-ambiental-de-marau-e-investigado/
Prefeitura nega responsabilidade e diz que investiga culpados
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/gilberto-grava-video-com-pedido-de-desculpas-a-torcida-do-bahia/
Atacante causou polêmica após derrota por 3x1 para o Flamengo; veja aqui
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/mp-denuncia-policiais-por-abuso-contra-cliente-agredido-na-caixa/
Militares deram 'mata-leão' no empresário Crispim Terral na frente da filha de 15 anos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/iza-lanca-clipe-de-evapora-com-ciara-e-major-lazer/
Gravado em Los Angeles, clipe conta com trecho em português cantado por Ciara
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pixar-divulga-trailer-de-soul-animacao-que-estreia-em-2020/
Filme vai explorar os valores humanos a partir da alma dos adultos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/com-presenca-de-ivete-corpo-de-jesus-sangalo-e-cremado-em-salvador/
Cerimônia de cremação foi restrita para familiares e amigos do empresário
Ler Mais