A cinco meses das eleições, 11 vereadores planejam concorrer a deputado estadual ou federal

por Luan Santos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 21 de abril de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

A pouco mais de cinco meses das eleições, 11 vereadores de Salvador mantêm as articulações para a disputa, seja pela Assembleia Legislativa ou pela a Câmara dos Deputados. No ano passado, 23 integrantes do legislativo da capital baiana se articulavam para viabilizar a candidatura, mas 12 delas não foram à frente. Nomes certos na disputa pela Assembleia são os do presidente da Casa, Leo Prates (DEM), o ex-presidente Paulo Câmara (PSDB) e Ana Rita Tavares (PMB). Para o Congresso, Joceval Rodrigues (PPS), Igor Kannário (PHS) e  Marcelle Moraes (PV) também têm presença confirmada no pleito de outubro. Hilton Coelho (PSOL) é outro garantido na corrida eleitoral, mas ainda sem definição se concorrerá a deputado estadual ou federal ou se irá integrar a chapa majoritária do partido. 

Movimentações Em estágio avançado de negociações estão Alexandre Aleluia (DEM), José Trindade (PSL), Tiago Correia (PSDB) e Luiz Carlos Suíca (PT). Todos devem concorrer à Assembleia.

Dança das cadeiras O vereador José Trindade (Podemos) estuda pedir licença da Câmara para se dedicar às articulações e fortalecer a candidatura a deputado estadual. Caso se confirme a licença, ele deixará a vaga no legislativo municipal para Igor Manassés (PSL), filho do deputado estadual Marcos Manassés (PSD), que disputará em outubro uma vaga de deputado federal. Manassés e Trindade farão dobradinha em alguns municípios. Para o pai, a eleição de Trindade é importante, pois Igor herda a vaga na Câmara. Outro que pode pedir licença é Joceval Rodrigues (PPS). O suplente dele é Euvaldo Jorge (PPS), que, em troca, poderá dar apoio a Joceval.

Nomes do interior Em Feira de Santana e Vitória da Conquista, as duas maiores cidades do interior, cinco vereadores devem disputar as eleições deste ano. Em Feira, são três integrantes do legislativo municipal: Marcos Lima (PRP), Isaías de Diogo (PSC) e Lulinha (DEM). Os dois primeiros devem tentar uma vaga para a Câmara dos Deputados, enquanto o primeiro vai disputar a Assembleia. Já em Conquista, David Salomão (PRTB) e Lúcia Rocha (DEM) são pré-candidatos a deputado federal e estadual, respectivamente. 

Cautela A deputada federal Tia Eron, presidente estadual do PRB, diz que a sigla tem  participado das conversas sobre a sucessão estadual, mas nega que esteja  pleiteando vaga na chapa majoritária da oposição. Ela confirmou que a vereadora Ireuda Silva é uma das linhas do partido para o caso de indicação à chapa. Mas não a única. “O nome dela foi um registro do prefeito (ACM Neto). O PRB está conversando, participando”, diz. "Estou sentindo que há grande vontade do governo em fazer avançar o projeto, mas é preciso transformar essa vontade em realização. Temos uma oportunidade única de resgatar a Eletrobras e transformá-la numa grande corporação nacional com peso para competir no mercado global", José Carlos Aleluia, deputado federal, do DEM, que defendeu a necessidade de reestruturação da Eletrobras em debate realizado ontem na FiespPagando pra ver A Sinart ainda não recuperou o píer de desembarque do Terminal Marítimo de  Madre de Deus, mas continua R$ 0,90 de pedágio. O acidente que  danificou o local ocorreu há mais de três meses e lançou 70 pessoas ao mar. O  embarque e desembarque tem sido feito por um único flutuante, que dá sinais de deterioração. "Nos dez primeiros anos da Lei Maria da Penha, o grupo coordenado pela promotora realizou 25.733 atendimentos a mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Ela também incorporou às suas atribuições as questões relativas à defesa de gênero e da população LGBT", Marta Rodrigues, vereadora, ao propor homenagem à promotora Márcia Regina Teixeira, que recebeu a comenda Maria Quitéria pela Câmara Municipal