A depressão grave é como uma onça atacar você, desarmado

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • D
  • Da Redação

Publicado em 7 de agosto de 2018 às 08:23

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

2017 tive o perônio esquerdo quebrado num acidente automobilístico. 2018, descobri da pior maneira , tendo um "colapso" grave, que tenho depressão considerada grave. Antes que alguém pense que é um mal psicológico, não é.

Naturalmente a vitrine dele é o psicológico, a mente. Mas trata-se de um mal causado pelo metabolismo da serotonina. Assim como a diabetes é um problema no metabolismo da insulina. A serotonina, entre outras funções, deve regular o humor. A grosso modo, uma depressão é um gigantesco mau humor.

Todo mundo tem depressão de vez em quando. Uma perda em geral causa depressão. Mas é a depressão de leve a moderada, que muitas vezes não precisa de medicação. Alguns com depressão leve ou moderada tomam remédio, alguns, talvez mais susceptíveis fazem psicanálise.

Mas a depressão grave , que eu não desejaria ao meu pior inimigo, se o tivesse, é como uma onça atacar você, desarmado. Aliás é pior, porque não tem forma, nem cor nem cheiro. É algo que vem, talvez de dentro, avassaladoramente. Você simplesmente não tem saída. Fiquei internado por mais de um mês.

O salmo 91 da Bíblia a chama de demônio do meio dia. Nome que Andrew Solomon usou para o verdadeiro tratado que escreveu. Mais de 400 páginas , mais 100 de notas e bibliografia. Ele narra inúmeros casos de depressão grave, em vários países do mundo, como Senegal e Groenlândia , que não é um país mas é como se fosse. Pobres,ricos, pretos, brancos, esquimós.

Naturalmente o próprio Andrew é um grande deprimido, tendo tido vários "colapsos", que é como ele chama os episódios agudos. Eu só tive um, e não quero nunca mas sentir aquilo.

De fato, desde muito jovem sentia melancolia, uma tristeza sem sentido. Mas achava que era uma particularidade minha ,como ser míope, jogar mal futebol e não gostar de matemática. Se eu estivesse tratando, digamos desde os 20 ou 25 anos, talvez nunca tivesse um "colapso".

Que isto sirva de advertência para alguém que estiver lendo , e sinta o mesmo.

Procure um(a) psiquiatra ou um(a) psicólogo(a).

Texto originalmente publicado no Facebook e reproduzido com autorização do autor