A hora de chacoalhar: veja dicas para agitar uma carreira estagnada

Especialistas orientam como agir quando a 'zona de conforto' se transforma em 'zona de estagnação'

  • Foto do(a) author(a) Priscila Natividade
  • Priscila Natividade

Publicado em 8 de abril de 2019 às 07:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Evandro Veiga/ CORREIO

A falta de motivação no cargo que ocupa, o comodismo e a escassez de novos desafios são só alguns dos sintomas que tornam a zona de conforto, na verdade, algo muito desconfortável. Isto porque uma carreira estagnada diminui a produtividade, isola o profissional no ambiente de trabalho e, pior ainda, aumenta o risco de demissão. Mas como movimentar a vida profissional quando ela chega neste estágio?

“Pode parecer óbvio, mas o maior segredo é o desejo de sair dela (estagnação). É a partir daí que as mudanças acontecem e novas possibilidades começam a ser descobertas”, destaca a Coordenadora de RH da Luandre Recursos Humanos, Renata Motone.  

O alerta deve ser ligado quando a pessoa sente que deixou de aprender, que seus esforços não estão sendo reconhecidos e de que não há perspectivas de desenvolvimento ou progresso onde atua. “A zona de conforto é perigosa porque lá não acontece nada. Acabou  a época em que os profissionais visavam um conhecimento mínimo de determinada função, dedicavam-se a isso e esperavam pela aposentadoria. Hoje, as empresas esperam que seus funcionários sejam proativos e apresentem ideias e soluções”, diz Renata. 

Novas perspectivas

O fato de não ser promovido só aumenta a sensação de estagnação, como reforça o master coach e palestrante  na área de desenvolvimento humano, Wilton Neto. “’Faz quanto tempo que ninguém cogita meu nome para uma promoção dentro da empresa? Faz quanto tempo que eu não recebo um novo desafio dentro da empresa?’. E fundamental se questionar quanto a isso e entender onde se quer chegar”, recomenda.

Aí é preciso provocar essa mudança: “Olhe para si mesmo. Você precisa focar 100% no que você tem controle. Por exemplo, se o seu chefe não te reconhece, mude o seu comportamento para que comece a ser notado. Analise onde você pode melhorar e o que te motiva a ponta de tirá-lo da zona de estagnação”, fala. 

Seleçao interna

Foi justamente o que fez a supervisora de estação da CCR Metrô Rodoviária, Monique Nemer, de 32 anos. Ela entrou há cinco anos na empresa e passou três deles na Ouvidoria, tratando de manifestações e reclamações de clientes. Até que surgiu um processo seletivo interno para uma área totalmente diferente da função que atuava. 

“Sempre olhei com brilho nos olhos para a função de supervisora de estação. Era bem dinâmica e tinha tudoa ver comigo. Disputei o cargo com profissionais da área operacional e passei, mesmo sendo da ouvidoria. É a minha cara. Vivo diariamente tudo que acontece no metrô, todo o processo. A gente cuida da estação como se cuidasse da nossa casa”, garante. 

A vontade de mudar de carreira veio ao perceber que a ouvidoria tinha lhe ensinado tudo que podia. “Eu já conhecia todo o processo da ouvidoria e percebi que queria um pouco mais, uma função que cobrasse mais de mim. Gostava do atendimento ao cliente, mas queria uma atividade que me colocasse em um contato maior com este cliente”, lembra. 

A concorrência dentro da CCR pela vaga foi grande, mas a vontade de crescer de Monique era do tamanho de um trem, literalmente. “Isso (vontade de crescer)  me deu coragem de sair da área que eu estava confortável e tentar algo absolutamente novo para mim. O sonho de crescer foi maior. O segredo para dar esse pulo na carreira é ter foco. Quando você começa, tem que pensar o que quer ser e onde quer chegar, e a partir daí tomar uma decisão assertiva que te leve na direção daquilo que deseja”, completa.

AQUELE START NA CARREIRA

Mudança  A vontade de crescer, de apostar em algo novo ou reformular a sua carreira só depende de você. Identifique o que te motiva, o que pode ser um gatilho para o seu crescimento profissional. 

Disposição   Aprenda novas habilidades e sempre esteja disposto a aprender coisas que não fazem parte das suas tarefas do dia a dia.

Em constante aperfeiçoamento  E Saiba pedir feedback, mesmo que seu chefe  faça isso com frequência,  e com isso identifique os pontos nos quais  pode melhorar e a novas  formas de se envolver mais nas atividades da empresa. 

Seja, visto, lembrado e respeitado   Sempre busque interagir também nas áreas correlacionadas a sua, o que você pode fazer para facilitar a comunicação e a interação entre vocês. Outra dica é se colocar à disposição para ajudar em qualquer situação na empresa, mesmo que não seja do seu departamento. Fique atento às oportunidades. 

Esteja aberto Tenha coragem para enfrentar as mudanças que vão vir junto com a sua atitude de movimentar a sua vida profissional. Por isso, tenha bem claro os objetivos que pretende atingir, onde como e porque quer chegar naquele cargo ou posição dentro da empresa. 

Faça a diferença  A mudança transforma. Traga inovação, soluções e saia do básico e daquilo que costuma fazer sempre, daqule mesmo jeito, daquela mesma maneira. Vá além do que a empresa espera e quer de você.