A infância e as múltiplas possibilidades para aprender na  escola

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

Publicado em 27 de junho de 2020 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

As crianças pequenas precisam de encontros diversos e múltiplos para constituição da sua identidade individual e coletiva, das relações, dos vínculos e das descobertas geradoras de memórias, referências para seu desenvolvimento e para as aprendizagens que as acompanham por toda a sua vida.

A primeira infância, de 0 aos 5 anos, é um período da vida humana de grandes transformações e conquistas que se constituem, a depender das experiências e interações que tem, como uma base para toda a vida futura, já que a forma das crianças serem acolhidas e viverem na cidade, na família e na escola pode fazer uma grande diferença na construção de um futuro melhor. 

A infância é a fase em que mais são construídas as conexões neurais em relação com o corpo. E as pesquisas comprovam o valor da escola de qualidade neste período da vida, com a interação com pares que tem contextos, cultura e valores diferentes, assim como, múltiplas experiências, variadas relações e a visão sistêmica e integral do ser humano. 

Biologicamente, as crianças tem todas as disponibilidades para construir o conhecimento e para inúmeras aprendizagens. Mas a preservação disso vai depender do contexto em que se vive, os processos, as experiências e as relações. E a escola é o lugar privilegiado para essa imersão.  Escola é lugar de pensamentos, ações e sentimentos divergentes, gerando  um permanente espaço de confronto, sendo possível aprofundar e construir um outro ponto de vista, ampliando repertórios de saberes, fazeres e atitudes.

A criança como um ser humano capaz traz consigo o potencial, a relação, a criatividade, as múltiplas linguagens e a capacidade de aprender. A diferença está na capacidade de compartilhar ideias, perguntas e experiências com adultos (professores e família) e com seus pares. Juntos, crianças e adultos, na escola, são companheiros de aventuras infinitas e transformadoras, sempre em busca de uma sociedade mais humana, mais fraterna, mais solidária e flexível à mudanças, inclusive, a uma nova escola, nova sociedade, nova normalidade, pós-pandemia.

Por enquanto, seguimos em distanciamento físico, construindo uma intensa e profunda conexão social, cultural e de conhecimentos entre famílias e escola, que se complementam. Juntos se reinventam, tecendo com harmonia, como em uma dança, uma comunhão entre a ação educativa na família e na escola, uma parceria que se fortalece e é aprofundada a cada encontro, a cada partilhar, a cada aprendizado. Escola, como comunidade em aprendizagem permanente que acredita na potência das crianças e das famílias na construção de ricos processos de vida cotidiana e de pesquisas, com apoio mútuo e solidariedade, partilha de ideias, diferentes formas de encontros, e competências que são aprofundadas.  

Marília Dourado é pedagoga formada pela UFBA, fundadora e diretora da Escola Casa da Infância

Opiniões e conceitos expressos nos artigos são de responsabilidade dos autores