A redução de salários pode ser prorrogada por conta da pandemia?

tira-dúvidas finanças
29.06.2020, 05:00:00

A redução de salários pode ser prorrogada por conta da pandemia?


Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Edísio, há alguma chance da medida que permite a redução de salários ser prorrogada? André Batista

Olá André. Está aprovado pelo Senado e para sanção presidencial a alteração na MP 936 que regulamenta a redução de carga horária e salário, além da permissão da suspensão de contrato nesse período de pandemia. Valendo desde 1º de abril a MP 936 foi editada com o objetivo de ser mais um instrumento de ajuda às empresas e apoio aos trabalhadores nesse momento de crise. Como a crise pela covid-19 ainda não apresenta sinais claros de quando será o seu fim, as ações emergenciais continuam, por isso o pedido de prorrogação deve ser sancionado e editado Decreto Presidencial prorrogando os prazos máximos dos acordos de redução salarial por mais 30 dias e de suspensão dos contratos por mais 60 dias.


Venho pesquisando bastante e buscado reduzir os custos que tenho com taxas bancárias tanto da minha conta quanto dos cartões. Como fazer esta avaliação e quando realmente vale a pena migrar para outro banco? Sara Souza

Olá Sara. A primeira forma para reduzir custos bancários é readequando a utilização da conta-corrente, evitando transações que gerem custos, como transferência para outros bancos. Observe se seu banco oferece uma quantidade gratuita para esse tipo de operação e não exceda esse limite. Outra forma é buscar as opções de bancos digitais, que possuem boas plataformas e em alguns casos a taxa é zero, garantindo estrutura para as principais operações bancárias sem que tenha gastos com isso. É importante observar se os serviços oferecidos pelos bancos digitais são suficientes para sua necessidade, pois apesar da facilidade e praticidade, ainda não oferecem todos os serviços encontrados nos bancos tradicionais, mas para um consumidor normal, sem necessidade de grandes movimentações, o banco digital atende perfeitamente.


Tem dúvidas sobre finanças pessoais? Mande um e-mail para carteiracorreio@redebahia.com.br

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas