Academia de Ciências da Bahia empossa novos membros nesta quarta

salvador
05.06.2018, 18:52:00

Academia de Ciências da Bahia empossa novos membros nesta quarta

Cerimônia ocorre na noite desta quarta-feira na reitoria da Ufba

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Nove renomados professores e pesquisadores baianos tomam posse nesta quarta-feira (6) como membros da Academia de Ciências da Bahia. A cerimônia está marcada para as 18h, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Escolhidos pelo notório saber e por sua relevante atuação científica em diferentes áreas, os novos acadêmicos serão recepcionados em ato solene conduzido pelo presidente da instituição, o professor e pesquisador Jailson Bittencout de Andrade, e com participação do quadro de membros da instituição, fundada em 2010 pelo professor e ex-governador Roberto Santos.

A Academia de Ciências da Bahia é uma entidade de direito privado sem fins lucrativos cujo objetivo é contribuir para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, fomentando a ligação entre os setores acadêmico, produtivo e governamental da Bahia. Para tanto, reúne cientistas e pensadores das áreas de Ciências Exatas, Agrárias e da Terra; Ciências da Vida; Filosofia e Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; e Artes.

Como novos membros titulares da ACB, tomarão posse os seguintes professores: PhD. Edson Duarte Moreira Junior, pesquisador titular da Fiocruz-BA e líder do Centro de Pesquisa Clínica das Obras Sociais Irmã Dulce; Dr. Ferlando Lima Santos, docente no Centro de Ciências da Saúde da UFRB e no Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação; PhD. Luiz Antônio Rodrigues de Freitas, professor titular de Patologia da Faculdade de Medicina da Bahia e do Programa de Pós-Graduação em Patologia da UFBA/Fiocruz; Dra. Maria das Graças Andrade Korn, professora titular do Instituto de Química da UFBA; PhD. Pedro de Almeida Vasconcelos, professor nos Programas de Pós-Graduação em Planejamento Territorial da UCSAL e em Geografia da UFBA; Dr. Valfredo Azevedo Lemos, professor Pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); e PhD. Walter Nei Lopes dos Santos, professor titular da Universidade do Estado da Bahia/Uneb.

Como membros juniores serão empossados: Dr. Guilherme de Sousa Ribeiro, professor associado do Instituto de Saúde Coletiva (ISC-UFBA), pesquisador em Saúde Pública na Fiocruz-B e bolsista de produtividade em pesquisa nível 1D do CNPq; e Dr. Rafael Augusto de Melo, professor do Departamento de Ciência da Computação da UFBA e bolsista de produtividade em pesquisa nível 2 do CNPq.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas