Acadêmicos lançam livro digital com receitas fáceis e divertidas para famílias fazerem em casa

educamais
10.07.2020, 15:57:00
Atualizado: 10.07.2020, 16:08:58
Nos períodos em família, a recomendação é que a criança tenha contato com alimentos ricos em nutrientes para adquirir hábitos mais saudáveis (Shutterstock)

Acadêmicos lançam livro digital com receitas fáceis e divertidas para famílias fazerem em casa

Desenvolvimento contou com a participação de nutricionistas especialistas na área materno-infantil

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Pizzqueca: nome de brincadeira ou de comida? E se a resposta for “os dois”? Estudantes e professores dos cursos de Gastronomia e Nutrição da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lançaram um e-book (livro digital) com receitas fáceis e divertidas, dentre elas a pizzqueca, para pais e filhos fazerem juntos em casa. O livro on-line intitulado de “Gastronomia Divertida” é gratuito e está disponível para download

O e-book ensina a fazer sucos, doces e salgados nutritivos, além de trazer receitas saudáveis de hambúrguer de banana, brusqueta nordestina, bolinhos, cremes, tortas, sorvetes, bomba doce de tapioca, dentre outras gostosuras.
A construção do e-book contou com a participação de nutricionistas especialistas na área materno-infantil. Além de conter jogos e brincadeiras sobre educação alimentar e nutricional, o livro também apresenta instruções para uma alimentação saudável.

Nos períodos em que está com a família, a criança precisa ter contato com alimentos ricos em nutrientes e ser incentivada a adquirir hábitos mais saudáveis. Por isso, o livro também chama a atenção para os perigos de uma alimentação ruim na infância. 

De acordo com Gastronomia Divertida, “uma alimentação desequilibrada pode determinar um estado de saúde precário na infância e refletir em doenças crônicas não transmissíveis na vida adulta, além de redundar em excesso de peso e obesidade”.

“As receitas e brincadeiras foram testadas e aplicadas em escolas e creches dos municípios de Cabedelo-PB e João Pessoa-PB durante o desenvolvimento de projetos de extensão que tiveram o objetivo promover educação nutricional para escolares”, explica na introdução do livro a professora Noádia Priscila Araújo Rodrigues, do Departamento de Gastronomia da UFPB e responsável pela equipe editorial do livro.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas