Aeroporto de Salvador ficará sem ar-condicionado nesta sexta (16)

Interrupção do serviço estava previsto e faz parte do calendário de obras

  • D
  • Da Redação

Publicado em 15 de agosto de 2019 às 18:28

- Atualizado há um ano

. Crédito: Arquivo CORREIO

O sistema de ar-condicionado do Aeroporto de Salvador será desligado a partir das 8h desta sexta-feira (16) e afetará toda a área de desembarque. O comunicado foi emitido pelo próprio grupo que administra o equipamento, o Salvador Bahia Airport, que justificou que a medida terá duração de 24 horas. 

A interrupção do refrigeramento já estava prevista e faz parte das etapas das obras de requalificação do aeroporto. É necessário que o sistema seja desligado para que sejam realizadas as primeiras intervenções nas casas de máquina de ar-condicionado, já que haverá substituição dos equipamentos antigos e ineficientes por máquinas mais modernas e adequadas ao fluxo do terminal. 

O investimento deste processo é de aproximadamente R$ 10 milhões e contemplará tanto as áreas de desembarque doméstico como o internacional, além da praça de alimentação e da área de embarque do píer atual.

A troca total das máquinas de ar-condicionado acontecerá por etapas até o final do ano e novos desligamentos estão previstos até dezembro.

“Reforçamos que estes transtornos são momentâneos, para que Salvador tenha um aeroporto mais funcional e confortável antes da chegada da alta estação”, ressalta Julio Ribas, presidente do aeródromo.

Veja o andamento das obras.

Em execução: Expansão do terminal de passageiros em 22 mil m²; Modernização de banheiros e fraldários; Reforma de 9 conjuntos de sanitários e bebedouros e construção de 15 novos conjuntos climatizados (4 já entregues); Instalação de um novo sistema de manuseio de bagagem e controle de segurança; Ampliação do pátio de aeronaves; Requalificação da pista principal (10/28); Melhorias no sistema de refrigeração/ventilação; Novo sistema de detecção e combate a incêndio (não previsto no Contrato de Concessão); Implantação de nova Central de Resíduos Sólidos e de sistema de água de reuso (não previsto no Contrato de Concessão); Construção de novo píer, com 6 novas pontes de embarque; Construção de uma usina solar para abastecer o aeroporto com capacidade equivalente a de até 58 mil residências (não previsto no Contrato de Concessão); Reforma de todas as subestações de energia com painéis modernos e automáticos e aquisição de novos grupos geradores, trazendo mais confiabilidade ao sistema (não prevista no Contrato de Concessão). Entregue Reforma e melhoria da pista auxiliar (17/35) e das taxiways; Nova área de escritórios e balcões de vendas das companhias aéreas e 60% do check-in em novo layout; Estação de Tratamento de Efluentes modulável e com 99,5% de eficiência (não prevista no Contrato de Concessão); Troca de iluminação convencional por LED em todas as áreas já reformadas (não prevista no Contrato de Concessão); 6 novos elevadores e 6 novas escadas rolantes (até o final, serão respectivamente 11 e 9); Instalação de wi-fi gratuito e de alta velocidade; Instalação de 2km de tubulação para os sistemas de refrigeração/ventilação, com a construção de nova central de água gelada.