Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.
Donaldson Gomes
Publicado em 13 de fevereiro de 2019 às 16:38
- Atualizado há um ano
Em um ano, o Aeroporto Internacional de Salvador aumentou em 7,3% o seu desempenho em relação ao mesmo período do ano passado, segundo os resultados do 4º trimestre de 2018 da Pesquisa de Satisfação do Passageiro, do Ministério da Infraestrutura.
A nota do aeroporto passou de 3,91 para 4,19, considerando a escala de 1 a 5, onde 1 é "muito ruim" e 5 é "muito bom.
Os viajantes registraram ainda melhorias na qualidade da internet wi-fi disponibilizada no terminal, que evoluiu 47% em um ano.
A cordialidade do terminal baiano ficou entre os destaques, atingindo as maiores notas nos itens “cordialidade do funcionário da aduana”, com 4,69 e “cordialidade e prestatividade dos funcionários do check-in”, com 4,68.
Outro destaque foi a disponibilidade de transporte público para o aeroporto, que alcançou a nota de 4,50, evoluindo 15,4%.
A disponibilidade de tomadas também obteve aumento de 27%, de acordo com a pesquisa.
Na opinião dos passageiros, o desempenho do terminal ainda é considerado ruim nas categorias “custo-benefício do estacionamento” (2,55), “custo-benefício dos produtos de lanchonetes/restaurantes” (2,89), e também “disponibilidade e localização de bancos/caixas eletrônicos/casas de câmbio” (3,30).
A meta estabelecida pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero) é manter o índice acima de 4.
Em 2016, o aeroporto foi arrematado na última rodada de leilões realizada pelo Governo Federal. A companhia francesa Vinci Airports conquistou a concessão e começou a operar integralmente o terminal no início de 2018, substituindo a estatal Infraero.
Prêmio Aeroportos + Brasil Além da divulgação dos resultados do 4º trimestre, o ministério realizou a premiação Aeroportos + Brasil 2019, que consolida os resultados das quatro rodadas trimestrais da pesquisa de Satisfação do Passageiro.
Os aeroportos internacionais de Manaus (AM), Viracopos (SP) e Brasília (DF) foram eleitos, pelos entrevistados, os melhores terminais do Brasil. Com base nos resultados consolidados da Pesquisa de Satisfação do Passageiro, em 2018, os três aeroportos receberam o prêmio de Aeroporto + Brasil 2019, que condecorou o melhor terminal nas três categorias: até 5 milhões passageiros, de 5 a 15 milhões e acima de 15 milhões, respectivamente. A cerimônia de entrega dos troféus foi realizada, nesta quarta-feira (13), na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).