Aeroporto de Salvador melhora 7,3% em um ano, na avaliação de passageiros

farol econômico
13.02.2019, 16:38:00

Aeroporto de Salvador melhora 7,3% em um ano, na avaliação de passageiros


Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Em um ano, o Aeroporto Internacional de Salvador  aumentou em 7,3% o seu desempenho em relação ao mesmo período do ano passado, segundo os resultados do 4º trimestre de 2018 da Pesquisa de Satisfação do Passageiro, do Ministério da Infraestrutura. 

A nota do aeroporto passou de 3,91 para 4,19, considerando a escala de 1 a 5, onde 1 é "muito ruim" e 5 é "muito bom. 

Os viajantes registraram ainda melhorias na qualidade da internet wi-fi disponibilizada no terminal, que evoluiu 47% em um ano.

A cordialidade do terminal baiano ficou entre os destaques, atingindo as maiores notas nos itens “cordialidade do funcionário da aduana”, com 4,69 e “cordialidade e prestatividade dos funcionários do check-in”, com 4,68. 

Outro destaque foi a disponibilidade de transporte público para o aeroporto, que alcançou a nota de 4,50, evoluindo 15,4%. 

A disponibilidade de tomadas também obteve aumento de 27%, de acordo com a pesquisa.

Na opinião dos passageiros, o desempenho do terminal ainda é considerado ruim nas categorias “custo-benefício do estacionamento” (2,55), “custo-benefício dos produtos de lanchonetes/restaurantes” (2,89), e também “disponibilidade e localização de bancos/caixas eletrônicos/casas de câmbio” (3,30). 

A meta estabelecida pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero) é manter o índice acima de 4.

Em 2016, o aeroporto foi arrematado na última rodada de leilões realizada pelo Governo Federal.  A companhia francesa Vinci Airports conquistou a concessão e começou a operar integralmente o terminal no início de 2018, substituindo a estatal Infraero.

Prêmio Aeroportos + Brasil
Além da divulgação dos resultados do 4º trimestre, o ministério realizou a premiação Aeroportos + Brasil 2019, que consolida os resultados das quatro rodadas trimestrais da pesquisa de Satisfação do Passageiro. 

Os aeroportos internacionais de Manaus (AM), Viracopos (SP) e Brasília (DF) foram eleitos, pelos entrevistados, os melhores terminais do Brasil. Com base nos resultados consolidados da Pesquisa de Satisfação do Passageiro, em 2018, os três aeroportos receberam o prêmio de Aeroporto + Brasil 2019, que condecorou o melhor terminal nas três categorias: até 5 milhões passageiros, de 5 a 15 milhões e acima de 15 milhões, respectivamente. A cerimônia de entrega dos troféus foi realizada, nesta quarta-feira (13), na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas