Agenda Bahia acontece hoje (28), às 18h, com discussões sobre o Tempo 21

Programa será exibido no canal do YouTube e Instagram do CORREIO

  • Foto do(a) author(a) Daniel Aloísio
  • Daniel Aloísio

Publicado em 28 de outubro de 2021 às 04:40

- Atualizado há um ano

. Crédito: Arisson Marinho/CORREIO

O Agenda Bahia 2021, a 12ª edição do evento, acontece hoje, às 18h, em formato inédito. Para assistir, basta conectar no canal do YouTube e no Instagram do CORREIO (@correio24horas). O programa, dividido em quatro blocos, terá a participação de 11 especialistas do Brasil e do exterior que vão abordar temas como tecnologia, sustentabilidade, empreendedorismo e a educação na era digital, tudo isso sob o ponto de vista da inovação. A apresentação é da jornalista Rosana Jatobá.  

Dessa vez, o Agenda Bahia tem como tema principal o mote ‘Tempo 21 – O que foi ressignificado para você?’ (leia mais nas págs 22 e 23). A ideia é refletir sobre que tempos são esses que a humanidade está vivendo e apontar tendências que mostrem rumos para o futuro. Para isso, foram desenvolvidas oito trilhas que vão nortear os quatro debates: viver, criar, educar, incluir, movimentar, alimentar, sonhar e ressignificar.  

O formato de programa gravado no Agenda Bahia é diferente de como o evento aconteceu no ano passado, na edição comemorativa dos 10 anos de existência da iniciativa. “Este ano, a expectativa é atrair, além da galera cativa, um público diferente, totalmente digital e conectado com as novas formas de viver. Trazemos pela primeira vez o Agenda Bahia em formato de programa, mostrando que o CORREIO pode ir além”, afirma Luciana Gomes, gerente comercial do jornal. “Nos últimos quatro anos, o Agenda Bahia tem trazido temas que apontavam cenários e tendências sobre os impactos da transformação digital na sociedade. Mas, 2020 foi um ponto de inflexão: antecipamos dez anos em um, em diversas áreas. Ainda vivemos no campo das incertezas, a partir de mudanças tão radicais. As cidades não são mais as mesmas, nem governos e tampouco as pessoas. É sobre isso o Tempo 21. Que tempos são esses, que tempos somos nós?", conceitua Rachel Vita, curadora do Agenda Bahia.Para conceber as trilhas do evento, ela se inspirou nos trechos "transformai as velhas formas do viver", da canção Tempo Rei de Gilberto Gil, e "você tem poder para mudar o mundo", da canção Bola de Cristal. da banda BaianaSystem. 

"Nossos entrevistados deste ano trazem provocações, vivências, ressignificados e tendências. Vivemos tempos de muitas transformações. Precisamos nos preparar e trazer a agenda da sustentabilidade para os nossos dias. O Agenda Bahia pretende trazer contribuições nesse sentido", completa.

Especialistas baianos entre os protagonistas   Especialistas baianos estão entre os convidados dessa edição do Agenda Bahia: Karine Oliveira, nascida no Engenho Velho da Federação e criadora da Wakanda Educação Empreendedora; Bárbara Carine, idealizadora, sócia e consultora pedagógica da escola Afro-brasileira Maria Felipa; e o professor Nivaldo Andrade, coordenador do programa de pós-graduação da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e ex-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).  

A outra soteropolitana no evento é a apresentadora Rosana Jatobá, formada em direito pela Universidade Católica de Salvador (Ucsal) e em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/Ufba). Dentre seus trabalhos de destaque está a apresentação do Globo Rural. Após sua saída da TV Globo, Rosana dedicou a carreira à área da sustentabilidade. Ela apresenta o CBN Sustentabilidade, programa da Rádio CBN.  

"Eu recebi uma ligação da Rachel e ela achou que tinha uma sinergia entre os temas tratados aqui e minha atuação na área. Eu fiquei feliz e tomei um susto quando me dei conta do conteúdo que exploramos, pois eu não imaginava um projeto de tanta magnitude e profundidade. E fiquei feliz em saber que é o CORREIO que está protagonizando. É um projeto de cunho amplo, com conexões globais", disse a jornalista durante a gravação do programa no Grand Hotel Stela Maris, em Salvador. 

A gravação contou com uma equipe experiente formada por diretora, cinegrafista, editor, produtores, maquiadores, além de uma estrutura de refletores, duas câmeras, suporte para a mesa de corte virtual e suporte técnico de gestor de plataformas de conferência. "Nós contamos muito com a tecnologia. Trouxemos a tecnologia para discutir sobre ela", afirmou a diretora Ceci Alves, que também assinou o roteiro do programa.  "Eu fiz um roteiro pensando no tema do Agenda Bahia, na inovação, no empreendedorismo. Fiz um tecido respeitando esse conceito, as pessoas que falaram e a dinâmica imprimida: uma roda de conversa, debate e todo mundo junto, participando", explicou.   Programa terá quatro blocos  Os debates acontecerão em um cenário virtual dinâmico nas cores roxa e verde, com a identidade visual do Agenda Bahia. O programa será dividido em quatro blocos. Logo na primeira parte, Rosana Jatobá fará uma breve apresentação do tema e das trilhas.  

“Depois de tudo que aconteceu do ano passado para cá, o Agenda Bahia chega propondo uma discussão muito profícua. Este ano, nós teremos uma rodada de debates sobre temas e tendências da atualidade. Será um fórum de discursão sobre o Tempo 21, o tempo de ressignificar”, diz a apresentadora. 

Após essa introdução, o primeiro debate terá a participação de Karine Oliveira, do cineasta norte-americano David A. Wilson, do futurista e estrategista Demetrio Teodorov e da fundadora e presidente executiva da S'well, Sarah Kauss. Juntos, eles vão discutir “O criar nos novos tempos”: como o criar, o incluir e o educar podem transformar essa realidade de desigualdade social ampliada pela pandemia.  

Karine repercute o uso da língua no mundo dos negócios, especificamente como ela se valeu do bom “baianês” para fomentar o empreendedorismo periférico. “A gente tem um ouro aqui que é a nossa linguagem”, diz. Karine traduz termos difíceis do mundo das finanças para as gírias e formas de falar da Bahia.  

Já Demétrio aborda como as mudanças da pandemia impactaram o processo de aprendizagem no negócio. “Toda a mudança de comportamento que vivemos nos empurrou positivamente a ter uma nova relação com o ambiente de ensino”, defende. Sarah, por sua vez, explicou quais os pontos de atenção que uma empresa deve ter para enfrentar o futuro. “Nós não podemos pensar num ambiente sem pensar nas questões sociais”, argumenta.  

Por fim, David fala sobre o impacto que o movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam) teve na vida das pessoas. Ele explica a relação de como o movimento aconteceu nos EUA, com a morte de George Floyd, e os resquícios disso no Brasil, em especial na Bahia. "Foi um movimento global que teve impacto aqui no Brasil também com discussões. No meio da pandemia, a gente teve o caso George Floyd e houve um momento, particularmente nos Estados Unidos, e começamos a ver aqui no Brasil, onde você teve muitas empresas tentando entender como fazer melhores negócios com a comunidade negra", diz.

O primeiro bloco tem ainda a participação especial de Marcelo Fukayama, diretor executivo do Sistema B Internacional e de Fabiana Quiroga, diretora de economia circular da Braskem, que reflete sobre como é possível gerar engajamento para um futuro mais sustentável. “Precisamos agir agora e rapidamente. É necessário a implementação de uma economia circular para que possamos utilizar mais energia renovável”, defende.  

A educação no Tempo 21  No segundo debate, “O aprender no tempo 21”, os participantes discutem como o debate sobre aprendizagem ganha um novo significado com a prevalência do ensino remoto na pandemia. Aqui há a presença de Bárbara Carine, que falou sobre a atuação da Escola Maria Felipa “A gente construiu um currículo decolonial, que vai de encontro aos padrões tão fortemente incrustrados na nossa sociedade. No dia que as pessoas celebram comumente o Descobrimento do Brasil, a gente celebra a memória dos povos originários”, diz.  

O professor Marcelo Nakagawa, que ensina inovação e empreendedorismo nas principais escolas de negócios do país também participa desse bloco. “Eu fiquei fascinado com o trabalho da Bárbara, pois representa diversas novas tendência do empreendedorismo”, revela.  

Por fim, Felipe Castanhari, apresentador da série Mundo Mistério, da Netflix, e Nostalgia, no Youtube, contribui contando como ele desbravou o mundo do digital no educar. “Foi um desafio nada planejado. Iniciei o canal em 2011. Inicialmente, trazia lembranças da minha infância e depois passei a explorar outros temas, indo para o caminho educacional, o que permitiu alcançar mais pessoas”, conta.  

Esse bloco teve ainda a participação de outros convidados como Patrícia Evangelista, gerente executiva de educação profissional do Senai Bahia: “Nós precisamos ampliar as discursões acerca dos impactos no processo de educação nesse mundo transformador e tão cheios de desafios”, defende. 

Outra participação é a do educador e antropólogo português José Pacheco, idealizador da Escola Ponte, referência de inovação no seu país. “Carecemos cada vez mais de uma escola que opera uma transição paradigmática para a comunicação”, diz.  

As mudanças na cidade  “O viver [re]planejado”. Esse é o tema do terceiro bloco de debates do Agenda Bahia 2021. A discussão acontece sobre mobilidade, consumo sustentável e inclusão social. O professor Nivaldo Andrade contribui nessa parte: “O baiano gosta de espaço aberto. A gente vai ter que reinventar essas práticas, respeitando o distanciamento, até que a pandemia seja controlada”, explica.  

Para repercutir isso, foram convidados Carlos Cadena-Gaitan, ex-secretário de Mobilidade de Medellín, cidade colombiana, e Rachel Biderman, vice-presidente sênior das Américas da Conservação Internacional.

“Hoje precisamos estar mais lentos, com cidades mais coerentes com os seres humanos e com outras formas de vida”, defende Cadena.

“Eu aprendi com os colombianos, em particular com os indígenas, a importância desse ritmo lento que o Cadena nos traz. É o que precisamos enquanto humanidade”, complementa Biderman.  

Nessa parte do programa, um dos convidados especiais é o técnico de enfermagem Ricardo Gomes, que usa diariamente o monociclo elétrico para se locomover na cidade. “Foi uma economia muito grande referente ao custo do combustível, que está muito alto”, revela. O outro convidado é Carlos Neto, gerente de operações da Sotero Ambiental, empresa responsável pela coleta de lixo em alguns pontos de Salvador e tem colocado em prática projetos de tecnologia que auxiliam no trabalho dos garis.  

A importância do sonhar   O neurocientista, professor e escritor Sidarta Ribeiro é o único convidado da última etapa do programa, “O futuro através do sonhar”. Nessa parte, ele ensina como resgatar a arte de sonhar como essencial para construir o futuro. “As pessoas não dão valor ao próprio sono, tem mal humor ou dificuldade cognitiva quando desperta e isso cria uma bola de neve. Eu argumento que, para construir o nosso futuro, a gente precisa aprender a voltar a sonhar”, ensina.  

O maestro Carlos Prazeres, regente titular da Osba também vai participar dessa etapa com perguntas para o entrevistado. 

Serviço:O quê: Agenda Bahia 2021Quando: Hoje (28), às 18hOnde: Youtube ou Instagram (@correio24hotas) do CORREIOIngresso: Gratuito

O Agenda Bahia 2021 acontece no dia 28 de outubro, às 18h, pelo youtube.com/correio24h e pelo @correio24horas no Instagram. Visite o site http://bit.ly/agendabahia21 para conferir mais informações sobre o projeto. O Agenda Bahia 2021 é uma realização do CORREIO, com patrocínio da Unipar, parceria da Braskem, apoio da Sotero Ambiental, Tronox, Jotagê Engenharia, CF Refrigeração e AJL Locadora e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador, Sistema FIEB, Sebrae, Rede Bahia e GFM 90,1.

CONHEÇA OS PARTICIPANTES DO EVENTO DESTE ANO: DAVID A. WILSON 

David é empreendedor de mídia, cineasta e fundador do thegrio.com (maior portal de notícias voltado para a comunidade negra norte-americana). Também atuou como vice-presidente sênior do BET Digital, nos EUA. No Brasil, David, um dos mais respeitados especialistas em mídia negra dos EUA, co-  fundou a AFAR e a AFRO.TV em parceria com Paulo Rogério Nunes. Wilson atua ainda como palestrante e consultor em diversidade na Casé Fala. O cineasta formou-se em Comunicação pela Universidade Rowan. Trabalhou no premiado programa “48 Horas”, da CBS News, no início de sua carreira, trazendo sua experiência de ter nascido em uma comunidade pobre para a TV. Em 2005, deixou seu trabalho na CBS e co-fundou a empresa de produção cinematográfica Three Part Media LLC, onde começou a trabalhar no projeto “Meeting David Wilson”, um documentário filmado nos EUA e em Gana, que narrava sua jornada pessoal para encontrar respostas sobre as disparidades raciais. O documentário, que conta a história de sua família, estreou no MSNBC em 2008 e ganhou os prêmios Radio-Television News Directors Association e o UNITY: Journalists of Color Award. DEMETRIO TEODOROV

Demetrio é Futurista e Estrategista. Tem como propósito profissional e pessoal construir o futuro no presente. Executivo de Inovação e Digital - atuando em estratégias de Transformação Digital e Diversidade aliando Cultura de Inovação nos ambientes -, Demetrio implantou um chip NFC na mão direita para testes de interação com carro e meios de pagamento. Nos últimos 3 anos, trabalhou em estudos de comportamento de consumo e tendências de futuro com foco em Mobilidade, Experiências em lojas e Futuro do Trabalho. Com passagens por empresas do mercado financeiro, varejista e alimentícia, desenvolvendo projetos globais de inovação e digital, Demetrio é orientado para tecnologias emergentes: Realidade Aumentada e Virtual, Blockchain, Geolocalização, Wearable, Cloud, Inteligência Artificial, Chatbots, Drones e Impressoras 3D. Depois de ter estudado no Disney Institute, INSEAD, Perestroika, Harvard, MIT e Singularity direcionou o pensamento para o conceito da exponencialidade e desenvolvimento de estratégias de inovação e transformação digital. Teodorov atua como palestrante e consultor em diversidade na Casé Fala. KARINE OLIVEIRA 

Apaixonada por empreendedorismo e comunidades periféricas, Karine tem 27 anos. Há dois anos fundou a Wakanda Educação Empreendedora, uma empresa que traduz conteúdo do empreendedorismo tradicional utilizando a linguagem informal e regional como tecnologia, permitindo o acesso e fortalecimento de negócios periféricos e por necessidade. Entre as conquistas mais recentes estão a palestra TedX com o tema “A necessidade como combustível para empreender”, a participação na 5º Temporada do Shark Tank Brasil - saindo como sócia da Camila Farani -; além da capa da Forbes Under 30 de 2020 que destacou os jovens brasileiros mais influentes, empreendedores e inovadores do ano. SARAH KAUSS 

Sarah Kauss é a fundadora e presidente executiva da marca S’well. Ela é uma liderança feminina na área de produtos de consumo, com um forte histórico de lançamento de empresas, desenvolvimento de marcas de sucesso de vários milhões de dólares e na montagem de equipes de liderança sênior de alto desempenho. Uma das primeiras defensoras do ESG (Meio Ambiente, Sociedade e Governança) nos negócios, Sarah construiu um negócio de mais U$100 milhões com a S’well, criando uma nova categoria no mercado, uma marca de garrafas de água reutilizáveis, que tornou a sustentabilidade mais popular, ajudando a diminuir o consumo de mais de 4 bilhões de garrafas plásticas descartáveis. Ela foi reconhecida múltiplas vezes e homenageada no grupo"40 Under 40" da Fortune, e como EY Entrepreneurial Winning Woman. Sarah Kauss também é membro da Classe 2018 de Henry Crown Fellows e da Classe de 2020 de Braddock Scholars da Aspen Global Leaders Network, do Aspen Institute. SIDARTA RIBEIRO

Sidarta Ribeiro é professor titular de neurociências e vice-diretor do Instituto do Cérebro da UFRN, autor de mais de 100 artigos científicos e de 5 livros, entre eles O Oráculo da Noite (Cia das Letras). Tem experiência em neuroetologia, neurobiologia molecular e neurofisiologia de sistemas, com interesse nos seguintes temas: memória, sono e sonhos; plasticidade neuronal; comunicação vocal; competência simbólica em animais não humanos; psiquiatria computacional; neuroeducação; cannabis medicinal; psicodélicos e política de drogas.   FELIPE CASTANHARI

Nascido em São Paulo, Felipe Castanhari, apresentador e youtuber que figura entre os  mais conhecidos do país, agora está com a série ‘Mundo Mistério’ em um dos maiores serviços de streaming do mundo. O programa traz conteúdos sobre ciência e história. Mas, antes de chegar às telas, o apresentador ficou conhecido por seu canal no YouTube: ‘Nostalgia’, hoje com mais de 13 milhões de inscritos.  Castanhari foi eleito pela Forbes Brasil um dos jovens mais influentes do Brasil, chegando, inclusive, a palestrar em Harvard, para falar sobre universo digital e fake news, porém muito antes deste marco e popularidade, ele era designer gráfico. Criado em 2011, o Nostalgia tem em sua grade atrações como o ‘Programa Nostalgia’, ‘Nostalgia Ciência’ e ‘Nostalgia História’, entre outros. BÁRBARA CARINE

Bárbara Carine Soares Pinheiro é mãe, mulher negra cis, nordestina, professora, escritora e empresária. Formada em Química pela UFBA, mestre e doutora em Ensino de Química pela (UFBA/UEFS), atualmente é professora adjunta e vice-diretora do instituto de Química da UFBA. Bárbara é idealizadora, sócia e consultora pedagógica da escola Afro-brasileira Maria Felipa (@escolinhamariafelipa), que trabalha com abordagens pedagógicas afrobrasileira, afro-centrada, decolonial e antirracista. Influenciadora digital nas páginas @descolonizando_saberes (Instagram) e Uma Intelectual Diferentona (YouTube), é também membro permanente do corpo docente do programa de pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS). Líder do grupo de pesquisa Diversidade e Criticidade nas Ciências Naturais (DICCINA), é ainda autora dos livros "@descolonizando_saberes: mulheres negras na ciência" e "História Preta Das Coisas: 50 invenções científico-tecnológicas de pessoas negras".  MARCELO NAKAGAWA

É autor dos livros "Empreendedorismo: Elabore seu plano de negócio e faça diferença" (Ed. Senac, 2013) e "Plano de Negócio: Teoria Geral" (Ed. Manole, 2011) e co-autor de "Empreendedorismo Inovador: Como criar startups de tecnologia no Brasil" (Ed. Evora, 2012), "Sustentabilidade & Produção" (Ed. Atlas, 2011) e "Engenharia Econômica e Finanças" (Ed. Elsevier, 2009). Marcelo Nakagawa é professor de inovação e empreendedorismo das principais escolas de negócios do país, como Insper, FDC, FIA, UNICAMP, Fundação Vanzolini, USP e Instituto Butantan. É ainda coordenador adjunto da FAPESP nos programas de inovação. Tem atuado como consultor de Inovação e Transformação Digital, além de ministrar treinamentos e palestras para diversas grandes corporações como AMBEV, Bradesco, CSN, Cyrela, GSK, Itaú, Magalu, Mapfre, Pátria, Sequoia Logística, Sicredi, Stoller, Suzano, Unilever. É colunista do portal Jota e já foi colunista da Época Negócios, Estadão PME, revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, Jornal Brasil Econômico e Harvard Business Review Brasil. CARLOS CADENA-GAITAN

Carlos Cadena foi por dois anos, até o mês passado, secretário de Mobilidade de Medellín – que se propõe a ser uma Ecocidade. Cadena integra o coletivo La Ciudad Verde e é coordenador do Centro de Estudos Urbanos e Ambientais da Universidade colombiana EAFIT. Estudante de ioga, professor e ciclista urbano, obteve seu Ph.D. na Universidade de Maastricht, em 2014, e desde então é pesquisador afiliado do Instituto de Pesquisa Econômica e Social em Inovação e Tecnologia da Universidade das Nações Unidas de Maastricht (UNU-MERIT), dentro do (s) grupo (s) de Pesquisa: Desenvolvimento Sustentável, Inovação e Societal Transições. Ele também participa como um dos pesquisadores do PEAK Urban; um projeto multinacional liderado pela Oxford University, em aliança com a EAFIT University, a Cape Town University, a Peking University e o Indian Institute for Human Settlements. Carlos foi o diretor do 4º Fórum Mundial da Bicicleta, que reuniu 7 mil pessoas em Medellín (2015). Devido a esse papel e outras iniciativas de arte e ativismo urbano, ele recebeu o Prêmio “Líder de Sustentabilidade do Futuro” 2015 do Danish Think-Tank Sustainia, e foi nomeado para o “Prêmio de Liderança Inspirada” pelo The Performance Theatre em Londres. Nas redes sociais: @cadenagaitan. Seus principais interesses de pesquisa incluem transporte urbano, qualidade do ar, governança urbana e educação para o desenvolvimento sustentável. NIVALDO ANDRADE

Nivaldo vai trazer o tema do impacto da pandemia nas cidades e as tendências para replanejar os espaços urbanos. Ele é um dos coordenadores do Congresso Internacional de Arquitetura, que ocorreu no Brasil em julho deste ano. Graduado, mestre e doutor em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA. Pós-doutorado junto à École d’Urbanisme de Paris, Université de Paris-Est. Professor associado da Faculdade de Arquitetura da UFBA (Faufba), onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA. Foi presidente nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e secretário executivo da Federación Panamericana de Asociaciones de Arquitectos (FPAA). É membro do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e coordenador do Fórum Nacional de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro. Em 2019, publicou pela Edufba a coleção Arquitetura Moderna na Bahia (1947-1951), em cinco volumes, que em 2020 recebeu o Prêmio da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (ANPARQ) na categoria Livro autoral. RACHEL BIDERMAN

Após liderar por quatro anos a WRI (World Resources Institute no Brasil), Rachel Biderman é atualmente vice-presidente sênior das Américas da Conservação Internacional, atuando em nove países da região. Advogada, Biderman é mestre em Ciência Ambiental (USP) e Direito Internacional (American University), doutora em Gestão Pública (FGV-SP