Agenda Bahia: dados sensíveis e porquê você precisa se preocupar com eles

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) O Que A BA Quer Saber
  • O Que A BA Quer Saber

Publicado em 25 de dezembro de 2020 às 09:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Mais um podcast especial, parte do Fórum Agenda Bahia 2020!

Dentre tantas coisas que aconteceram em 2020, uma é especialmente importante para todos nós, que usamos internet: a implantação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Um dos pontos mais importantes dessa lei fala sobre os dados sensíveis - dados extremamente pessoais e que podem gerar algum tipo de discriminação sobre o indivíduo.

Nesse programa, vamos debater porque é tão importante garantir uma segurança extra a esses dados pessoais sensíveis. Especialmente, em duas áreas: saúde e segurança pública. Essa última, por sinal, tem uma brecha para não aplicar algumas exigências da LGPD.

Por que você deve se importar com isso? Já imaginou seus exames circulando pela internet sem qualquer controle? Dados sobre o seu histórico de doenças ou o seu material genético abertos?

Já pensou um mundo em que você pode ser monitorado e ter o seu rosto reconhecidos por câmeras da polícia? Um mundo em que você pode ser preso por engano, graças ao erro de um algoritmo responsável por escanear seu rosto e cruzá-lo com um banco de dados?

Nada disso é futurismo: já está acontecendo no mundo atual, e a proteção da LGPD sobre os dados sensíveis vem justamente para tentar corrigir isso. Como podemos, enquanto cidadãos, exigir que o poder público e as empresas protejam esses dados tão especiais?

Escolha o seu aplicativo favorito para ouvir o nosso podcast:

Para ouvir no Deezer, clique aqui. Para ouvir no Spotify, clique aqui. Para ouvir no Apple Podcasts, clique aqui. Para ouvir no Google Podcasts, clique aqui. 

Para esse podcast, ouvimos Ana Paula de Moraes, advogada especialista em direito e segurança digital. Também ouvimos Renata Barros Souto Maior Baião, juíza do Tribunal de Justiça de São Paulo e especialista em direito digital.

O programa também traz Luiz Fábio Lourenço, pesquisador da UFBA especialista em segurança pública; Luciene Santana, pesquisadora da Iniciativa Negra e da Rede de Observatórios de Segurança; além de José Borbolla Neto, especialista em data science e coordenador dos cursos de dados da Digital House.

Você também pode ouvir no player abaixo ou fazendo o download:

Fórum Agenda Bahia 2020 é uma realização do CORREIO, com patrocínio do Hapvida, parceria do Sebrae, apoio da Braskem, Claro, Sistema FIEB, SmartIE, SINDIMIBA e BATTRE e apoio institucional da Rede Bahia e GFM 90,1.

>> Leia aqui todas as notícias do Fórum Agenda Bahia 2020

-

QUE PODCAST É ESSE? O que a Bahia Quer Saber é uma produção diária do CORREIO. Nele, trazemos sempre programas temáticos, debatendo algum conteúdo extremamente local - ou seja, um assunto que interessa direamente à vida de quem mora em Salvador e na Bahia.

MAS O QUE É PODCAST? É um programa de áudio igualzinho a um de rádio, mas que você pode ouvir quando, onde e como quiser - pulando, pausando ou adiantando os trechos, se preferir. Basta ter um aplicativo de músicas (como Spotify), um aplicativo para podcasts (do Google ou da Apple) ou simplesmente dar o play na janela acima.

>> Clique aqui para ver episódios anteriores do O Que a Bahia Quer Saber