Alckmin se filia ao PSB e abre caminho para chapa com Lula

Assinatura do termo de filiação aconteceu nesta quarta-feira (23)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 23 de março de 2022 às 13:15

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reprodução/Redes Sociais

O ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, filiou-se nesta quarta-feira (23) ao PSB, após passar mais de 30 anos no PSDB. A perspectiva do político é ser candidato a vice do ex-presidente Lula (PT). Alckmin afirmou que o petista representa a "esperança".

"Temos que ter os olhos abertos para enxergar, a humildade para entender que ele [Lula] é hoje o que melhor interpreta o sentimento de esperança do povo. Ele representa a própria democracia porque ele é fruto da democracia", disse o ex-tucano durante a filiação. 

"Alguns podem estranhar. Eu disputei com o presidente Lula a eleição em 2006 e fomos para o segundo turno, mas nunca colocamos em risco a questão democrática, nunca. O debate era de outro nível, nunca se questionou a democracia".

No discurso logo após assinar a ficha de filiação, Alckmin iniciou saudando os "companheiros e companheiras" e também fez citação específica a integrantes do PT. "Saúdo a presidente [do PT] deputada Gleisi Hoffmann, abraçando todos os deputados, senadores e lideranças do PT", disse.

O ex-governador paulista migrou ao PSB sem levar políticos de peso ao novo partido, mas com o trunfo de garantir à sigla a cadeira de vice na chapa do ex-presidente Lula (PT).