Alô, Roger! A hora de agir é agora

rafael santana
30.10.2019, 05:00:00

Alô, Roger! A hora de agir é agora

Depois de anos evoluindo, subindo degrau a degrau, da luta para permanecer na Série A à conquista de uma vaga na Sul-Americana, o Bahia de Roger Machado colocou o sarrafo tão no alto que agora sofre com a ira de uma torcida impaciente com o momento de instabilidade da equipe. 

Não é para menos, afinal a sequência de quatro jogos sem vencer em casa, sendo três derrotas, pode custar o sonho da Libertadores, que, convenhamos, é mais sonho do que realidade. Pela distância que ainda existe para clubes como Grêmio, Internacional e Athletico-PR, de orçamento e de qualidade de elenco, a cereja do bolo tricolor não é nada fácil de se conquistar. 

Por que, então, a irritação da torcida chegou a níveis tão altos? Justamente pelo que o Bahia entregou desde a chegada de Roger Machado, uma equipe altamente competitiva, organizada defensivamente e eficiente na hora de contra-atacar. Triunfos com autoridade como aqueles conquistados contra Flamengo, em Salvador, e Grêmio, em Porto Alegre, colocaram a confiança um patamar acima. Ver a chance de entrar no G6 escapar é dolorido e se reflete em vaias após mais uma derrota na Fonte Nova.

De fato, há um problema. Nem mesmo o técnico Roger Machado, ou o presidente Bellintani, varreram para debaixo do tapete. O elenco tricolor, jovem ou desacostumado a brigar por grandes objetivos, sentiu o peso do momento. O grupo que leva as equipes do Campeonato Brasileiro para a Libertadores estava ali, ao alcance das mãos, porém a ansiedade bateu mais forte, a perna pesou e a cabeça criou uma barreira que permitiu que os jogadores sucumbissem a uma série de erros raros se comparado com o desempenho do time no primeiro turno. Para piorar, peças importantes, como Moisés, que se lesionou, e Gilberto, em má fase, abriram um buraco na equipe.

Considerando que jogar a toalha não é opção, já que o tricolor ainda está no bolo e a distância para o Internacional, quinto colocado, é de quatro pontos, a primeira coisa a fazer é recuperar o emocional dos atletas. Fazê-los entender que não tem nada perdido, usando como parâmetro eles próprios, tudo o que já fizeram até esse momento, mas lembrando que nada terá valido a pena se a equipe cambalear entre resultados ruins, principalmente dentro de casa, até o final da competição.

A outra correção precisa ser feita dentro das quatro linhas, por mais que Roger Machado tenha explicado o quanto é difícil promover alterações na equipe a essa altura do campeonato, seja de peças ou no jeito de jogar. O fato é: se não está funcionando, é preciso mudar. Ele tentou algo diferente ao escalar João Pedro na vaga do questionado Alejandro Guerra, atuando no meio-campo, mas não funcionou. Creio que seguirá dando oportunidade a Marco Antônio, tendo em vista que, apesar da dificuldade em ajudar na marcação, ele tem sido a peça desequilibrante no sistema ofensivo. 

Seja qual for a medida que o treinador tricolor julgue necessária para corrigir o rumo do time, é preciso agir rápido, pois o Campeonato Brasileiro entra nas suas dez rodadas finais, para o Bahia, quinta-feira, contra o Santos, na Vila Belmiro.

Rafael Santana é repórter do globoesporte.com.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/medo-de-ter-contato-novamente-diz-professora-intoxicada-por-oleo-em-itapua/
Tailane diz que também abrirá mão de caminhadas na areia da praia
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/corpo-da-modelo-que-caiu-de-jet-ski-em-barragem-na-bahia-e-encontrado/
Natural de Jacobina, jovem havia desaparecido em Ponto Novo no último sábado 
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/projeto-comprova-faz-aulao-sobre-como-verificar-conteudos-falsos-nas-redes-assista/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/modelo-de-18-anos-desaparece-apos-cair-de-jet-ski-em-barragem-na-bahia/
Buscas continuam em Ponto Novo; jovem é natural de Jacobina
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/astros-das-series-la-casa-de-papel-e-esquadrao-6-vem-ao-brasil/
Netflix confirmou presença dos artistas em paineis na CCXP 2019, no dia 8 de dezembro em São Paulo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/descarte-de-500-kg-de-petroleo-cru-em-area-ambiental-de-marau-e-investigado/
Prefeitura nega responsabilidade e diz que investiga culpados
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/gilberto-grava-video-com-pedido-de-desculpas-a-torcida-do-bahia/
Atacante causou polêmica após derrota por 3x1 para o Flamengo; veja aqui
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/mp-denuncia-policiais-por-abuso-contra-cliente-agredido-na-caixa/
Militares deram 'mata-leão' no empresário Crispim Terral na frente da filha de 15 anos
Ler Mais