Alta procura por vacina contra gripe altera pontos de vacinação em Salvador

Doses da vacina contra a influenza previstas para durarem duas semanas acabaram em três dias em Salvador

  • D
  • Da Redação

Publicado em 26 de março de 2020 às 16:32

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

As doses da vacina contra a influenza previstas para durarem duas semanas acabaram em três dias em Salvador. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, mais de 114 mil idosos e trabalhadores da saúde foram imunizados contra o vírus. A grande procura fez a secretaria implementar novas estratégias de imunização. A mudança deve valer apenas para esta sexta-feira (27), já que a Prefeitura aguarda a chegada de vacinas do Ministério da Saúde. 

A vacinação ocorrerá apenas em dois postos por bairro, totalizando 24 unidades de vacinação, além do sistema de drive-thru que acontece no Centro de Saúde Clementino Fraga (5º centro) e no Centro de Convenções, das 8h às 13h. 

De acordo com o titular da pasta, Leo Prates, a implantação do sistema drive-thru, com vacinação de idosos no próprio carro, garantiu o sucesso da campanha e a adesão à mobilização. A ação evitou aglomeração de pessoas em um momento que o Ministério da Saúde aconselha o isolamento social por causa do avanço da pandemia do novo coronavírus.“Vacinamos em três dias o que estava previsto para pelo menos 15 dias de campanha. Conseguimos atingir um número recorde de indivíduos protegidos logo no início da campanha”, comemorou o secretário.Leo Prates destacou ainda que o município já solicitou ao governo federal a reposição das vacinas para garantir a proteção da população. “Já formalizamos junto ao Ministério da Saúde o pedido de uma nova remessa de vacinas para reforçar o estoque em Salvador. Com esse aporte de aproximadamente 80 mil novas doses, que devem chegar já na segunda-feira (30), retomamos a rotina normal da vacinação”, explicou.

Durante anúncio de novas medidas contra o coronavírus, no bairro do Uruguai, na tarde desta quinta, o prefeito ACM Neto afirmou que os postos devem funcionar das 8h às 13h nesta sexta. O horário pode ser prorrogado a depender da demanda ao longo do dia. Já no final de semana, não há vacinação. “Segunda todos os postos de vacinação funcionam normalmente. Outro lote está a caminho e chega amanhã em Salvador para segunda teremos todos os postos funcionando”, disse o prefeito.

Etapas Nessa primeira etapa da campanha, que vai até 17 de abril, estão sendo vacinados idosos (acima de 60 anos) e trabalhadores de saúde como enfermeiros, higienizadores, condutores de ambulância e demais profissionais que atuam diretamente no setor. 

Calendário A vacinação para os maiores de 60 anos ocorrerá de acordo com o seguinte calendário. Até esta sexta-feira (27), serão imunizados idosos nascidos em janeiro, fevereiro e março. De segunda-feira (30) até o próximo dia 3, é a vez dos nascidos em abril, maio e junho. Dos dias 6 a 10 de abril, o imunobiológico será aplicado aos nascidos em julho, agosto e setembro. Por fim, a vacinação para os nascidos em outubro, novembro e dezembro acontece nos dias 13 a 17 de abril.

Dia D A campanha de vacinação contra a influenza seguirá até dia 22 de maio, sendo 9 de maio o dia “D” de mobilização nacional. A vacina estará disponível em três fases para os grupos prioritários. Depois dos idosos (a partir de 60 anos) e trabalhadores de saúde, serão imunizadas as puérperas (mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias), jovens de 12 a 21 anos de sob medidas socioeducativas e professores, além de portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. A meta é vacinar quase 900 mil pessoas em Salvador.

SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DO SALVADOR DIRETORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE COORDENADORIA DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE RELAÇÃO DE UNIDADES DE SAÚDE PARA VACINAÇÃO INFLUENZA - 27/03/2020 Distrito Sanitário Unidade Nº Unidades Por DS Barra/Rio Vermelho USF Clementino Fraga 2 USF Prof. Sabino Silva - Nordeste Boca do Rio UBS Dr. César de Araújo 2 USF Zulmira Barros – Costa Azul Brotas UBS Major Cosme de Farias 2 UBS Manoel Vitorino Cabula/Beirú UBS Eunísio Teixeira 2 USF Raimundo Agripino - Sussuarana Cajazeiras UBS Nelson Piauhy Dourado 2 USF Cajazeiras X Centro Histórico Multicentro Carlos Gomes 2 UBS Ramiro Azevedo Itapagipe USF Joanes Leste 2 UBS Ministro Alkcmin Itapuã UBS Prof. Mariane 2 USF Mussurunga Liberdade Multicentro Liberdade 2 USF San Martin I Pau da Lima UBS Castelo Branco 2 USF Canabrava São Caetano/Valéria UBS Dr. Péricles Laranjeira 2 UBS Frei Beijamin Subúrbio Ferroviário UBS Sergio Arouca 4 USF Ilha Maré e Bom Jesus dos Passos (Ilhas) USF Ilha Amarela Total Geral 26