Anvisa recomenda exigência de vacinação contra covid para entrada no Brasil

Quem não tiver como comprovar vacinação poderia cumprir quarentena de 14 dias

Publicado em 25 de novembro de 2021 às 14:51

- Atualizado há 10 meses

. Crédito: Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou, nesta quinta-feira (25), duas notas técnicas com orientações sobre a entrada de viajantes no Brasil. A agência recomenda que o governo brasileiro exija apresentação de certificado de vacinação contra a covid-19 de viajantes que chegam de outros países.

A ideia é ajudar na tomada de decisões dos ministérios, oferecendo uma recomendação técnica em relação a possíveis restrições na entrada de pessoas ao Brasil. As notas já foram enviadas à Casa Civil no último dia 12.

Uma das notas tem recomendações para quem chega por terra e outra para quem chega de avião. A recomendação para exigir a vacinação está nas duas. 

"A inexistência de uma política de cobrança dos certificados de vacinação pode propiciar que o Brasil se torne um dos países de escolha para os turistas e viajantes não vacinados, o que é indesejado do ponto de vista do risco que esse grupo representa para a população brasileira e para o Sistema Único de Saúde", justifica a Anvisa nos dois textos.

Se o Ministério da Saúde acolher a recomendação, o visitante que vier ao Brasil deverá estar vacinado com as duas doses da vacina contra covid-19 há pelo menos 14 dias. No caso de transporte aéreo, deve ainda apresentar um teste negativo para a doença.

No caso de transporte terrestres, profissionais do tranporte de cargas ficariam dispensados da exigência. Também poderiam ser dispensados os que vêm de países "em que cobertura vacinal tenha atingido a imunidade coletiva ou que esteja em níveis de cobertura vacinal e contexto epidemiológico considerados seguros."

Quarentena A Organização Mundial de Saúde (OMS) não recomenda a exigência da vacinação por conta da desigualdade dos dados da imunização por todo mundo. A maioria dos países pobres ainda está bem atrás na vacinação.

A Anvisa diz que respeita a OMS e afirma que o passaporte vacinal não seria a única maneira de entrar no Brasil. "Se o viajante, por qualquer razão, ainda não estiver vacinado, ele deverá se submeter à quarentena, conforme manifestações reiteradas da Anvisa desde novembro de 2020", diz a agência.