Apontado como gerente do tráfico em Saubara é morto pela polícia

bahia
14.08.2019, 22:52:00
Atualizado: 14.08.2019, 22:55:00
Foram apreendidos arma, cocaína, crack e dois cadernos com a contabilidade do tráfico (Divulgação SSP/BA)

Apontado como gerente do tráfico em Saubara é morto pela polícia

Cidade tem a mais alta taxa de homicídios do estado, segundo Atlas da Violência

Wesley Santana de Jesus, 20 anos, foi morto durante confronto com equipes da 20ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Saubara), em Bom Jesus dos Pobres, na noite dessa terça-feira (13).

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), ele era gerente do tráfico em Saubara, no Recôncavo baiano - cidade mais violenta do estado, com taxa de homicídios de 125,8 por cada 100 mil habitantes, segundo o Atlas da Violência dos Municípios, elaborado pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro da Segurança Pública (FBSP) e divulgado na semana passada.

Ainda segundo a polícia, Wesley foi encontrado com uma pistola, munições, 87 pinos de cocaína, 77 pedras de crack e dois cadernos com anotações da contabilidade do comércio de drogas. De acordo com o delegado Felipe Madureira, o suspeito era investigado por dois homicídios cometidos no começo deste ano e ligados ao tráfico.

“Ele era braço-direito do traficante Ednaldo, o Nal”, reforçou o comandante da 20ª CIPM, tenente-coronel Melo Neto, sem dar detalhes sobre Nal.

A SSP-BA informou que Wesley e os comparsas perceberam a aproximação dos policiais e atiraram contra as equipes. Wesley ficou ferido e foi encaminhado para o Hospital Municipal da região, mas não resistiu. O caso foi registrado na Delegacia Territorial de Saubara.

Violência
São duas as facções que atuam na região de Saubara, e o problema é localizado em dois distritos praianos: Cabuçu, área de atuação do Bonde do Maluco (BDM), e Bom Jesus dos Pobres, onde está presente a Katiara.

O problema afeta principalmente as áreas de veraneio, onde residências têm sido invadidas por traficantes, o que afugenta moradores até com toque de recolher, como o CORREIO mostrou em reportagem do dia 19 de julho de 2019.

A cidade de Saubara tem pouco menos de 12 mil habitantes e passou a ser alvo de traficantes com a busca de moradores de Feira de Santana - base de atuação da Katiara - pelas praias do local, até há uns dois anos consideradas pacatas.

Segundo moradores, as invasões aos imóveis têm ocorrido mais para vender os objetos roubados e comprar drogas, ou fazer a troca diretamente. Em alguns casos, as casas são invadidas mesmo com a presença de caseiros. Em Cabuçu, várias casas estão à venda, duas delas, as mais famosas, são da cantora Maria Bethânia - R$ 2,5 milhões é o preço total dos dois imóveis da artista.

A Prefeitura de Saubara informou que “tem ampliado às ações de proteção social por meio da oferta dos benefícios e serviços socioassistenciais em todo o município”.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/girassol-whindersson-nunes-e-priscilla-alcantara-lancam-musica/
A música já está disponível em plataformas digitais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/carolina-ferraz-diz-que-nao-vai-mais-atuar-em-novelas/
Ela diz que vai continuar atuando em filmes e minisséries
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ufrb-aluno-diz-que-recusou-prova-de-professora-negra-por-questao-de-energia/
Vídeo mostra Danilo com mala e sacola conversando com delegado e professor na Rodoviária de Salvador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/meu-deus-do-ceu-mataram-morador-gravou-morte-de-suspeito-de-assalto/
Comparsa foi agredido; população evitou roubo de carro na Ribeira
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/vencedor-do-festival-de-berlim-synonymes-estreia-em-salvador/
Longa-metragem narra história de um soldado israelense que foge para Paris
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/suspense-em-familia-a-moda-de-agatha-christie/
Com três indicações ao Globo de Ouro, Entre Facas e Segredos revive o velho e bom clima de “quem matou?”
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/estudante-acusado-de-racismo-tentou-usar-cota-para-entrar-na-ufrb/
Ele teve o pedido negado, mas tentou recurso para conseguir vaga
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/estudante-e-hostilizado-em-residencia-vamos-ver-com-quantos-paus-se-mata-um-racista/
Caso ocorreu na residência universitária onde morava o estudante que se recusou a receber prova de professora negra
Ler Mais