Após atrasos, Fiocruz anuncia produção em massa de vacina contra covid-19

coronavírus
08.03.2021, 12:23:32
Atualizado: 08.03.2021, 12:48:12
(Divulgação/Fiocruz)

Após atrasos, Fiocruz anuncia produção em massa de vacina contra covid-19

Objetivo da fundação é que primeiras 3,8 milhões de doses sejam entregues no fim de março

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vai anunciar nesta segunda-feira (8) o início da produção em larga escala da vacina de Oxford/AstraZeneca contra a covid-19.

Segundo a fundação, serão produzidas até 600 mil doses por dia — com expectativa de aumento para 1,3 milhão até o fim do mês. Com isso, a expectativa inicial é de que 3,8 milhões de vacinas sejam produzidas no Brasil, com entrega ao governo federal nos dias 23 e 24 deste mês.

O início da produção se dará por conta da avaliação satisfatória do lote-teste de 400 mil doses, produzidas através do ingrediente farmacêutico ativo (IFA) oriundo da China.

Ainda nesta semana, os dados produzidos pela avaliação do lote-teste serão encaminhados à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Caso tudo prossiga bem, será possível a autorização do registro definitivo da vacina.

Atrasos
A data de entrega inicial dos dados sobre o lote-teste da vacina de Oxford/AstraZeneca era no dia 17 de fevereiro, no entanto, houve um atraso na apresentação do material provocado por um equipamento que envasa as doses da vacina.

O atraso fez com que o Ministério da Saúde modificasse as expectativas de recebimento das doses, que foram reduzidas de 15 milhões para apenas 3,8 milhões.

No entanto, a expectativa da Anvisa é positiva, pois os gargalos para a produção do imunizante estão estão sendo superados. De acordo com a fundação, abril possivelmente será o mês de maior produção da vacina com fluxo contínuo.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas