Após três anos sem desfilar, Baleia Rosa volta à Lavagem de Itapuã; veja programação

salvador
15.02.2017, 06:00:00

Após três anos sem desfilar, Baleia Rosa volta à Lavagem de Itapuã; veja programação

Café da manhã de Dona Niçu também estará presente neste ano; Prefeitura de Salvador preparou operação para a festa

Atração tradicional da Lavagem de Itapuã, a Baleia Rosa retorna ao cortejo nesta quinta-feira (16), após um hiato de três anos. A baleia inflável de nove metros leva amor e muita alegria para a festa de largo, segundo o coordenador do bloco e filho de um dos criadores, o produtor cultural Cristiano Loureiro.

"A festa da Baleia Rosa foi criada por Wally Salomão, João Loureiro e Gilberto Gil em 1987", conta Cristiano. "Foi uma homenagem à atividade econômica de Itapuã que eram as baleias, que encalhavam ou eram pescadas por baleeiros para fazer óleo e exportar para a Europa", completa.

(Foto: Arquivo Pessoal)

Para comemorar o retorno dessa tradição e também seus 30 anos, Cristiano e colegas prepararam um percurso especial. "Ela vai chegar do mar, para ser recebida pelo bloco afro Malê Debalê, a cantora Lia Chaves e o instrumentista Fabrício Rios". Os artistas vão tocar uma música em homenagem ao aniversário da baleia, composta por Fabrício e Cristiano. Depois, a baleia segue no cortejo.

Programação

  • 2h: O bando anunciador, grupo de percussionistas e senhores e senhoras da comunidade percorrem as ruas do bairro, anunciando a festa da lavagem, com fogos de artifício e cânticos;
  • 5h: Alvorada com queima de fogos de artifícios;
  • 5h (horário aproximado): Após a alvorada começa a lavagem das escadarias da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã. Idealizada por Dona Niçu, quem dá continuidade é sua família. Depois do samba de roda, o evento termina com um grande café da manhã para todos os participantes;
  • 7h: Missa católica na Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã;
  • 10h (horário aproximado): Cortejo com cerca de 200 baianas sai de Piatã e vai até a Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã, onde ocorre a lavagem, por volta das 11h30.
Lavagem de Itapuã completa 112 anos nesta quinta-feira (16)
(Foto: Arquivo CORREIO)

Trânsito
Entre 7h e 19h, o tráfego de veículos será proibido nas principais vias do bairro, com a implantação de 12 barreiras provisórias, localizadas nas ruas Aristides Milton/Rotatória do Posto 12 (sentido Centro); Aristides Milton/Rua João do Peixe (ao lado do Shopping Itapuã); Aristides Milton / Praça Dorival Caymmi; e nas avenidas Octávio Mangabeira/Rua Beiju Pira; Octávio Mangabeira / Rua Sargento Renato Santos; Octávio Mangabeira / Rua Sargento Pedro Cruz; Octávio Mangabeira / Rua Carapeba; Octávio Mangabeira / Rua Albacora; Octávio Mangabeira / Pirambeba; Octávio Mangabeira / Rua João da Silva Rego; Octávio Mangabeira / Rua Aristóteles da Costa Leal; e Octávio Mangabeira / Rua Yemanjá (ao lado do Habib’s).

As interdições viárias ocorrem também nas seguintes vias: Avenida Octávio Mangabeira, a partir da Rua Iemanjá; Praça da Sereia; Avenida Dorival Caymmi, entre a Praça da Sereia e a Rua Clementino Heitor de Carvalho; e na Rua Aristides Milton, entre a Praça da Sereia e o acesso à Ladeira do Abaeté.

Veículos com destino ao Centro têm como opção o viaduto Mário Andreaza, pelas avenidas Paralela e Orlando Gomes, até retornar para a Octávio Mangabeira. Os que seguem no sentido Itapuã devem acessar a Octávio Mangabeira, com retorno em frente ao estacionamento Sol Park e seguindo para o outro sentido da via, alcançando a Orlando Gomes e Paralela até chegarem a Dorival Caymmi. Das 19h às 2h, ficam proibidos também o tráfego e o estacionamento de automóveis na Rua Aristides Milton, na Praça Dorival Caymmi e nas ruas Genebaldo Figueiredo, João do Peixe e Arnaldo Francelino.

Automóveis que circulariam pelo trecho interditado, com destino à Rua Professor Souza Brito, Jardim Encantamento, Loteamento Pedra do Sal, Alameda da Praia e adjacências terão como opção trafegar pela Dorival Caymmi, seguindo pela Rua Paulo Afonso Baqueiro, Ladeira do Mirante do Abaeté, Largo do Abaeté e Ladeira do Abaeté. Quem precisa circular em direção à Nova Brasília de Itapuã terá como opção de tráfego a Dorival Caymmi, passando pela Rua Paulo Afonso Baqueiro, Ladeira do Mirante do Abaeté e o Largo do Abaeté.

Transporte
A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) determinou a oferta de nove ônibus extras da frota reguladora. Os ônibus estarão disponíveis das 17h às 23h na Estação Mussurunga e terão itinerários distribuídos pelas três áreas da cidade (Orla, Centro e Subúrbio), de acordo com a demanda. Além disso, o tráfego do trecho compreendido entre Piatã, o Largo de Cira e a Avenida Dorival Caymmi (retorno antes do Bompreço até a Sereia de Itapuã) será interditado das 7h às 19h. 

Haverá ainda mudanças nas linhas de ônibus que operam no local, que farão os seguintes itinerários: sentido Centro - Viaduto Mário Andreazza, avenidas Paralela, Orlando Gomes e Octávio mangabeira, sendo que, a partir deste ponto, retomam o itinerário normal; sentido Itapuã - Octávio Mangabeira, com retorno em frente à guarita de acesso ao estacionamento Sol Park, Octávio Mangabeira, Orlando Gomes, Paralela e Dorival Caymmi, sendo que, a partir deste ponto, os veículos retomam o itinerário convencional.

Já os veículos com destino à Rua Professor Souza Brito, Jardim Encantamento, Loteamento Pedra do Sal, Alameda da Praia e adjacência terão como opção de tráfego seguir pela Avenida Dorival Caymmi, Rua Paulo Afonso Baqueiro, Ladeira do Mirante do Abaeté, Largo do Abaeté e Ladeira do Abaeté. A partir deste ponto, retomam o itinerário normal.

Para aqueles com destino a Nova Brasília de Itapuã, há opção de tráfego pela Avenida Dorival Caymmi, Rua Paulo Afonso Baqueiro, Ladeira do Mirante do Abaeté, Largo do Abaeté e Ladeira do Abaeté. A partir deste ponto, retomam o itinerário normal. A partir das 19h, o trecho será liberado e os coletivos retomam o roteiro de rotina.

Ambulantes
Cerca de 390 ambulantes estão credenciados para a festa. com efetivo de 70 agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) para ordenamento do comércio informal. Além disso, a pasta realiza ações nas áreas de iluminação, combate à poluição sonora e na oferta de serviços de segurança marítima, por meio do Salvamar, que manterá quatro postos de plantão nas imediações da festa.

Durante a lavagem, os filhos de ambulantes poderão passar o dia no espaço de convivência instalado pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) na Escola Municipal Manuel Lisboa, localizada na Rua Antonino Casaes. O local funcionará das 8h às 17h, com capacidade para acolher 30 crianças e adolescentes com idades entre 0 e 17 anos. Uma equipe técnica, formada por 21 profissionais, realizará atendimento em tempo integral ofertando todos os cuidados necessários, como cinco refeições e higiene pessoal.

Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) manterá serviços por meio da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Hélio Machado, localizada nas imediações da festa. Além disso, as unidades do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) das proximidades estarão de sobreaviso, prontas para atuar sempre que necessário.

Segurança
A Guarda Civil Municipal atuará como suporte às ações das demais secretarias, além de efetuar rondas no perímetro da festa, garantindo apoio às ações de segurança dos foliões e do patrimônio público.

A Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) preparou uma operação para a lavagem. Mais de 700 homens e mulheres das três forças policias estarão distribuídos no trajeto da festa. O Corpo de Bombeiros Militares montou postos de salvamento marítimo nas praias de Jaguaribe, Piatã, Placaford, Itapuã.

***

Em tempos de desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informações nas quais você pode confiar. E para isso precisamos de uma equipe de colaboradores e jornalistas apurando os fatos e se dedicando a entregar conteúdo de qualidade e feito na Bahia. Já pensou que você além de se manter informado com conteúdo confiável, ainda pode apoiar o que é produzido pelo jornalismo profissional baiano? E melhor, custa muito pouco. Assine o jornal.


Relacionadas