Aprenda com o especialista a misturar as cores dos batons e crie sua própria maquiagem

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Gabriela Cruz
  • Gabriela Cruz

Publicado em 21 de julho de 2015 às 05:54

- Atualizado há um ano

A modelo Maria Carolina com a boca coral (look 1) incrementada com brilho labial (fotos de Angeluci Figueiredo)Kal Nascimento sempre cria um batom para as noivas que maquia na Maison da Beleza. Ele mistura duas ou mais tonalidades até chegar na cor exclusiva. “A dica para quem quer fazer o mesmo no dia a dia é perder o medo de sair misturando. Ir testando em casa, em um momento de descontração, até chegar nas cores que mais gosta”, diz o maquiador de O Boticário, que a convite do CORREIO criou novas cores nos lábios da modelo Maria Carolina.

Antes de fazer o mesmo, confira algumas regrinhas que facilitam o processo. “Se você quer algo mais fechado, comece com o batom mais escuro e vá clareando. Se a ideia é a boca rosada, pode colocar o nude e depois ir aplicando o mais intenso, com batidinhas”, ensina Kal. Batons marrons combinam com vermelhos. Com os roxos, o resultado fica perto do cinza. “Cores como o roxo levam uma quantidade de pigmento azul na fórmula e dá esse fundo mais frio quando misturado ao marrom”, revela.

Se você é adepta dos lápis de contorno, a dica é escolher um com a cor mais próxima do tom da sua boca e não do batom que vai usar depois. “Exceto quando quero um lábio vermelho. Nesse caso, uso o lápis parecido com o batom e faço o contorno e vou preenchendo”, conta Kal.

Segundo o especialista, dá, inclusive, para combinar texturas e brilhos e chegar a efeitos, como deixar a boca maior. Basta usar as versões metalizadas e gloss, tanto cintilante, mais acetinado, quanto com glitter. “Para quem tem uma intimidade maior com a maquiagem, tem até truques para deixar um batom mate mais macio. Você pode pegar um brilho labial transparente, passar uma gotinha e criar uma textura melhor para misturar as cores”, dá a dica. Kal só alerta para a combinação de gloss com gloss. “O resultado de cor não é tão intenso, porque o produto em si não tem tanta cobertura, diferente do batom líquido”, explica.