Arte na rua para saudar o ano novo

Instalação Exu Tupinambás pode ser vista no Rio Vermelho

  • D
  • Da Redação

Publicado em 6 de janeiro de 2021 às 05:55

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Lula Oliveira/divulgação

Quem passou estes dias na Rua Tupinambás, no Rio Vermelho, deve ter se surpreendido com a instalação que "apareceu" por lá. A iniciativa é do jornalista e  cineasta baiano Lula Oliveira, morador da rua, que resolveu experimentar outra forma de compartilhar sua arte. Na despedida do ano, ele montou a intervenção artística Exu Tupinambás, ressignificando algumas imagens que tinha em casa.  

Lula reuniu algumas fotos que gosta bastante, colocou-as em quadros e montou o painel na parede, que conta também com uma máscara e outros pequenos objetos, como um tapetinho para quem quiser sentar e contemplar.

“Fui passar o fim de ano em Imbassaí e achei que quando voltasse não encontraria mais nada”, diz Lula. Para sua surpresa, está tudo lá, até quando a próprio movimento da rua decidir. “Estou exercitando o desapego e o efêmero”, reflete o cineasta, que no ano passado finalizou o curta Clausura, todo feito no isolamento. A instalação trabalha com  a simbologia do orixá Exu e também do povo indígena para falar de renovação e recomeço. “Exu  abre  abre os caminhos e os  Tupinambas são índios guerreiros”, resume. A instalação  não tem um perído determinado para acontecer. Ficou curioso, passa lá. Veja outras fotos no Instagram @lulaoliveira73.