Arthur Moreira Lima une popular e erudito num concerto gratuito

A grande novidade da apresentação em Plataforma, hoje, às 19h, está no piano de cauda, transportado no caminhão com todos os equipamentos do concerto

  • Foto do(a) author(a) Carmen Vasconcelos
  • Carmen Vasconcelos

Publicado em 25 de agosto de 2017 às 06:01

- Atualizado há um ano

. Crédito: Evandro Veiga

Um piano de cauda, um caminhão-teatro, som, telão e repertório que une o popular de Luiz Gonzaga, Pixinguinha e Villa-Lobos ao erudito conhecido de Bach, Mozart e Chopin. Tudo isso numa apresentação de uma hora e meia de show, na Praça São Braz, em Plataforma. No palco, o pianista Arthur Moreira Lima, 80 anos, promove um espetáculo especial para o projeto Um Piano pela Estrada com Arthur Moreira Lima e Brasilgás.

De acordo com o pianista, até agora foram 580 concertos que percorrem o Brasil de ponta a ponta, não em grandes salas, como seria o esperado, mas para plateias que, muitas vezes, nunca tiveram a oportunidade de ver um piano de perto. “É uma experiência muito particular e única, onde o piano e a música são os grandes astros”, comenta, modestamente, o músico internacionalmente reconhecido.

De acordo com Daniela Gentil, gerente de sustentabilidade da Companhia Ultragaz, que promove o evento, o objetivo do programa é promover e disseminar a cultura entre jovens e crianças de diferentes comunidades, por meio de espetáculos e eventos educativos. “A proposta é levar música clássica e popular brasileira gratuitamente a um público diversificado”, conta a representante da Brasilgás.

Enquanto os números são executados, o público tem  oportunidade de conhecer mais sobre  música popular e erudita por meio dos comentários do pianista que, aos 9  anos, tocava um concerto de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira. 

O pianista Arthur Moreira Lima promete interagir e aguçar o desejo musical da plateia, de todas as faixas etárias, a cada concerto, dialogando sobre música, instrumentos e diversidade cultural do país. Pela terceira vez em Salvador, o caminhão-teatro do Piano pela Estrada já percorreu, em 15 anos de atividade, diversas cidades da Região Metropolitana e do interior da Bahia, a exemplo  de Camaçari, Madre de Deus, Feira de Santana, Euclides da Cunha e Jequié.