Atenção! Conta do Cãogaceiro no Instagram foi hackeada! Saiba como se proteger!

lampião cãogaceiro
01.12.2019, 06:00:00

Atenção! Conta do Cãogaceiro no Instagram foi hackeada! Saiba como se proteger!


Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


Invasão: hacker mudou endereço e trocou senha (Foto: Reprodução)

Amanheci sexta-feira passada virado no cão! Um filho do cabrunco de um hacker invadiu minha conta no Instagram. Do nada, o perfil @lampiaocaogaceiro não era mais encontrado. Ele existia, mas tinha outro nome. Mudaram para "t.81v". Pior, eu não conseguia ter acesso à conta. Trocaram a senha, o e-mail pra recuperação, tudo! Provavelmente queriam roubar o meu arroba. Bateu o desespero! 

Aí começou a briga com o Instagram para que eles me devolvessem a conta. Tinha que provar que o perfil @lampiaocaogaceiro era meu. Depois de seguir alguns passos, enviei email para o suporte técnico  e eles pediram que eu informasse o email utilizado perfil. Só que esse email não correspondia porque o hacker havia trocado. Depois de alguma insistência e de seguir outros passos, tive finalmente a conta de volta. 

Lampião o Cãogaceiro não era mais encontrado (Foto: Reprodução)

Mas, como conseguiram invadir meu perfil?  Como podemos nos proteger nesses casos? Caso aconteça a invasão, o que fazer? Bom, os cinco conselhos mais básicos dados pelo Instagram para se prevenir são os seguintes (eu não seguia alguns deles):

1 - Troque a sua senha com alguma frequência, especialmente se você receber uma mensagem do Instagram solicitando que você faça isso.

2 -Nunca dê sua senha a alguém que você não conhece e não confia.

3 - Ative a chamada autenticação de dois fatores:

A autenticação de dois fatores é um recurso de segurança. Se você configurar a autenticação de dois fatores, será solicitado a inserir um código de login especial ou confirmar sua tentativa de login sempre que alguém tentar acessar o Instagram a partir de um dispositivo que o Instagram não reconhece. Para isso, entre no link e siga as instruções. O passo a passo é em inglês, mas nada que um Google Tradutor não resolva. https://help.instagram.com/566810106808145

4 - Verifique se sua conta de email está segura. Qualquer pessoa que possa ler seu e-mail provavelmente também poderá acessar sua conta do Instagram. Altere as senhas de todas as suas contas de email e verifique se não há duas iguais.

5 - Saia do Instagram quando você usa um computador ou telefone que compartilha com outras pessoas. Não marque a caixa "lembrar-me" ao fazer login em um computador público, pois isso manterá você conectado mesmo depois de fechar a janela do navegador. Pense antes de autorizar qualquer aplicativo de terceiros.

Mas, e no caso de invasão? Bom, ai você terá que seguir os passos que estão no link abaixo. Em determinado momento, você estará trocando emails com o suporte do Instagram. Eles vão te pedir alguns informações que, a depender do estrago feito pelo hacker, você não terá mais como passar. Ou o que você passar não vai mais corresponder com a conta. Nesse momento, seja incisivo e mostre que a conta é sua. Envie fotos que mostram você com seus amigos, com seus cães, enfim, mande documentos se necessário. Pelo que apurei de pessoas que passaram por essa situação, a maioria dos casos é resolvido. Mas alguns só se resolveram na Justiça. Muit cuidado e, se for hackeado, entre no link. https://help.instagram.com/149494825257596





***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/duster-2021-veja-tudo-que-mudou-no-suv-da-renault/
Jornalista automotivo testou o modelo e apresenta suas impressões
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/novelas-classicas-chegam-ao-globoplay-e-a-favorita-e-a-primeira/
'Laços de Família', 'Vale Tudo' e 'Tieta' estão entre as próximas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sao-joao-parte-1-dia-de-tradicao-antecipada-teve-licor-e-forro-em-familia-em-salvador/
Para aliviar tensão da pandemia, muita gente recorreu ao humor e, claro, ao rango típico nessa segunda-feira atípica
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/anitta-x-leo-dias-entenda-o-conflito-entre-a-cantora-e-o-jornalista/
Cantora afirmou que era ameaçada e chantageada há alguns anos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/veja-dicas-para-se-dar-bem-nas-selecoes-de-emprego-pela-internet/
Especialistas selecionam uma série de orientações importantes para fazer bonito nas entrevistas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cheio-de-graca-baianos-criam-memes-com-a-antecipacao-de-feriados/
Confira alguns memes que estão 'bombando' nesse feriadão antecipado por conta da pandemia
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/populacao-desrespeita-decretos-e-faz-ate-paredao-em-simoes-filho/
Comércio não-essencial estava aberto na cidade; prefeitura local faz apelo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bolsonaro-come-cachorro-quente-em-brasilia-sob-gritos-de-assassino/