Atendimento médico e odontológico no Calafate começa nesta quinta (26)

É a 6ª Unidade de Saúde da Família entregue este ano pela prefeitura

  • Foto do(a) author(a) Beatriz Sampaio
  • Beatriz Sampaio

Publicado em 25 de julho de 2018 às 16:48

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto Max Haack/Secom

A cozinheira Crispiana de Oliveira lembra de que quando trouxe a mãe do interior até Salvador em busca de atendimento médico e não encontrou quem a ajudasse. Moradora da comunidade do Calafate, na Fazenda Grande do Retiro, há mais de 20 anos, Crispiana comemorou a inauguração da Unidade de Saúde da Família (USF) San Martin II na manhã desta quarta-feira (25). “Se pudesse ter levado minha mãe a um posto perto de casa, teria sido mais fácil”, relata.

A USF San Martin II, localizada na Rua do Calafate, disponibilizará serviços de atenção básica à saúde, dando prioridade às áreas da Atenção Primária à Saúde nos programas de diabetes, hipertensão, controle da tuberculose, hanseníase e doença falciforme. Pacientes poderão também encontrar serviços de curativo, vacinação, visita domiciliar, marcação de consulta para outras especialidades e exames, entrega de medicamentos básicos e confecção da segunda via do cartão SUS. 

A cerimônia de inauguração contou com as presenças do prefeito ACM Neto, da subsecretária municipal de Saúde, Lucimar Rocha, corpo técnico da unidade de saúde e outras autoridades.

A USF tem capacidade para atender até 14 mil pessoas da região – 650 delas por dia - e contará com quatro equipes de saúde da família, segundo a subsecretária municipal da Saúde, Lucimar Rocha. “Neste momento estamos entregando a USF com duas equipes completas, mas daqui há 30 dias estaremos completando as equipes”, explica. Além disso, quatro equipes de saúde bucal estarão trabalhando na unidade. (Foto Max Haack/Secom ) Por falta de um posto de saúde, muitos moradores do Calafate buscavam atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de San Martin e na USF Jaqueira do Carneiro. “Em várias ocasiões já pedi a outras pessoas que ficassem na fila para mim”, conta Crispiana. A vendedora Maria Helena Barbosa já passou pela mesma experiência. “Às vezes a gente consegue atendimento, mas é na luta”, relata.

Balanço Em 2018, a prefeitura já inaugurou USFs no Curralinho (Boca do Rio), Colinas de Periperi, Jardim das Margaridas, Capelinha de São Caetano e Recanto da Lagoa II (Fazenda Coutos). Até próximo dezembro serão entregues USFs na Plataforma, Tubarão, Mata Escura, Novo Marotinho, Vila Verde, São Marcos, São Cristóvão e Vista do Mar (Pirajá).

Em dezembro de 2012 a cobertura no distrito onde a USF San Martin II está localizada era de 13,8%. “A parceria da Secretaria de Saúde e o prefeito mais que quadruplicou a cobertura de atenção básica em São Caetano e Valéria”, relata Lucimar.

“Nós estamos em um grande esforço para continuar ampliando a atenção básica de saúde em Salvador. Neste distrito sanitário nós já vamos chegar a 60% de cobertura da atenção básica”, conta o prefeito de Salvador, ACM Neto. A expectativa, segundo ele, é da cobertura de serviços básicos de saúde a soteropolitanos, que era de 18% em 2012, ultrapassar 50% até o final do ano.

A USF San Martin II começa a atender pacientes a partir desta quinta-feira (26) e estará aberta de segunda a sexta em horário administrativo.

*Com supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier