Atendimentos de médicos anestesistas pelo Planserv serão suspensos

Decisão entra em vigor a partir de amanhã (07); Coopanest-BA reclama da falta de reajuste do valor dos honorários

  • D
  • Da Redação

Publicado em 6 de janeiro de 2019 às 17:15

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: EBC

A partir de amanhã (07), os atendimentos de anestesiologia  estão suspensos a todos os beneficiários do Planserv. Em nota divulgada pela Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas da Bahia (Coopanest-BA), a entidade  afirma que a decisão é consequência da falta de negociação de reajuste junto ao plano dos servidores estaduais, que se arrasta desde o ano de 2017. 

“Passados mais de dois anos desde o início das negociações e quase três meses da reunião no Ministério Público, o Planserv não apresentou qualquer proposta de reajuste, limitando-se a solicitar seguidas prorrogações de prazo. Dessa forma, diante da situação, não restou alternativa à Coopanest-BA senão ratificar a rescisão do credenciamento”, destacou o presidente da entidade, Carlos Eduardo Araújo.

Ainda de acordo com a cooperativa, desde 2010 não houve qualquer tipo de reajuste dos honorários médicos. “Os representantes do Planserv jamais apresentaram qualquer proposta de reajuste aos representantes da Coopanest. Assim, os serviços prestados pelos anestesistas aos beneficiários do Planserv passam a ser negociados e cobrados previamente pelos médicos diretamente dos pacientes”, acrescenta. 

Ficam excluídos os procedimentos de urgência e emergência, que serão realizados independente de qualquer depósito prévio. A cobrança ao paciente deve ser feita posteriormente.  

Também em nota, o Planserv disse que a Coopanest solicitou ao plano um reajuste de 40%, volume que representa R$ 12 milhões anuais aos cofres públicos. Nesta segunda-feira (07), às 15h, está agendada uma audiência junto ao Ministério Público do estado para tratar da suspensão da prestação de serviço pela cooperativa.