Ator e diretor Harildo Déda recebe sala com seu nome na FGM

variedades
09.12.2019, 20:45:15
Atualizado: 09.12.2019, 20:57:43
(Secom/Divulgação)

Ator e diretor Harildo Déda recebe sala com seu nome na FGM

Ao completar 80 anos, ele recebeu homenagem

Ator, diretor e professor aposentado da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Harildo Déda foi homenageado pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) nesta segunda-feira (9). Uma das salas do novo prédio da FGM, o Espaço Cultural Boca de Brasa, na Barroquinha, ganhou o nome do diretor teatral. 

Depois da surpresa o ator fez questão de entrar em cena e deu uma oficina de teatro para 25 participantes, incluindo atores profissionais e estudantes de teatro.

Uma mostra fotográfica no local exibe várias fotos de Déda atuando. Nas laterais, duas placas trazem texto do dramaturgo e diretor Paulo Henrique Alcântara, também da Ufba, que falam sobre o ator. “É bem mais que uma surpresa. É uma verdadeira micareta do meu aniversário. Eu mereço porque é do passado que fazemos o presente e a partir dele tentarmos prevê o futuro”, brincou Déda, que celebrou os 80 anos.

O presidente da FGM, Fernando Guerreiro, disse que se trata de uma homenagem justa a um vetereno do teatro baiano.  “Queremos preservar a memória do teatro baiano. O teatro tem passado, tem história e prova disso é o trabalho de Déda que completou 80 anos e segue atuando e passando adiante todo conhecimento da sua arte. Ele é acima de tudo um professor que já formou inúmeros atores da nossa cidade”, diz.

Trajetória
Déda se interessa pela atuação desde a infância, em Simões Filho. O filme "A noiva de Frankestein" despertou seu interesse pelo tema. Na TV, foi ator em séries como  "O Pagador de Promessas", "Dona Flor e seus Dois Maridos", "Carga Pesada", e no cinema participou de filmes consagrados como "Tieta do Agreste", "Central do Brasil" e "Cidade Baixa". Foi mestre de artistas que hoje são reconhecidos e famosos como Vladimir Brichta, Marcelo Flores e Alethea Novaes. 

Uma das produções de destaque em 2019 é o espetáculo "Em Família" que conta com a direção de Marcelo Flores e texto de Oduvaldo Vianna Filho e comemora os 80 anos de vida do ator Harildo Deda e os 20 anos de trabalho da companhia de teatro Os Argonautas. Em Família", 9ª montagem da companhia Os Argonautas, é protagonizada por Harildo Deda ao lado de Neyde Moura e mostra uma família típica brasileira que tem os pais, o casal de idosos Seu Sousa e Dona Lu, despejados da casa onde moram por não terem condições financeiras para mantê-la.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pastora-e-cantora-gospel-agride-sogra-de-73-anos-na-frente-de-criancas-video/
Lucimara Pires se justificou dizendo que idosa bateu nela primeiro
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/diggo-de-deus-conheca-o-cantor-que-abandonou-o-futebol-para-viver-de-musica/
Artista é vocalista da Clap Bum, banda que encarta CD no CORREIO desta terça-feira (21)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nao-conheco-o-homem-com-quem-dormia-diz-influencer-agredida-pelo-namorado/
Anne Sampaio usou a conta do Instagram para denunciar o agressor
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/digital-influencer-usa-instagram-para-denunciar-namorado-por-agressoes/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/mesmo-com-prova-mantida-candidatos-temem-cancelamento-de-concurso-da-pm/
Professores propõem que os concurseiros não se deixem abater e continuem focados nas provas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/poliana-ex-esposa-de-victor-chaves-vive-reclusa-apos-separacao/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/atores-da-televisa-morrem-ao-cair-de-ponte-durante-ensaio-para-serie/
Vítimas faziam parte de elenco da série ‘Sin Miedo a la Verdad’
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/blecaute-em-morro-de-sao-paulo-deixa-turista-sem-banho-e-gera-prejuizo-no-comercio/
Balneário ficou 20 horas sem luz; concessionária cita 'defeito em equipamento'
Ler Mais