Avançando com desafios para retomada do crescimento do setor imobiliário

Por Cláudio Cunha

  • Foto do(a) author(a) Ademi
  • Ademi

Publicado em 14 de junho de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Há seis meses estávamos todos reunidos, cercados de amigos, familiares e parceiros de trabalho, esperando o ano romper para renovar os votos e metas para 2018. Depois de seis meses, aqui estamos nós, convictos de que estamos trilhando o caminho certo, cumprindo o que nos comprometemos quando assumimos junto com a nova diretoria a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia. 

Considero positivo o balanço do primeiro semestre. Agora estamos avançando para mais seis meses com novos desafios. Tal empreitada não seria possível sem o apoio dos associados, do poder público e dos parceiros da Associação, que reconhecendo a pujança do setor, estão igualmente unindo esforços para a passagem da ressaca econômica e a retomada do crescimento do setor imobiliário na Bahia, na esfera residencial e comercial.

Com esse amparo e otimismo para ver uma mudança no cenário local, percebo que a força da Associação está na sua atuação sinérgica, bem como na coragem de continuar provocando o mercado para driblar os dias difíceis.

E foi a partir desse reconhecimento que realizamos com sucesso a terceira edição da Semana M², no mês de maio. Realizado em uma plataforma digital, o evento permitiu ao público adquirir a preços competitivos imóveis residenciais, comerciais e lotes, em quase dez cidades da Bahia, um marco para a nossa meta de interiorização da Ademi-BA.

Comprometidos com a valorização do mercado imobiliário, realizamos também a vigésima quarta edição do Prêmio Ademi, reconhecendo os profissionais e empresas que mais se destacaram na área, além de agregar credibilidade e diferencial competitivo aos vencedores nas seis categorias premiadas.

De olho no futuro e realizando um movimento de aproximação com as universidades, além da descoberta de novos talentos e prospecção de ideias inspiradoras para o setor imobiliário, lançamos o concurso Inovação Acadêmica, voltado para estudantes universitários das áreas de Engenharia, Arquitetura e cursos técnicos.

E por falar em futuro, esse foi o mote da 90ª edição do Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), realizado entre os dias 16 e 18 de maio, em Florianópolis (SC), que abordou exatamente as novas tendências imobiliárias e uma perspectiva para a habitação no Brasil nos próximos anos.

Conscientes da força do trabalho conjunto, temos buscado nos aproximar cada vez mais do poder público. Um passo nesse sentido foi a defesa que fizemos junto ao prefeito ACM Neto pela resolução das distorções na cobrança de IPTU para imóveis novos, o que traz benefícios como reaquecer o mercado e estimular a economia.

Nesse sentido, destacam-se também nossos esforços para chamar atenção em relação ao descumprimento das respectivas responsabilidades por parte das concessionárias de serviços como energia, água, telefone e gás, que - ao não exercerem bem seu papel - desencorajam novos negócios e travam o crescimento econômico. 

Acreditando na questão ambiental como parte integrante do desenvolvimento, realizamos a 9ª edição do Fórum de Sustentabilidade no início de junho, para debater e compartilhar práticas de referência no campo da construção sustentável, com o objetivo de beneficiar o mercado, a sociedade e o meio ambiente.

É assim a todo vapor e repletos de otimismo que nos preparamos para o segundo semestre do ano, com a perspectiva de novos eventos para fortalecer o setor como o aniversário da nossa Associação em agosto e a Convenção Anual em dezembro no Tivoli, em Praia do Forte. O trabalho não para. Sigamos em frente!

Claúdio Cunha é presidente da Ademi-Ba