Avisos da PM, 'BBB' e ruas vazias: As primeiras horas do toque de recolher na BA

Polícia Militar pede que moradores fiquem em suas casas. SSP usa câmeras se segurança para monitorar descumprimentos. Medida vale para 343 cidades do estado

  • D
  • Da Redação

Publicado em 19 de fevereiro de 2021 às 22:46

- Atualizado há 10 meses

Os primeiros momentos do toque de recolher em Salvador deixaram a capital baiana diferente. Ruas desertas, mesmo em locais de tradicionais encontros e regiões de bares.

A partir das 22h, viaturas da Polícia Militar começaram a rodar por diversos bairros pedindo à população, através de avisos sonoros, que fiquem em suas casas. [[galeria]]

Em locais como a região da orla, entre Rio Vermelho, Amaralina e Pituba, policiais militares fizeram fiscalização em bares e restaurantes, que só podem funcionar até as 21h30. 

Além da fiscalização in loco, a Secretaria de Segurança Pública fará um Big Brother do estado para garantir a ausência de pessoas nas ruas. A SSP fará uso das câmaras de segurança do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) para auxiliar as polícias Militar e Civil, além dos órgãos municipais, no cumprimento do toque de recolher na Bahia. A estrutura funcionará nos sete dias do decreto estadual, que prevê restrições no período das 22h às 5h. CICC fará um BBB do estado para garantir que o toque de recolher seja cumprido na capital e no interior (Foto: Divulgação/SSP) No CICC, as imagens de 1 mil câmeras da SSP instaladas na capital baiana, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e em algumas cidades do interior ajudarão no direcionamento de viaturas, caso seja visualizado algum descumprimento do toque de recolher.

Por volta das 23h, avenidas como a do Vale do Canela estão completamente desertas. Com toque de recolher, avenida do Vale do Canela ficou deserta na noite desta sexta-feira (Foto do leitor) Até o próximo dia 25 de fevereiro a circulação de pessoas nas ruas será restrita na maior parte do estado entre 22h e 5h. Na orla, na altura de Ondina, a cidade também estava deserta (Foto do leitor) Segundo a Secretaria de Comunicação do estado (Secom), as pessoas que descumprirem as ordens serão conduzidas à delegacia, onde uma ocorrência será registrada e encaminhada ao Ministério Público para a abertura de um processo criminal.A volta pra casa

Ônibus urbano e frota reguladora

Os ônibus urbanos em Salvador farão sua última viagem às 22h30 e retomarão as atividades a partir das 5h do dia seguinte. Além dos veículos regulares, a Secretaria de Mobilidade (Semob) vai disponibilizar 20 ônibus da frota reguladora, distribuídos nas estações da Lapa, Pirajá, Acesso Norte e Mussurunga, que atenderão os corredores próximos de acordo com a necessidade, visando agilizar o escoamento de passageiros.

O órgão dará atenção especial aos Polos Geradores de Viagem (PGV), como shoppings e empresas de call center, que liberam uma grande quantidade de funcionários após o fechamento. Agentes de trânsito e transporte estarão nos principais pontos monitorando o atendimento e realizando os ajustes necessários para garantir o atendimento no transporte.

Outros modais

Táxis, mototáxis e motoristas por aplicativo poderão circular após às 22h, desde que fique comprovada a necessidade de atendimento às situações especificadas como exceção no decreto, que se resumem aos serviços de saúde e farmácia; ou em que fique comprovada a urgência do deslocamento. 

Em cumprimento ao decreto, a CCR Metrô Bahia vai antecipar o fechamento do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas para às 22h30, a partir desta sexta. Até o dia 25 o metrô seguirá funcionando das 5h às 22h30, em todos os dias da semana.