BA-099: com fim de obras no km 82, tráfego é liberado nos dois sentidos

Obras de drenagem seguem dentro do cronograma até o mês de junho

  • D
  • Da Redação

Publicado em 21 de maio de 2021 às 17:36

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

Com a conclusão de mais uma etapa das obras de reconstrução do km 82 da BA-099, a via foi liberada para o tráfego nos dois sentidos nesta sexta-feira (21). Apesar da liberação, o trecho permanecerá com o acostamento interditado para que possam ser realizadas as intervenções adjacentes à rodovia, complementando o projeto de drenagem. 

De acordo com a Concessionária Litoral Norte (CLN), que administra a rodovia, a primeira fase da recuperação do km 82 contou com a instalação de 18 aduelas de concreto para a reconstrução das galerias de águas pluviais e apoio de caminhões guindaste com capacidade de 75 toneladas para garantir a operação. Posteriormente, as equipes trabalharam na camada de aterro para reconstrução a pista e, na sequência, foi feita a aplicação de massa asfáltica e sinalização.     

Já a segunda fase das obras exigiu que fosse interditada a faixa sentido Salvador, para que fosse feita a recomposição do sistema de águas pluviais e aplicação de nova pavimentação. 

No local, o tráfego é diariamente permitido para caminhões abaixo de 6 toneladas de Peso Bruto Total (PBT). Veículos acima deste peso não podem trafegar após 19h de sexta-feira nem antes de 22h aos domingos e feriados.

A portaria também restringe a circulação de qualquer veículo acima de 24,65 toneladas. Já os veículos pesados que não se enquadram nessas características só podem circular na BA-099 mediante a uma Autorização Especial de Tráfego (AET).