Bahia: 20 mil professores podem aderir a acordo para revisar valor de aposentadoria

bahia
03.12.2019, 05:00:00
Atualizado: 03.12.2019, 20:44:50

Bahia: 20 mil professores podem aderir a acordo para revisar valor de aposentadoria

Prazo para adesão acaba na próxima segunda-feira (9); acordo foi feito judicialmente

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


Professores da rede estadual de ensino que se aposentaram até dezembro de 2002 estão sendo incentivados a aderir a um acordo realizado com o Governo do Estado após processo judicial. Aqueles que aderirem terão direito à revisão dos valores de aposentadoria ou pensão com pagamento, inclusive, de verba retroativa. O prazo, que começou no último dia 22 de novembro, vai até a próxima segunda-feira (9).

O acordo foi realizado dentro de processo judicial onde o Governo do Estado foi demandado pela Associação dos Professores Licenciados do Brasil (APLB-BA). As partes entraram em acordo para incorporar valores relativos a progressões funcionais concedidos a professores em atividade, também aos aposentados e pensionistas.  Contudo, no acordo, foram contemplados apenas os professores e pensionistas listados pela APLB no processo. Esses, não precisam realizar qualquer adesão e já terão os valores revisados.

Segundo estimativas da própria APLB, cerca de 20 mil pessoas podem ser beneficiadas pelo acordo. A lista contida no processo, no entanto, traz apenas 4,1 mil nomes. Os demais possíveis beneficiados devem manifestar expressamente o interesse na adesão ao acordo.  

Os interessados em aderir precisam se cadastrar online, seguindo o passo a passo para gerar o Termo de Adesão confeccionado pela ACEB até sexta-feira (6), prazo limite. O propósito é que, até  a próxima segunda(9), prazo limite do acordo, a manifestação possa ser acolhida por quem de direito. Após a assinatura, o interessado pode entregar a documentação presencialmente ou por terceiros, pelos Correios, via e-mail ou sistema específico.
 
Os documentos que precisam ser enviados pelos professores aposentados e pensionistas são: termo de adesão, documentação pessoal com foto, contracheque após 2003 (facultativo) e portaria de aposentadoria (facultativo). Já os herdeiros precisam entregar, além dos mesmos documentos relacionados ao servidor falecido, o atestado de óbito da mãe ou pai professor(a) e um documento pessoal com foto do herdeiro. 
   
Retroativo
Segundo o acordo homologado no último dia 21, as diferenças salariais serão pagas, de forma parcelada, a partir de janeiro de 2020, e o pagamento das parcelas retroativas a janeiro de 2003 será efetuado a todos aqueles que já aderiram ao acordo ou que venham a aderir até o dia 9 de dezembro. Quem aderir a partir do dia 10 de dezembro só terá direito à incorporação das diferenças ao salário a partir de janeiro de 2021, perdendo os valores restroativos. 
 
A Associação Classista de Educação e Esporte da Bahia (ACEB), que está estimulando os professores aposentados seus pensionistas e herdeiros a manifestarem o interesse, estima que  os valores atrasados dos professores que ainda não estão inseridos no acordo até o momento podem alcançar mais de R$ 1 bilhão. O acordo que garante a adesão para toda categoria prejudicada independe de filiação à APLB.
 
Procurada para comentar o assunto, a Secretaria de Educação do Estado (SEC) informou que a negociação está sendo acompanhada pela Secretaria de Administração (Saeb). Em nota, a Saeb informou que as diferenças geradas pela reclassificação serão incorporadas aos benefícios de forma parcelada, a partir de 2020. "O acordo também prevê o pagamento das diferenças de forma retroativa a janeiro de 2003, para aqueles que aderiram ao acordo, ou que venham a aderir até 9 de dezembro de 2019. A adesão poderá ser feita de duas formas: por intermédio do sindicado, efetuando a adesão junto a APLB, ou diretamente nos postos do Centro de Atendimento Previdenciário (Ceprev), situados na Rede SAC, protocolando o pedido por meio de um advogado constituído", informa a nota.

Confira a nota da Saeb na íntegra:

"O Estado da Bahia fez um acordo judicial, em uma ação coletiva movida pela APLB Sindicato, para promover a reclassificação do plano de cargos e salários dos professores e coordenadores pedagógicos aposentados, que atuaram no magistério do ensino básico e ensino médio estadual. O acordo atinge professores e coordenadores pedagógicos que se aposentaram até outubro de 2002, ou pensionistas de servidores dessas carreiras que adquiriram o direito até essa mesma data. As diferenças geradas pela reclassificação serão incorporadas aos benefícios de forma parcelada, a partir de 2020. O acordo também prevê o pagamento das diferenças de forma retroativa a janeiro de 2003, para aqueles que aderiram ao acordo, ou que venham a aderir até 09 de dezembro de 2019. A adesão poderá ser feita de duas formas: por intermédio do sindicado, efetuando a adesão junto a APLB, ou diretamente nos postos do Centro de Atendimento Previdenciário (Ceprev), situados na Rede SAC, protocolando o pedido por meio de um advogado constituído".

*Com orientação do chefe de reportagem Jorge Gauthier 

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bisneta-de-mae-senhora-inspira-baiana-azul-de-amaralina-conheca-cida-de-nana/
Bel Borba a contratou como modelo para monumento às baianas sem saber de ascendência, que inclui Mestre Didi e uma das fundadoras da 1ª casa de candomblé
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/devo-ou-nao-devo-usar-mascara-na-atividade-fisica-eis-a-polemica-precos-chegam-a-r-120/
Tire suas dúvidas e confira 10 máscaras esportivas disponíveis no mercado
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bau-do-marrom-o-dia-que-daniela-mercury-superou-britney-spears-em-portugal/
Durante a apresentação de Daniela Mercury no Rock in Rio Lisboa em 2004 falei até na TV portuguesa sobre Daniela
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/em-quarentena-anitta-lanca-clipe-para-tocame-com-gui-araujo-assista/
Vídeo traz fãs dançando em casa; é a primeira vez que funkeira contracena com namorado
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/secretario-do-ministerio-da-saude-destrata-garcom-em-transmissao-ao-vivo-sai-dai/
Élcio Franco falava em medidas de segurança para reabertura da economia quando se incomodou com presença de servidor
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/policia-acredita-que-naya-rivera-se-afogou-e-busca-agora-e-por-corpo/
Imagens de câmera de segurança mostram ela saindo no barco com filho
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sandy-junior-contam-a-propria-historia-em-serie-documental/
Produção em sete capítulos do Globoplay inclui imagens caseiras dos irmãos, ainda antes de serem profissionais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pensei-em-me-matar-diz-atriz-de-malhacao-apos-video-em-site-porno-veja-desabafo/
Pillar Costa, que atuou na novela da Globo no ano passado, entrou em depressão
Ler Mais