Assine

Bahia perde para o Sampaio Corrêa e é eliminado do Nordestão


 

Sem criatividade, tricolor joga mal e perde por 1x0 no Castelão

  • Daniela Leone

Publicado em 30/03/2019 às 18:09:00
Atualizado em 19/04/2023 às 15:03:07
. Crédito: Lucas Almeida/Estadão Conteúdo

Mesma competição. Mesmo carrasco. Mais uma frustração. Assim como em 2018, o Sampaio Corrêa estragou os planos do Bahia na Copa do Nordeste. Nesse sábado (30), o tricolor caiu diante da equipe maranhense e deu adeus ao sonho de levantar a taça do regional. Faltou inspiração, criatividade e competência. Restou lamentar a derrota por 1x0, no estádio Castelão, em São Luís. O Bahia está eliminado da Copa do Nordeste. 

Na edição passada, a frustração se deu na final do campenato. Esse ano, o caminho foi mais curto. O time comandado por Enderson Moreira não conseguiu sequer passar da fase classificatória. Com o empate do Vitória em 1x1 com o Náutico, no Barradão, o Bahia só dependia das próprias forças para avançar. Bastava vencer a equipe maranense, mas o que se viu foi um time apático em campo. 

Sem vencer nenhuma partida no regional até então, o Sampaio Corrêa já não tinha chance de se classificar, mandou a campo um time misto e roubou a cena. Com a derrota, o Bahia somou 12 pontos e ficou em 5º lugar do Grupo B, que teve Ceará, Botafogo-PB, CSA e Náutico classificados. 

Faltou criatividade O Bahia fez um primeiro tempo muito apagado. Faltou inspiração no meio-campo e sobrou lançamentos diretos da defesa para o ataque. Sem criatividade, o tricolor chegou poucas vezes ao ataque. Élber teve duas oportunidades, ambas após jogada trabalhada por Shaylon. Primeiro limpou a marcação e chutou para fora. Depois, de cara para o gol, não alcançou o cruzamento e viu a redonda se perder na linha de fundo outra vez. Gilberto ainda arriscou de fora da área, mas também errou a pontaria.

O Sampaio Corrêa também teve três oportunidades. Lucas Gabriel mandou uma bomba de fora da área, para fora. A redonda teve o mesmo destino quando Ulisses bateu na entrada da área. 

Os donos da casa reservaram o espetáculo para o final do primeiro tempo. Aos 45 minutos, o Bahia cobrou falta e a bola sobrou para Cleitinho, que dominou, venceu a marcação tricolor e chutou antes do meio-campo. Muito adiantado, o goleiro Anderson apenas observou o golaço. A redonda fez uma curvatura bonita e beijou a rede: 1x0 para o Sampaio Corrêa.     

“A gente entrou desligado. Tá faltando um pouco de tudo”, admitiu Elton no intervalo do jogo. “Ainda bem que existe o segundo tempo”, completou o volante.

Só que na etapa final o Bahia conseguiu ser ainda mais apático do que na inicial. O goleiro Rodrigo Carvalho se transformou em mero espectador e só apareceu quando resolveu fazer cera. A única vez que o a equipe baiana chegou ao ataque foi aos 31 minutos, quando Élber fez boa jogada pela direita e cruzou para Fernandão, mas o centroavante cabeceou para fora. Antes, o Sampaio já havia tido a chance de ampliar. Autor do golaço, Cleitinho roubou a cena mais uma vez e carimbou a trave.  

Restou ao Bahia lamentar após o apito final. “Foi talvez o pior jogo sob o meu comando desde que eu cheguei. Um jogo em que a gente não conseguiu produzir, a equipe toda, geral, foi muito abaixo do que a gente pode fazer. A gente lamenta muito. Foi merecido o resultado para a equipe do Sampaio, eles foram melhores, não temos que contestar nada”, disse o técnico Enderson Moreira.

“Fomos muito abaixo do que a gente poderia e deveria num campeonato que era muito importante para a gente. Estava nos nossos planos ganhar a Copa do Nordeste. Temos que parar, pensar e replanejar a temporada com base nas porradas que estamos tomando”, afirmou o presidente do Bahia, Guilherme Bellintani.