Bahia recebe novo lote com 351.750 mil doses da vacina Astrazeneca

Destinado à 1ª dose, ele será distribuído integralmente para o interior baiano

  • D
  • Da Redação

Publicado em 26 de maio de 2021 às 11:26

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

Um novo carregamento com vacinas da Astrazeneca/Fiocruz chegou à Bahia na manhã desta quarta-feira (25). São 351.750 doses do imunizantes, que serão distribuídos para cidades do interior ainda hoje, depois de conferência da  Coordenação de Imunização da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).

Salvador não receberá nenhuma dose dessa leva porque um novo lote da Pfizer, com 37.440 doses, está previsto para chegar à cidade e ficará integralmente destinado à capital. A Pfizer divulgou em counicado que entregará as novas doses destinadas ao país às 18h55, no Aeroporto de Viracampos, em Campinas (SP). A Sesab informou que a previsão é de que Salvador receba sua parte ainda no final dessa noite.

As vacinas da Astrazeneca serão levadas para as regionais de saúde em aeronaves do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) e da Casa Militar do Governador. Das regionais, elas serão distribuídas para os municiípios de abrangência, que são responsáveis pela aplicação do imunizante.

Segundo a coordenadora de Imunização da Sesab, Vânia Vanden Broucke, este lote será destinado para aplicação da primeira dose, que está interrompiada em várias cidades. “As aeronaves devem decolar hoje a partir das 13h e esta remessa é para a primeira dose. Neste momento, estamos dando continuidade à conclusão de esquemas vacinais com outros lotes já distribuídos”. 

As doses serão remetidas aos municípios que aplicaram 85% ou mais das doses recebidas anteriormente. Esta foi uma decisão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), uma instância deliberativa da saúde e reúne representantes dos 417 municípios e o Estado.

Até agora, contando com a carga de hoje, a Bahia chega ao total de 6.372.270 doses de vacinas recebidas, sendo 3.035.800 da Coronavac, 3.200.750 AstraZeneca/Oxford e 135.720 da Pfizer.