Bahia sai na frente, mas leva virada do Flamengo no Maracanã

Tricolor chegou ao sexto jogo consecutivo sem vencer

  • Foto do(a) author(a) Vinicius Nascimento
  • Vinicius Nascimento

Publicado em 10 de novembro de 2019 às 19:54

- Atualizado há um ano

. Crédito: Alexandre Vidal/CR Flamengo

O Bahia até brigou, mas não conseguiu brecar o ímpeto do Flamengo, líder do Campeonato Brasileiro e cada vez mais perto de ser campeão. O tricolor até abriu o placar do jogo deste domingo (10) no primeiro tempo graças ao gol contra de Willian Arão após boa jogada de Élber. Ademais, o Bahia colecionou desperdícios em oportunidades de contra-atacar e não conseguiu resistir à pressão do tiem da casa que, no segundo tempo, virou o jogo com gols de Reinier, Bruno Henrique e Gabigol.

A derrota por 3x1 deixa o Bahia há seis jogos consecutivos sem vencer. O tricolor tem a quarta pior campanha do segundo turno com apenas 12 pontos somados em 13 jogos. A distância para o G6 subiu para seis pontos ao fim desta 32ª rodada, o que deixa o objetivo de classificação para a Copa Libertadores mais distante.

O jogo A proposta do Bahia era clara: aguardar o Flamengo, que naturalmente iria partir para cima, e encaixar contragolpes sempre que possível. Só que o tricolor definia mal suas oportunidades, que não foram poucas, de sair para o campo de ataque. Erros de domínio, passe e movimentação custaram muito aos comandados de Roger Machado.

Na defesa, o time se virou como podia e até que ofereceu poucas oportunidades aos líderes do campeonato. A primeira delas foi aos 5 minutos quando Gabriel recebeu impedido e só parou na defesa de Douglas.

Depois disso, Éverton Ribeiro arriscou de fora da área e a bola bateu do lado externo da rede. Vitinho tentou ser mais ousado e bateu de letra em cobrança de escanteio, mas o goleiro do Bahia estava bem posicionado para encaixar.

Foi preciso o Flamengo ‘armar’ uma chance para que o Bahia chegasse com mais perigo no gol de Diego Alves. Só que, desta vez, o tricolor foi fatal: tudo começou com Marí tentando afastar e chutando nos joelhos de Filipe Luís. A bola virou um belo passe para ultrapassagem de Nino Paraíba, que levantou a cabeça e cruzou para a cabeceada do Élber. Diego Alves fez milagre, mas o camisa 7 tricolor foi insistente, pegou o rebote e, sem ângulo, bateu forte para o meio da área. A bola bateu em Willian Arão e morreu dentro do gol. Festa na favela... de Salvador. O Bahia saiu na frente do placar.

Segundo tempo Água mole em pedra dura... o ditado é bem claro. E o Bahia sofreu as consequências. Assumindo a vaga de Jorge Jesus, o interino João de Deus tirou Vitinho logo na virada do tempo para a entrada de Reinier. O garoto entrou para jogar como centroavante, deslocando Gabriel para a direita. Aos 10 minutos a modificação deu resultado: cruzamento de Gabriel e cabeceio de Reinier para o fundo do gol, em jogada que Moisés e Lucas Fonseca observaram sem incomodar os adversários.

Quando o empate aconteceu, o Bahia já tinha desperdiçado dois contra-ataques. Um deles, com superidade numérica: Artur tinha as opções de Gilberto e Nino Paraíba. Não tocou para ninguém e até sofreu a falta, cobrada na barreira por João Pedro.

O gol inflamou o Flamengo, que voltara furioso no segundo tempo. Aos 25 minutos da segunda etapa, um novo ditado atormentou o tricolor. Este, forjado pelo próprio futebol. Quem não faz toma. Arthur Caíke recebeu passe em profundidade e, dentro da área, tentou driblar o marcador antes de chutar. A cobertura chegou bem e tomou a bola do atacante - que entrara no lugar de Gilberto.

No lance seguinte, o Flamengo martelou e conseguiu o segundo gol com Bruno Henrique, aproveitando cruzamento de Gabriel. A jogada teve falha coletiva da defesa do Bahia: a principal quando Nino Paraíba cortou o passe de peito e Artur, de costas para o lance, não viu a bola. Depois, Moisés cochilou enquanto Gabigol passou rápido em suas costas antes de servir Bruno Henrique.

O líder do campeonato não é um time que costuma se contentar com a vantagem no placar. Quanto mais gols for possível, ele busca. E conseguiu. Willian Arão quase se redimiu do gol contra ao cobrar falta que bateu no travessão. No rebote, Gabriel só precisou escorar para o fundo do gol e marcar o seu 21º gol no Brasileirão.

O resultado mantém o Bahia na 9ª colocação do Campeonato Brasileiro, com 43 pontos. São seis jogos consecutivos sem ganhar. O próximo desafio será, novamente, contra um adversário de topo de tabela: no domingo (17), recebe o Palmeiras, vice-líder, na Fonte Nova.

Ficha técnica Campeonato Brasileiro | Série A | 32ª rodada Flamengo 3x1 Bahia

Estádio: Maracanã, no Rio de JaneiroFlamengo: Diego Alves, Rodinei, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís; Willian Arão e Gerson (Piris da Motta); Bruno Henrique (Diego), Éverton Ribeiro e Vitinho (Reinier); Gabriel. Técnico: João de Deus**;Bahia: Douglas, Nino Paraíba, Lucas Fonseca, Juninho e Moisés; Gregore, Flávio e João Pedro (Guerra); Artur, Élber (Rogério) e Gilberto (Arthur Caíke). Técnico: Roger Machado;Gols: Willian Arão (contra), aos 38 minutos do primeiro tempo; Reinier, aos 8; Bruno Henrique aos 25 e Gabriel aos 42 minutos, todos no segundo tempo;Cartão amarelo: Bruno HenriquePúblico: 60.961 | Renda: R$ 4.119.304,00

*com supervisão do subeditor Ivan Dias Marques **auxiliar técnico substituindo o treinador Jorge Jesus, suspenso