Bahia tem 14 jogadores em fim de contrato; veja a situação de cada um

e.c. bahia
15.12.2021, 05:00:00
Tricolor vai passar por mudanças no seu elenco para 2022 (Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia)

Bahia tem 14 jogadores em fim de contrato; veja a situação de cada um

Outros 19 atletas possuem vínculo com o clube para 2022

Assimilada a queda para a segunda divisão, o Bahia tenta se reerguer para a próxima temporada e a reformulação do elenco é o principal problema que a diretoria terá que enfrentar no departamento de futebol. Dos 33 jogadores que terminaram a temporada, 16 têm contrato a encerrar neste mês de dezembro. 

Dois deles, o atacante Rossi e o goleiro Danilo Fernandes, possuem acordos para a renovação e vão ficar no clube, mas outros atletas importantes para o tricolor, como o zagueiro Germán Conti e o atacante Gilberto, ficarão livres no mercado a partir do dia 1º de janeiro.

No caso de Gilberto e Conti, a situação financeira do Bahia não permitirá que os contratos sejam renovados. Giba é o jogador com maior salário do grupo e já deu sinais de que não deve continuar. O jogador recebeu sondagens de Santos, Fluminense e Fortaleza, mas, até o momento, o camisa 9 aguarda propostas do exterior.

Para manter o zagueiro Conti, o tricolor dependeria de um acerto com o Benfica, dono dos direitos federativos. A diretoria chegou a iniciar negociação antes do rebaixamento, e na época o valor de 2 milhões de euros (cerca de R$ 12 milhões) pedido pelos portugueses já foi considerado fora da realidade financeira.

Outro que fica sem contrato é o colombiano Índio Ramírez, mas o Bahia tem acordo com Atlético Nacional para comprar parte dos direitos do meia. O CORREIO apurou ainda que o Esquadrão iniciou conversas para renovar com o volante Raniele, que está no tricolor emprestado pelo Jacuipense.

Dos 17 atletas que têm contrato mais longo, boa parte deve formar a base da equipe em 2022, mas é possível que alguns tenham que buscar novos rumos. Pouco utilizados, atletas como o zagueiro Ligger e os volantes Luizão e Lucas Araújo não têm a garantia de continuidade. 

Além disso, o Bahia terá que definir a situação do paraguaio Oscar Ruiz. Ele foi contratado ao custo de 400 mil dólares (cerca de 2,2 milhões), não rendeu o esperado e foi afastado do elenco. O jogador tem contrato até o fim de 2023.

Outra incógnita é o atacante Marcelo Cirino, que chegou ao Bahia em setembro, passou boa parte da sua estadia no clube se recuperando de uma lesão no joelho e sequer entrou em campo. Ele também tem mais dois anos de contrato.

Emprestados
Fora quem esteve no Bahia em 2021, outros seis atletas possuem contrato com o Esquadrão e estão emprestados. Destes, pelo menos três ainda não estão com o futuro definido: o atacante Clayson (Cuiabá), o meia Marco Antônio (Botafogo) e o goleiro Douglas (Juventude). O meia Ramires e o lateral esquerdo Moisés devem ter os direitos vendidos para Red Bull Bragantino e Internacional, respectivamente. O outro emprestado é o zagueiro Ignácio, que volta da Chapecoense.

O Bahia ainda não apresentou o planejamento para 2022, e a tendência é que a definição sobre permanências e contratações sejam tomadas após a chegada de um diretor de futebol. Logo após a queda para a Série B, o clube demitiu o executivo Lucas Drubscky e o gerente Júnior Chávare. Desde então, o setor está sem representante oficial.


JOGADORES COM CONTRATO PARA 2022

Goleiros 
Mateus Claus - 2024
Matheus Teixeira - 2024
Danilo Fernandes (tem acordo para renovar)

Laterais 
LD Douglas Borel - 2024
LE Matheus Bahia - 2022
LE Mayk - 2022

Zagueiros
Luiz Otávio - 2022
Gustavo Henrique - 2024 
Ligger - 2022

Volantes
Patrick - 2022
Lucas Araújo - 2023
Luizão - 2022

Meias
Lucas Mugni - 2022
Daniel - 2023

Pontas
Raí Nascimento - junho de 2022 
Oscar Ruiz - 2023
Marcelo Cirino - 2023
Rossi - 2022 (renovação automática)

Centroavante
Rodallega - junho de 2022
 
JOGADORES EM FIM DE CONTRATO

Goleiro
Dênis Júnior

Laterais 
Nino Paraíba
Juninho Capixaba
Renan Guedes

Zagueiros
Germán Conti

Volantes
Edson
Jonas
Raniele

Meias
Ramírez*
Rodriguinho

Pontas
Isnaldo
Ronaldo
Maycon Douglas

Centroavante
Gilberto

* O Bahia negocia a compra dos direitos do meia Índio Ramírez. 

JOGADORES EMPRESTADOS

Douglas (Juventude)
Ignácio (Chapecoense)
Marco Antônio (Botafogo)
Clayson (Cuiabá)
Moisés (Internacional)*
Eric Ramires (Red Bull Bragantino)*

*Moisés e Eric Ramires devem ser negociados em definitivo com Internacional e Red Bull Bragantino, respectivamente. 

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas