Bahia tem dois jogos em casa e tenta se consolidar no G6

Tricolor recebe o Athletico-PR sábado (5) e o São Paulo, na quarta-feira (9)

  • Foto do(a) author(a) Gabriel Rodrigues
  • Gabriel Rodrigues

Publicado em 4 de outubro de 2019 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Felipe Oliveira/EC Bahia

A fase do Bahia no Brasileirão não poderia ser melhor. O triunfo de 2x0 sobre o Avaí, fora de casa, colocou o tricolor na sonhada zona de classificação para a Copa Libertadores e, agora, o time pode fazer ainda mais e se consolidar dentro do G6 da competição nacional. 

No sábado (5), contra o Athletico-PR, às 19h, na Fonte Nova, o Bahia fará o primeiro de dois jogos seguidos em casa. Na quarta (9), o desafio será diante do São Paulo, às 21h. Ainda que o técnico Roger Machado reforce o coro por pés no chão, a torcida tem motivo para se empolgar. 

O Esquadrão tem mostrado força dentro dos seus domínios. O time está invicto na Fonte Nova - única derrota em casa foi em Pituaçu, para o Santos - e tem a sexta melhor campanha como mandante da Série A, empatado em número de pontos com o Santos, que supera o tricolor no saldo de gols. Dos 37 pontos que somou na competição, 24 foram garantidos em casa. Por isso, a hora é a de aproveitar a chance e, quem sabe, até mirar um lugar entre os quatro primeiros colocados. 

“O objetivo é esse (seis pontos em casa), sabendo que nós vamos enfrentar duas grandes equipes, primeiro o Athletico-PR e depois o São Paulo. Temos que ir jogo a jogo, trabalhar mais forte para fazer as partidas em casa, mas sabemos que na Fonte Nova temos o apoio da torcida, o que é muito importante para conseguir os pontos. Vai ser difícil, mas não impossível”, afirmou o meia Guerra.

Campanha anima Além da força que tem em casa, outro ponto anima o tricolor. Desde 2006, quando o campeonato passou a ter 20 times na disputa de pontos corridos, nenhum 6º colocado tinha chegado aos 37 pontos logo após a 22ª rodada.

As melhores campanhas, até então, haviam sido do Vitória, em 2008, e do Grêmio, em 2016, quando ambos fizeram 36 pontos a essa altura do campeonato. 

Um parâmetro para o Bahia é somar pelo menos 58 pontos, média dos clubes que ficaram em 6º lugar nas 13 edições no formato atual. Quem somou menos na colocação foi o Internacional, em 2008, quando terminou o Brasileirão com 54 pontos. Já quem mais suou a camisa para alcançar a posição foi o Fluminense em 2014, com 61 pontos. Nas duas edições, porém, só os quatro primeiros se classificavam à Libertadores da América. 

“A equipe conseguiu entrar no G6, o compromisso agora é ainda maior. Vamos enfrentar um time que vem sendo campeão da Copa do Brasil, da Sul-Americana, mas vamos jogo a jogo, com tranquilidade e inteligência. Vamos jogar em casa e temos que impor o nosso ritmo. A nossa responsabilidade é ainda maior para manter e olhar para cima. Não podemos nos conformar com a posição”, analisou Guerra.

Depois da sequência em casa, a missão será oposta: dois jogos seguidos como visitante, contra Fluminense, no dia 12, e Grêmio, no dia 16.