Bahia tem mais de 900 vagas para estudantes; 700 são em Salvador

Empresas de grande porte têm investimentos milionários para contratar estagiários

  • Foto do(a) author(a) Priscila Natividade
  • Priscila Natividade

Publicado em 6 de fevereiro de 2017 às 07:53

- Atualizado há um ano

Se, por um lado, a crise tem reduzido os postos de trabalho, por outro, a expectativa de retomada da economia está estimulando a contratação de estagiários. Só na Bahia, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) disponibiliza, atualmente, 900 vagas no estado, sendo 700 delas em Salvador. “Com a retomada do crescimento, as empresas  terão um corpo de profissionais que   prepararam para isso”, justifica a supervisora do CIEE Salvador, Luciana Menezes.Caio iniciou seu primeiro estágio na Coelba no final do ano passado (Foto: Divulgação)A expectativa é que no mês de fevereiro outros novos programas de contratação sejam abertos. “Só para o Tribunal de Justiça da Bahia serão 1,8 mil vagas”, acrescenta. Ainda de acordo com ela, a maior demandada das empresas tem sido por estudantes que cursam Administração. Em seguida, de Educação Física e de Pedagogia.

Empresas de grande porte têm investimentos milionários para contratar estagiários. A Coelba, por exemplo, investiu cerca de R$ 2,9 milhões no seu programa de estágio em 2016, quando empregou 141 estudantes tanto de nível médio como superior.

Segundo a gerente de Gestão de Pessoas da companhia, Christiane Tavares, o maior desafio é fazer do programa a principal fonte de recrutamento da empresa. “É muito mais fácil desenvolver esse profissional para ascender a posições-chave na organização”, explica.

A previsão é que a próxima seleção aconteça em junho. “A oferta maior é por alunos de Engenharia Elétrica, Administração, Ciências contábeis e Direito. Mas também há espaço para Arquitetura, Comunicação e Engenharia Civil”.

Entrevista:  Rafael PinheiroO gerente de recursos humanos da Companhia de Estágios, Rafael Pinheiro, dá algumas dicas para quem está em busca de uma oportunidade prática no mercado de trabalho. Confira alguns trechos da entrevista:

Qual o perfil de estagiário que as empresas  procuram? O que mais faz diferença na escolha é o perfil comportamental, especialmente a flexibilidade e a boa comunicação verbal, vontade de aprender e, o mais importante, paciência. O que os estagiários ganham com esta vivência?    O estágio acaba se tornando um espaço propício para que o estudante possa realmente colocar a mão na massa com atividade que agregue valor à formação, e é uma chance de buscar ascensão profissional.Por que incrementar programas de estágio?  Contratando estagiários de alto nível a custo inicialmente mais baixo, as empresas podem apostar e investir mais. Onde procurar:CIEE Ensino médio, técnico e superior. Av. Tancredo Neves, 620. Edf. Mundo Plaza, Loja número 158 - Caminho das Árvores (71) 2108-8901 www.ciee.org.br/ Segunda a sexta, 8h às 17h

CIDE  Ensino fundamental, médio e superior.  Rua Lucaia, nº 3 - Rio Vermelho (71) 3450-5686 www.ciderh.org.br/ Segunda a sexta, 8h às 17hIEL Ensino fundamental, médio, superior, educação especial e profissional Rua Edistio Pondé, 342 -Stiep (71) 3343-1200 www.fieb.org.br/iel/estagio Segunda a sexta, 9h às 17h

Nube Ensino médio, técnico, tecnólogo e superior. Endereço eletrônico: www.nube.com.br

VAGAS Ensino superior e técnico www.vagas.com.br/

CATHO Ensino médio, superior e técnico (serviço pago) www.catho.com.br/estagio

Recruta Bahia Ensino médio e superior http://www.recrutabahia.com/